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Como hipermercados podem estreitar o relacionamento com os clientes

como hipermercados podem estreitar o relacionamento com os clientes
Tempo de leitura estimado: 5 minutos

O relacionamento com os clientes pode ser trabalhado das mais variadas formas. Nos  hipermercados, garantir uma boa gestão de dados é uma estratégia que faz toda a diferença nesse aspecto.

Sem mencionar que lidar, de forma eficiente, com o uso de ferramentas tecnológicas ajuda a investir em um processo no qual muitas empresas estão passando: o de digitalização dos negócios. Dessa forma, é um passo a mais para a modernização do mercado.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a relação da gestão de dados de forma digital com a melhora no relacionamento com os clientes. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

Por que os hipermercados deveriam investir no desenvolvimento tecnológico?

A pergunta principal é: por que qualquer negócio deveria investir no desenvolvimento tecnológico? A resposta é a mesma: adaptação e modernização. Afinal, trata-se de um processo de mudança social baseada no uso intensivo da tecnologia para as mais variadas atividades do dia a dia.

Para compreender melhor como isso acontece, tente pensar no quanto a tecnologia está presente na sua rotina. É praticamente impossível passar uma semana sem acessar à

internet ou aproveitar uma ferramenta digital para facilitar alguma atividade.

Além disso, todo esse processo de transformação digital não acontece por acaso. O uso da tecnologia é bastante vantajoso para uma série de tarefas, desde a otimização de processos até a redução de gastos.

Esse é um dos motivos pelos quais os hipermercados não podem ficar de fora do desenvolvimento tecnológico. Além da modernização do negócio ser uma vantagem competitiva, é possível ter vários outros benefícios ao marcar presença digital e usar as ferramentas da melhor maneira.

Quais são as tendências para o varejo supermercadista?

Para entender melhor as tendências da área em que você atua, é preciso levar em consideração o contexto que todos estão vivendo. Afinal, a pandemia de Covid-19 trouxe várias mudanças para os mercados e diversas adaptações criadas se tornaram permanentes.

Um exemplo disso é a inclusão das ferramentas digitais na rotina dos hipermercados. O supermercado online, inclusive, é um grande exemplo de como as compras virtuais estão mais presentes até mesmo nessa área do varejo, com o crescimento de mais de 12% dos e-commerces só nos primeiros 3 meses de 2022.

A divulgação das promoções e a comunicação com os clientes também foram transferidas para o ambiente digital, principalmente. A presença em redes sociais, canais virtuais, aplicativos de supermercado, WhatsApp e e-mail marketing se torna ainda mais importante para os hipermercados.

Junto a essa tendência de digitalização, veio a necessidade de personalização dos atendimentos, apreciada por cerca de 63% dos consumidores, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box.

Com a otimização proporcionada pela tecnologia, além da gestão de dados eficiente, é possível gerar uma maior proximidade com os clientes e identificar, de antemão, suas necessidades e preferências.

Como uma boa gestão de dados pode ajudar no relacionamento com os clientes dos hipermercados?

No fim das contas, é possível ver que a modernização dos negócios tem um papel

importante na gestão de dados. O que muitas pessoas não sabem é como isso reflete também no relacionamento com os clientes.

Você também tem essa dúvida? A seguir, veja os principais motivos pelos quais uma boa gestão de dados ajuda a se aproximar do público!

Conhecer o perfil dos clientes

Para começar, ao lidar com informações relevantes sobre os clientes que o seu hipermercado atende, é possível conhecê-los melhor. Descobrir os dias que realizam compras maiores, as formas de pagamento mais utilizadas, os produtos favoritos: tudo isso ajuda a definir melhores estratégias para o seu negócio.

Ao ter o cadastro dos clientes, com o consentimento do público, é possível ter acesso a dados, como região onde moram, faixa etária, grau de escolaridade, entre outros. Isso ajuda a trabalhar ainda mais para ajustar as iniciativas do negócio para atender às necessidades dos clientes.

Identificar as tendências de consumo

Não basta apenas ter acesso a informações relevantes para construir um bom planejamento dos negócios. É importante também saber analisar esses dados a fim de trabalhar estrategicamente para converter um maior número de clientes.

As tendências de consumo da sua área de atuação, no geral, e do seu próprio hipermercado são fundamentais para saber no que investir. A gestão de dados ajuda a fazer essa identificação, a comparar com o contexto socioeconômico do país e a estudar o mercado.

Caprichar no atendimento

Outro ponto de destaque é que com dados específicos, é possível prestar um atendimento de qualidade aos clientes. Afinal, o seu negócio conhece o perfil das pessoas que atende e consegue identificar melhor as necessidades, preferências e vontades do público.

Vale destacar que o atendimento é o principal diferencial que um hipermercado pode oferecer para um consumidor. Dessa maneira, quanto melhor for o relacionamento criado com os clientes, maiores as chances de conversão.

Fortalecer a comunicação

Saber mais sobre os clientes e as tendências de consumo também facilita na comunicação. Isso porque oferece informações relevantes para o seu negócio sobre os canais que podem ser utilizados, o tom de voz a ser adotado e a linguagem que melhor se aproxima do perfil dos seus consumidores.

Com a comunicação fortalecida, é possível divulgar promoções, tirar dúvidas dos consumidores e promover o negócio. Consequentemente, ao usar boas técnicas de conversão, retenção de clientes e estratégias de marketing digital, o alcance pode aumentar e atrair um maior público.

Fazer promoções

Falando em atração de clientes, as promoções são outras ferramentas que fazem com que o seu negócio se destaque. No entanto, até mesmo as ofertas precisam ser devidamente direcionadas para que surtam o efeito esperado.

Para isso, novamente, ter dados úteis sobre os clientes faz toda a diferença. Assim, é possível saber como e quando gerar promoções que trazem mais resultados. Como consequência, seu negócio só tem a ganhar na gestão financeira e de logística.

Criar planos de fidelidade

Essa é mais uma possibilidade trazida pela análise do perfil dos clientes e de suas tendências de consumo. Identificar frequências de compras, por exemplo, permite a criação de um plano de fidelidade, que vai manter o público ainda mais próximo do seu mercado.

Na hora de elaborar o plano, é fundamental administrar os dados conhecidos sobre o seu negócio e os clientes que atende. Assim, é possível definir as vantagens que mais vão atrair os consumidores e evitar que essa estratégia traga algum efeito negativo para o supermercado.

Treinar os colaboradores do seu hipermercado

Até mesmo os colaboradores ganham com uma boa gestão de dados. Afinal, podem saber como se direcionar aos consumidores e ter um bom treinamento para oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Nesse caso, é possível identificar as competências fundamentais para serem desenvolvidas ao longo do trabalho. Com treinamentos e capacitações, os colaboradores também podem aprender técnicas úteis para o desenvolvimento da carreira.

Entendeu melhor como é possível estreitar o relacionamento com os clientes por meio da boa gestão de dados? Quando os hipermercados conhecem esse recurso e o aproveitam da melhor maneira, as chances de sucesso só tendem a crescer.

Este post foi útil para você? Então, continue lendo sobre o assunto. Veja também como manter a receita online do seu supermercado em alta!

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