fbpx

O que pode potencializar a atração de novos clientes para seu supermercado online?

como atrair novos clientes para meu supermercado online?
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

A procura pelo supermercado online cresceu nos últimos tempos, especialmente após a intensificação da transformação digital, com a pandemia da covid-19. Contudo, muitos negócios ainda estão em processo de adaptação para tornar as estratégias digitais mais atrativas e conquistar novos clientes. 

Essa dificuldade na adaptação ocorre principalmente porque muitos supermercados estavam acostumados apenas com estratégias tradicionais no negócio físico.

Além disso, a procura do público por supermercado online costumava ser menor. No entanto, o contexto mudou e para não ficar para trás, o seu supermercado precisa se adaptar rapidamente. 

Pensando em ajudá-lo a atingir esse objetivo para atrair mais clientes, preparamos este post. Continue a leitura e acompanhe algumas dicas de como otimizar as estratégias no supermercado online!

Divulgue o supermercado online pela loja física

Da mesma maneira que o supermercado online se popularizou, existe uma clientela que se mantém resistente nas compras presenciais. Assim, você pode utilizar o espaço físico para promover o negócio digital, como ao espalhar QR code e incentivar o download de aplicativos, seguir nas redes sociais etc.

Veja o exemplo do Supermercado Brasileiro:

Dessa forma, mesmo que uma parcela do público prefira a compra presencial, é possível manter o relacionamento com a marca também digitalmente. Isso inclui acompanhar ofertas, novidades, descobrir o que seus posicionamentos, valores e muito mais. Esse fortalecimento na relação é especialmente importante diante da alta concorrência.

Além disso, assim como existe o público que prefere comprar presencialmente, existe quem priorize a compra online. Então, ao divulgar o supermercado online pela loja física, você também conversa com esse tipo de consumidor. Logo, ele passa a aproveitar os benefícios da compra virtual.

Utilize mídia digital para alcançar novos públicos

É possível elevar o público virtual também pela própria mídia digital, seja orgânica ou paga. Por exemplo, o seu supermercado online pode criar uma seção de blog no site para produzir conteúdos relacionados aos produtos oferecidos. 

Estes devem ser relevantes e alinhados com o interesse do público, como dicas de como montar a lista de compras, receitas saudáveis, qual a melhor maneira de armazenar frutas etc. Essas informações tendem a atrair os usuários para o blog e consequentemente para o supermercado. A mesma lógica pode ser aplicada ao produzir conteúdos nas redes sociais.

E ainda, considere também o investimento em mídia paga para potencializar os resultados. Além dessa estratégia elevar o alcance de público, ela segmenta quem deve receber os conteúdos patrocinados, o que deve se alinhar precisamente com o seu público-alvo.

Outra recomendação quando o assunto é uso da mídia digital para alcançar novos públicos é investir no SEO local. Ele consiste no conjunto de técnicas que otimizam uma página web nos buscadores, como o Google, a partir da geolocalização do usuário. Logo, considerá-lo na sua estratégia digital pode elevar as vendas.

supermercado online e físico venderem mais

Faça anúncios de remarketing

Anúncios de remarketing consistem em estratégias de marketing digital que repetem conteúdos enunciativos já exibidos para o usuário. Assim, é como se ele recebesse uma segunda chance para adquirir um produto, quando essa decisão não é tomada de primeira.

Pesquisas da Wishpond mostram que essa estratégia eleva as chances de conversão em 70%. A possível explicação é que, muitas vezes, os clientes esquecem de finalizar a compra ou precisam de mais tempo para decidir. Por esse motivo, o remarketing é segmentado para públicos específicos, como:

  • pessoas que abandonaram o carrinho de compra;
  • pessoas que visitaram um produto específico do supermercado online;
  • pessoas que já visitaram o seu supermercado online e gastaram um valor X em compras;
  • etc.

Sendo assim, os anúncios de remarketing enviados para os clientes são personalizados com o perfil de cada um. Dessa maneira, as chances de conversão para quem busca seu supermercado online são potencializadas.

Invista em um bom atendimento

Especialmente se você tem um supermercado físico e com boas movimentações, é possível que o atendimento ao cliente seja negligenciado. Assim, os canais demoram a responder às demandas dos clientes, não existem estratégias ou ferramentas específicas para isso etc. Se identificou? 

A situação é mais comum do que se imagina. É por esse motivo que nem todos os supermercados online conseguem o desempenho almejado na atração de clientes. Afinal, o atendimento é essencial para construir vínculos com o público e estimular as vendas digitais.

Isto é, como você espera vender digitalmente se demora muito para responder à disponibilidade do produto X, por exemplo? Com relação a isso, também é importante considerar que o consumidor atual, o 5.0, é ainda mais exigente e impaciente. Logo, não meça esforços para satisfazê-los no atendimento. 

Ofereça descontos significativos

Muitas vezes, é mais fácil atrair a clientela quando existe algum benefício, como descontos. Sendo assim, ofereça isso exclusivamente para compras no supermercado online e estimule a compra do público no seu negócio. Os descontos ou promoções podem ser as clássicas ‘’leve 3, pague 2’’, por exemplo. O importante é engajar o público. 

Outra sugestão é oferecer promoções exclusivamente no supermercado online, que servem para uso no negócio físico. É o caso do oferecimento de amostras grátis nos sites, disponíveis para retirada presencialmente. 

Assim, você integra as estratégias nos dois espaços e possibilita que ambos cresçam em conjunto. Contudo, é importante ter cuidado com as estratégias oferecidas para que, em vez de lucro, elas não gerem prejuízos. 

Descubra as necessidades do seu público-alvo

Ao montar estratégias para o supermercado online ou físico, é indispensável considerar as necessidades do seu público-alvo. E ainda, essa consideração deve ocorrer com embasamento, como a partir de pesquisas que mostrem os interesses, gostos e dores dele.

Caso contrário, ao se basear em achismos, você pode oferecer produtos e serviços desalinhados com o público-alvo. Se isso ocorre, as chances do seu negócio desperdiçar recursos e prejudicar a métrica de Retorno Sobre o Investimento (ROI) são altas. 

Conforme mencionado, considerar estratégias para elevar as vendas no supermercado online é fundamental. Sem investir em otimizações nesse espaço, o seu negócio tende a gradativamente perder espaço para quem já garante uma melhor presença digital. Então, aproveite as dicas fornecidas e coloque em prática as melhores estratégias.

Percebeu como é importante otimizar as estratégias no supermercado online? Entre em contato conosco da Mercadapp e descubra como podemos ajudá-lo nesse sentido!

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp