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Gestão de Dados para os supermercados: qual a importância?

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Dados, dados e mais dados. Em pleno século 21 só se fala nisso, mas o que são? para que servem? Como posso fazer que sejam úteis para a gestão do meu supermercado?

Os dados nos tempos de hoje se tornam essenciais para apoiar suas decisões estratégicas, táticas e operacionais, sem eles você só vai estar decidindo com base no “eu acho”, que com o passar do tempo e crescimento do seu supermercado, pode não ser o suficiente. Vamos falar um pouco sobre como os dados podem te ajudar na gestão do seu supermercado.

Nesse texto vamos falar sobre:

  • Criando visualizações;
    • Utilizando a informação
      Funil de vendas no e commerce;
      Análise de ruptura;
      Frequência de compras.

CRIANDO VISUALIZAÇÕES

Utilize todo o seu banco de dados para criar das mais diversas visualizações, para isso você vai precisar de algum software de BI (Business Intelligence), sugerimos a escolha do Data Studio por ser um software gratuito que oferece tudo que você vai precisar.

Conectando o seu banco de dados com a plataforma de visualização, o próximo passo é de fato criar os seus relatórios, a dica aqui é que se crie gráficos e tabelas que der insights claros e assertivos, que ao bater de frente você possa analisar e já identificar uma oportunidade ou ameaça, dependendo do que se trate a visualização.

Além disso, separe seus relatórios em temas pertinentes, por exemplo, um relatório somente para análise de comportamento do consumidor, outro somente para produtos mais vendidos e seguir esse raciocínio na criação de todos os outros.

Exemplo de visualizações:
Gestão de dados Data Studio

Conectando o seu banco de dados com a plataforma de visualização, o próximo passo é de fato criar os seus relatórios, a dica aqui é que se crie gráficos e tabelas que der insights claros e assertivos, que ao bater de frente você possa analisar e já identificar uma oportunidade ou ameaça, dependendo do que se trate a visualização.

Além disso, separe seus relatórios em temas pertinentes, por exemplo, um relatório somente para análise de comportamento do consumidor, outro somente para produtos mais vendidos e seguir esse raciocínio na criação de todos os outros.

Exemplo de visualizações:
Receita e Pedidos

Dados sobre perfil do cliente e avaliações

Dados sobre as taxas de conversão

UTILIZANDO A INFORMAÇÃO

Ao fazer uma análise dos gráficos e dados é possível traçar um plano de ação fundamentado em tal análise, vamos aos exemplos:

1 – FUNIL DE VENDAS NO E-COMMERCE
Analisando o painel abaixo é possível perceber que a loja online teve um crescimento de visitas, porém teve uma queda de vendas e pedidos, o que nos leva a acreditar que o problema não seja atrair clientes para o e-commerce dos supermercados e sim convertê-los em vendas.

Dados sobre os resultados

Fundamentando a decisão nos dados, a ideia aqui seria direcionar recursos para ofertas e promoções no lugar de recursos em campanhas para baixar o app ou campanhas que incentivam o consumidor entrar no aplicativo, após isso analisar se os resultados mudaram de acordo com a expectativa.

2- ANÁLISE DE RUPTURA
No exemplo abaixo a tabela mostra a quantidade de vezes que o item sofreu ruptura (quando o cliente procura o produto para comprar na loja e não o encontra):

Dados sobre ruptura

Com base nela, o gestor pode analisar rapidamente qual item tem gerado mais impacto nessa questão e solicitar pedido de compra emergencialmente para que o cliente não sofra mais com essa falta e a loja pare de perder vendas.

3- FREQUÊNCIA DE COMPRAS

Uma tabela muito útil na gestão de dados do dia a dia de um supermercado é analisar qual a frequência de compra dos seus clientes e assim disparar notificações pushes ou sms quando o período que ele não realizou uma nova compra ir mais além da média da frequência, dessa forma o lojista diminui as chances do cliente deixar de comprar na sua loja.

Como você tem trabalhado a gestão de dados no seu supermercado? Ela tem sido estratégica e tem te ajudado a obter mais resultados efetivos em vendas? Opte por uma solução que integra uma gestão eficiente de dados e que possui uma assessoria exclusiva para aumentar seus resultados, fale com um de nossos consultores!

Artigo escrito por:

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