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Tendência no mercado de pagamentos online: por que ir além do cartão de crédito?

tendências no mercado de pagamentos online
Tempo de leitura estimado: 6 minutos

Para vender online, independentemente do segmento, é preciso ter atenção a um fator crucial: a conversão de vendas e a satisfação do cliente estão atreladas ao que o empreendimento consegue oferecer para o consumidor – e não apenas levando o produto final em consideração. 

Nesse sentido, acompanhar as tendências de mercado é importante para inovar frente à concorrência e oferecer cada vez mais comodidades para o cliente final. 

Desde a pandemia, o mercado de pagamentos online tem se destacado em relação às inovações que oferece para lojistas e seus clientes. Então, se você quer saber como destacar o seu supermercado, proporcionar o que o seu cliente busca e disparar nas vendas, este artigo é para você! 

Por que inovar nas formas de pagamento? 

Oferecer mais do que o cartão de crédito como forma de pagamento é essencial para garantir que o seu mercado não sofra com o temido abandono de carrinho

Cerca de 17% dos brasileiros abandonam uma compra online já no momento do checkout, que é a página de finalização de compra, porque o empreendimento não oferece a forma de pagamento desejada (Fonte: Opinion Box). 

Como a concorrência no ambiente digital é acirrada, facilmente o consumidor consegue migrar para outro site que atenda às suas necessidades. Isso inclui as formas de pagamento com as quais ele gostaria de realizar o pagamento.

Então, a dica para garantir a conversão do seu supermercado é: quanto mais melhor! Quando o assunto são os métodos de pagamento, nunca é demais. Assim, você consegue conquistar e fidelizar os mais variados públicos. 

O que não pode faltar? 5 novidades do mercado de pagamentos online

Agora que você já sabe por que precisa investir nas inovações do mercado de pagamentos online, confira o que não pode faltar no seu negócio. 

1- Pix 

Já não podemos dizer que o Pix é uma tendência, mas sim uma forma de pagamento consolidada. O pagamento instantâneo do Banco Central ocupa a segunda posição na preferência dos consumidores no comércio digital, de acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil.

Especialmente nas vendas digitais, o Pix conta com inúmeras vantagens. A principal delas é a liberação do pedido de maneira instantânea, o que agiliza o processo de separação e entrega. 

Além disso, para o empreendedor, o Pix conta com taxas mais baixas do que as das outras formas de pagamento. Dessa maneira, é possível promover mais flexibilidade nos pagamentos via Pix. 

Já para o cliente que prefere pagar à vista, é uma funcionalidade segura e ágil em detrimento do boleto bancário que, pelo menos no segmento supermercadista, já não contava com adesão.

2- Voucher online 

Uma grande novidade a partir da pandemia, com impacto direto na operação de supermercados e aplicativos de delivery, foi a adesão e crescimento do voucher online. 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), mais de 22 milhões de trabalhadores contam com os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação.

Dessa forma, há um grande público-consumidor em potencial para o setor de alimentação que se posiciona nas vendas online e oferece o voucher online como forma de pagamento.

Vale destacar que no período pandêmico, de janeiro de 2020 a março de 2021, houve um expressivo crescimento da utilização do voucher online, de mais de 6.000%, segundo dados do Pagar.me. 

Ou seja, esses números demonstram o forte apelo que esse método de pagamento tem no gosto dos clientes finais. 

Afinal de contas, sendo um benefício concedido pelas empresas, os consumidores preferem fazer uso desse método de pagamento, ao invés de comprometer o próprio cartão de crédito para as compras de alimentos. 

Por isso, é uma novidade do mercado de pagamentos online indispensável para aplicativos e sites de supermercados e delivery de alimentos. 

3- Link de Pagamento 

O link de pagamento é uma outra importante solução do mercado de pagamentos online. Com ele é possível viabilizar transações por cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix, com um link personalizável com os itens e o valor que o cliente precisa pagar. 

Além disso, a página do checkout do link pode ser toda customizada com a identidade visual da marca, proporcionando uma maior sensação de segurança para o consumidor final. 

Esse link pode ser disponibilizado por redes sociais, e-mail ou por onde mais fizer sentido para o seu empreendimento e para o seu cliente.

Seu uso é ideal para recuperar carrinhos abandonados, fazer promoções relâmpago ou, ainda, facilitar o processo de compra no atacado. 

4- Programa de benefícios e cashback

Todo consumidor busca custo-benefício e isso não se relaciona apenas com os produtos que chegam até a sua casa. Nesse sentido, duas novidades do mercado digital que ganham cada vez mais adeptos são os programas de benefícios e o cashback. 

Para quem tem aplicativo próprio ou consegue criar uma experiência gamificada no próprio site, entregar descontos, vantagens e brindes, de acordo com a quantidade de compras feitas, por exemplo, é uma maneira de garantir a recompra e fidelizar a clientela

mercado de pagamento online para supermercados

Seguindo esse mesmo princípio, o cashback, que consiste em devolver um valor percentual sobre as compras realizadas para ser usado em um próximo pedido, também ganha espaço no gosto dos brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em três anos, o uso de cashback no online foi de 17% para 45% por parte dos consumidores.

A oferta do cashback muitas vezes está atrelada à aceitação de carteiras digitais como forma de pagamento. Sendo elas, portanto, as grandes responsáveis por oferecer esse benefício para o cliente. 

Para viabilizar todo esse trâmite, as carteiras cobram um valor das marcas que querem estar vinculadas a ela, em troca, essas empresas ganham espaços publicitários no aplicativo da carteira. Dessa forma, além de fidelizar clientes, torna-se uma estratégia para ampliação do reconhecimento de marca e aquisição de novos consumidores. 

Ambos os benefícios estão atrelados à experiência de compra do cliente, refinando o relacionamento entre o seu supermercado e o consumidor. Além disso, são tendências do mercado de pagamentos online que podem virar o diferencial competitivo do seu negócio e um chamariz para novos clientes conhecerem a proposta do seu empreendimento. 

5- Pagamentos invisíveis 

O que você tem feito para facilitar a vida dos seus clientes cativos, por exemplo, aqueles que voltam todos os meses para comprar um produto específico com você?  

Os pagamentos invisíveis podem ajudar nessa missão. Essas tecnologias são voltadas para remover o atrito de uma compra virtual, tornando o processo de finalização do pedido quase imperceptível para o cliente final. 

Seja no site ou aplicativo, algumas funcionalidades simples e absolutamente importantes podem ser a virada de chave que falta para reter o cliente e conquistá-lo pela segurança e facilidade de comprar online no seu supermercado. 

Veja a seguir alguns exemplos de como isso pode funcionar. 

  • Recorrência

Todos os meses os clientes precisam colocar os itens da cesta básica no carrinho do seu negócio e inserir os dados de pagamento? 

Hoje já é possível oferecer o pagamento recorrente para o seu público. Com ele, o cliente consegue configurar a periodicidade que deseja receber o produto, bem como o método de pagamento que deseja usar para fazer esse pagamento a cada ciclo. 

Isso facilita a vida do consumidor e garante aquela entrada periódica para a gestão financeira do seu empreendimento. 

Essa tecnologia já é muito utilizada em serviços de assinatura e aplicativos de delivery, sendo uma tendência do mercado de pagamentos online que pode incrementar a experiência de compra do seu supermercado. 

  • Compra com um clique 

Já com a compra com um clique, é possível proporcionar uma compra mais rápida para o consumidor. Sendo essa uma ferramenta essencial durante a correria do dia a dia ou no momento de aproveitar uma super promoção do seu mercado. 

Com uma tecnologia robusta, a compra com um clique armazena os dados de pagamento e de entrega do cliente de maneira criptografada e a partir da permissão do comprador. Ou seja, é uma funcionalidade totalmente segura! 

A partir desses dados armazenados, a compra com um clique oferece para o cliente a possibilidade de comprar sem que ele precise digitar todos os dados no checkout novamente. Ou seja, é uma ferramenta que simplifica e, a partir disso, tem o potencial de fidelizar o cliente, que volta diversas vezes no seu site pela praticidade de comprar. 

Vale lembrar que o mercado de pagamentos online está em franco crescimento, propondo novidades todos os dias. Essas cinco tendências são um ponto de partida para você tornar o seu supermercado competitivo para a realidade de hoje dos consumidores digitais.

Se precisar de ajuda com isso, pode contar com o Pagar.me, meio de pagamento digital do Grupo StoneCO. e parceiro da Mercadapp, que oferece diversificadas formas de pagamento, link de pagamento, funcionalidades de pagamentos invisíveis e muito mais para alavancar o seu supermercado. 

Mas é importante sempre buscar novos conhecimentos para estar à frente da concorrência. Por isso, continue expandindo os seus aprendizados aqui no blog da Mercadapp

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, plataforma de serviços financeiros digitais do Grupo StoneCO. que possibilita ao seu e-commerce aceitar cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix com segurança e transparência para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.

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