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Por onde vender: Marketplace ou E-commerce próprio?

Marketplace ou E-commerce próprio?

Estamos diante de um cenário em que as novas tecnologias tomaram um espaço cada vez mais presente na vida das pessoas. 

Nesse momento em que as tecnologias passaram a fazer parte do nosso cotidiano, o varejo se deparou com a oportunidade de adentrar no meio de vendas online, o que antes tomava pouco espaço nas vendas dos consumidores brasileiros, hoje é um meio que possui uma quantidade de 5,7 milhões consumidores digitais no país. É o que revela o relatório do varejo produzido pela Adyen.

Ao mesmo passo que existiu e existe a oportunidade,também há um questionamento sobre qual a melhor plataforma para inserir o seu negócio, seria no Marketplace ou ter um E-commerce próprio?

Nesse artigo te ajudaremos a entender o que são, quais as vantagens de cada um e também dados do mercado sobre as plataformas.

O que é Marketplace?

Marketplace é a plataforma que conecta e reúne vendedores e compradores em um único local. Exemplificando de forma mais visual é como se fosse um shopping no ambiente virtual, onde o comprador encontra uma variedade de lojas em um mesmo espaço.

Nessa plataforma a empresa que oferta o produto, acaba se responsabilizando também pelo trabalho de divulgação e atração de clientes para a plataforma, porém os investimentos em  estratégias de marketing nem sempre são suficientes para ajudar ao seu supermercado a se destacar dentro de marketplaces. 

No marketplace um dos maiores beneficiados é o consumidor, visto que para ele as oportunidades de compra são maiores. 

Dentro do marketplace você compete lado a lado com concorrentes, o que acaba sendo uma briga desleal resumida somente a preço.

O que é E-commerce?

O e-commerce em tradução livre é o comércio eletrônico. É o meio que seus clientes irão poder comprar diretamente na sua loja de forma virtual. 

Neste modelo não existe intermédio de uma plataforma de outra empresa para você vender seus produtos, pois a loja online terá somente sua marca!

Por meio do seu e-commerce você consegue ter dados mais direcionados sobre o comportamento de compra do seu cliente, dados sobre produtos mais vendidos e um controle maior sobre a operação de vendas online. 

Além disso, você terá uma plataforma personalizada para seu cliente utilizar, que dará mais visibilidade para a sua marca e consequentemente fidelizar seus clientes.

Afinal, qual o melhor para o seu cliente?

Poderia te fazer responder essa pergunta com outras perguntas como por exemplo:

  • Você conhece o comportamento de compra do seu cliente?
  • Qual o diferencial competitivo que faz os seus clientes comprarem no seu supermercado?

Internamente, ouvimos dos nossos supermercados parceiros, que eles são reconhecidos pelos seus clientes por conta da qualidade do produto ofertado e pela personalização com que cada consumidor é tratado.

Pense na mesma experiência no ambiente virtual: o seu cliente quer sentir a mesma receptividade, a mesma experiência de compra como se fosse na loja física.

Para o supermercado estar em um marketplace pode não ser tão estratégico quanto possuir um e-commerce próprio, visto que além de competir lado a lado com seus concorrentes diretos, você provavelmente não conseguirá entregar o diferencial competitivo que você tem na loja física, como:

  • Um maior mix de produtos;
  • Autonomia na gestão;
  • O atendimento personalizado;
  • Fortalecimento da sua marca para seus consumidores;
  • Gestão eficiente de dados dos seus clientes.

Entregar uma tecnologia acessível e que seja intuitiva para seu consumidor final é tão importante quanto a qualidade do produto ofertado, não concorda?

O impacto do e-commerce no seu supermercado

No e-commerce, o gestor irá focar na divulgação da sua plataforma e certamente as taxas de conversão em pedidos serão maiores, visto que no marketplace todas as marcas e produtos são apresentados de forma conjunta, o que irá dificultar sua conexão com seu cliente.

O que nossos clientes pontuam sobre ter uma plataforma própria:

 

Quer entender um pouco mais sobre como a Mercadapp pode te ajudar a ser um campeão nas vendas online? Entre em contato conosco e agende sua consultoria