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M-commerce e aplicativos de supermercado online: entenda a relação

m-commerce e a sua relação com supermercados online
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Antes da era digital, as pessoas geralmente não usavam o celular para trabalhar, tampouco fazer compras. No entanto, atualmente, é possível fazer uma infinidade de coisas via mobile, inclusive fazer pedidos em um supermercado online.

O termo que compreende esse uso massivo de celulares e outros dispositivos móveis é o m-commerce. Neste artigo, você entenderá o seu funcionamento, as diferenças em relação ao e-commerce, as vantagens de sua implementação e como adotar em supermercados online. Boa leitura!

O que é m-commerce?

Também conhecido por mobile commerce, o m-commerce consiste na venda de produtos e serviços via dispositivos móveis. Representa uma grande inovação para o varejo, visto que antigamente, os principais canais de contato eram o telefone ou a venda presencial.

Como funciona o m-commerce?

Todo o processo de compra no m-commerce é intermediado por um dispositivo móvel. Isso significa que o procedimento é 100% digital, pois toda a estratégia e os passos para a finalização da compra são pensados de forma a promover agilidade e responsividade.

Em outras palavras, é preciso implementar funcionalidades como o checkout, inclusive oferecendo meios variados de pagamento. Na prática, o m-commerce funciona de três maneiras. São elas:

1. Browser: o consumidor acessa a loja que deseja inserindo o endereço no navegador do aparelho móvel;

2. Aplicativo: em vez de acessar pelo navegador, o usuário faz o download de um aplicativo, que fica instalado no dispositivo;

3. Redes sociais: muitas empresas possuem lojas virtuais em plataformas como Facebook e Instagram. Por elas, é possível comprar produtos e serviços de forma direta, ágil e segura.

m-commerce supermercados online

Quais as diferenças entre m-commerce e e-commerce?

O e-commerce consiste em uma estratégia para vender produtos e serviços pela internet. Isso pode ser feito tanto por computadores quanto aparelhos móveis, sendo, portanto, uma opção muitas vezes melhor do que canais como o telefone e o contato presencial. Já o m-commerce é algo mais específico, embora seja considerada uma evolução do e-commerce.

O m-commerce no Brasil é forte?

As expectativas para o m-commerce no Brasil são bastante altas. Vale destacar também que a maioria das transações no país já são feitas via mobile, segundo o Ebit. Segundo um estudo feito pela consultoria Newzoo, mais da metade da população brasileira possui algum dispositivo móvel, correspondendo a 109 milhões de pessoas. Este dado coloca o país como o quinto no ranking mundial, atrás de Indonésia, Estados Unidos, Índia e China.

Tudo isso significa que os brasileiros são propensos a melhorar cada vez mais os números do m-commerce. Os consumidores nacionais também acessam com frequência as redes sociais, sendo de grande importância que as marcas tenham presença em uma ou mais plataformas.

Quais as vantagens do m-commerce para supermercados online?

Nos últimos dois anos, as pessoas tiveram de adaptar seus hábitos de consumo, aumentando bastante as compras pela internet. No entanto, não podemos deixar de mencionar que supermercados online significam praticidade, pois muitos consumidores querem economizar com tempo e deslocamento até o estabelecimento.

Aumento das vendas

Um supermercado online possibilita alcançar um número maior de pessoas. Mesmo se o consumidor morar mais longe do estabelecimento, a logística de entrega pode ser pensada de modo a atendê-lo e, assim, não perder a venda.

Inserção do supermercado na transformação digital

Até pouco tempo, um supermercado que vendia apenas presencialmente conseguia permanecer competitivo. Entretanto, essa garantia vem caindo, em virtude do processo de transformação digital, que se acelerou bastante em 2020, em decorrência da crise sanitária.

Nesse sentido, o dono do supermercado deve não só digitalizar suas operações, mas pensá-las de forma cada vez mais estratégica. Em outras palavras, ter diferenciais claros ajuda os clientes a optarem pelo seu estabelecimento, em vez dos concorrentes.

Um aspecto que pode ter um grande impacto positivo é o bom atendimento. A cordialidade e empatia aumentam as chances de fidelizar um cliente e torná-lo divulgador do supermercado online. Além destas, a agilidade na entrega — frutos de uma logística organizada e estruturada — são fundamentais para o estabelecimento se tornar referência na região onde atua.

Como implementar o m-commerce na forma de um supermercado online?

A ideia de um aplicativo de supermercado online é melhorar continuamente a experiência do cliente. Significa estar atento a todas as possíveis sugestões e reclamações dos usuários em relação a aspectos como usabilidade e responsividade da plataforma.

Aplicativos mobile precisam também carregar rapidamente. Portanto, é crucial fazer otimizações nas fotos usadas, pois caso contrário, uma primeira experiência ruim de uso pode afastar para sempre aquele cliente.

O aplicativo de supermercado online deve ser leve

Consumidores podem ter também uma experiência ruim quando o aplicativo trava. Existem vários modelos e tamanhos de dispositivos móveis, aumentando o desafio de promover uma boa experiência de navegação em todos eles.

Atrelado à leveza do aplicativo, o supermercado online deve ter ainda um processo de vendas simplificado. Geralmente, as etapas são semelhantes ao que ocorre no modo presencial, em que a pessoa coloca os itens no carrinho e, em seguida, dirige-se ao caixa.

Em vez de pegar uma fila e passar cada produto pelo caixa, o consumidor acessa uma página de checkout. Nela devem estar todas as formas de pagamento disponíveis, sendo também importante ela ser enxuta, intuitiva, responsiva e não tomar muito tempo do cliente.

Quais os diferenciais da plataforma da Mercadapp?

A plataforma da Mercadapp foi desenvolvida para atender às necessidades do seu supermercado online. Somos especializados na construção de plataformas de e-commerces e aplicativos para supermercados, ajudando em etapas como separação, fidelização e contato direto com os clientes.

Usando a nossa plataforma, é possível também fazer a gestão dos dados, por meio de painéis gerenciais. Com isso, melhorias e ajustes podem ser realizados com facilidade e rapidez, de modo a aprimorar continuamente a experiência de uso do aplicativo por parte do cliente.

O m-commerce consiste em uma estratégia de venda de produtos e serviços por dispositivos móveis. Como vimos, a digitalização é crucial para supermercados online, aumentando a necessidade de adotar um aplicativo capaz de aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Quer conhecer outros diferenciais da plataforma Mercadapp? Então acesse o nosso site agora mesmo!

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