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5 ações que ajudarão seus clientes baixarem o app do seu supermercado

5 ações para baixar o app do supermercado
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Oferecer um app de supermercado certamente é um grande diferencial para um estabelecimento desse tipo. No entanto, não basta ter a disponibilidade, é preciso incentivar que os clientes façam o download, pois de nada adianta ter uma solução que ninguém utiliza.

Este artigo fala exatamente sobre essa questão. Ao ler o texto, você entenderá porque existe objeção nesse tipo de ação. Saberá por quais motivos é interessante oferecer um app aos clientes e receberá 5 importantes dicas de como incentivar os consumidores a adotar o app como parte de sua rotina diária.

Aproveite e faça uma boa leitura!

Quais são as objeções mais comuns dos clientes em relação a um app de supermercado?

Devido ao trágico acontecimento desencadeado pela crise da pandemia, muitos negócios tiveram que se readaptar. Os locais que antes eram frequentados sem problemas passaram a ter restrição de público. Um desses ambientes foi o supermercado, tão presente na vida de todos os brasileiros.

Nesse sentido, abriu-se uma grande oportunidade para ser explorada por esse segmento econômico. Tratam-se de aplicativos de celular. Já que não foi possível ir ao mercado com tanta liberdade, a funcionalidade de pedir a distância tornou-se uma opção. No entanto, algo curioso surge nesse momento: a resistência desse mesmo público em baixar o aplicativo.

Esse fato muito se deve a dificuldade relatada em navegar nesse tipo de app. Não é tão comum que a usabilidade seja favorecida pelos fabricantes de software quando o assunto é app de supermercado. Além disso, existe a tradição de comprar pessoalmente, o que também se constitui em uma barreira a ser quebrada. Mas se os esforços certos forem bem executados, o sucesso pode ser grande.

Por quais motivos é vantajoso para o supermercado oferecer um app para seus clientes?

Um dos principais ganhos tidos logo de cara é a vantagem competitiva sobre os concorrentes. Não são todos os estabelecimentos que oferecem esse tipo de tecnologia aos seus clientes e a empresa que o faz está à frente dos outros participantes do mercado.

Outro ponto relevante é melhorar o relacionamento com a clientela. Ter um canal de comunicação exclusivo aumenta as chances de sucesso de qualquer campanha promocional. A razão disso é que os consumidores podem ser avisados de prontidão sempre que uma nova promoção for veiculada.

Por fim, ter um app fornece um importante veículo de obtenção de dados a respeito dos clientes e daquilo que eles preferem em determinado momento. Isso faz com que seja mais fácil vender, pois o supermercado pode se concentrar nos produtos com maiores saídas comprados pelos consumidores.

Quais são as 5 dicas para incentivar os consumidores a baixar o app de supermercado?

Veja a seguir as 5 principais recomendações para aumentar o número de downloads de um aplicativo de supermercado. Confira!

1. Comece de forma gratuita

Para poder oferecer um aplicativo para downloads aos clientes, é preciso investir em desenvolvimento, ou seja, a programação do app. Dessa forma, é natural que o desejo de ter um retorno financeiro fale mais alto, mas é preciso ter paciência nesse momento.

A razão disso é que é preciso ter um número significativo de downloads e de avaliações positivas para se destacar em uma central de aplicativos. Por isso, o ideal é ofertar o app de modo gratuito inicialmente, pois isso aumentará o reconhecimento do público pela nova solução proposta pelo supermercado.

2. Invista na divulgação

É muito comum constatar que as ações de divulgação de um aplicativo de supermercado se concentram em seu lançamento. No entanto, a verdade é que para alcançar um verdadeiro sucesso, é preciso ir bem mais além e investir na divulgação que ocorre a todo o momento.

Assim, toda campanha promocional deve ser vista como uma oportunidade para falar do app e incentivar seu download. Nesse sentido, vale usar o e-mail marketing para lembrar o consumidor, usar as redes sociais e até mesmo as mídias off, como televisão, outdoor e panfletos com as ofertas da semana.

marketing para o app do supermercado

3. Tenha provas sociais

Outra grande fonte de incentivo para que consumidores baixem aplicativos é a constatação de que outras pessoas já fizeram isso e que aprovam o software. Isso é conseguido de várias maneiras e deve ser explorado potencialmente pelo supermercado.

Testemunhos de uma boa experiência com o aplicativo expostos em redes sociais ajuda bastante. Como o alcance desses meios de comunicação é grande, muitas pessoas verão os depoimentos e, provavelmente, se sentirão mais inclinadas a baixar o aplicativo.

4. Faça testes

Não há como prever o comportamento exato do consumidor, nem como serão os resultados iniciais relacionados ao aplicativo. Assim, uma boa forma de testar a performance e obter melhorias com o passar do tempo é realizando testes de desempenho.

Para isso, o conceito mais simples que pode existir é criar diferentes versões de apresentação do app. Após isso, é preciso deixar por um tempo que a situação “rode” e somente depois fazer as análises. A versão que apresentar o melhor resultado deve ser mantida e melhorada novamente com o tempo, em um processo que se dá continuamente.

5. Atualize frequentemente

Essa dica pode parecer óbvia, mas tem algumas particularidades que fazem a diferença. A primeira delas é que as lojas de aplicativos costumam ranquear melhor os apps que passam por atualização constante. Isso faz com que ele seja mostrado primeiro em uma lista de prioridades.

Além disso, ter novidades sempre a mão faz com que os usuários acessem o aplicativo com mais frequência. Isso aumenta o relacionamento do estabelecimento com o público e o resultado são mais compras feitas, até mesmo por conta do proveito de eventuais promoções divulgadas pelo app.

Um app de supermercado é um importante meio de comunicação com o consumidor. Por meio dele, pode-se ter um canal direto de divulgação de produtos e promoções. Além disso, um aplicativo pode ser encarado como um ótimo meio para aumentar a fidelização de clientes. No entanto, para chegar a esse resultado, primeiro é importante seguir as dicas apresentadas para estimular o download do app.

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