A logística para supermercados é uma das peças mais importantes para o sucesso desse ramo. Em tempos de alta competitividade no mercado e a presença de clientes cada vez mais exigentes, as logísticas precisam contar com um sistema baseado em práticas mais enxutas e inteligentes.
Essa logística é um elemento extremamente estratégico. Contudo, a falta de planejamento e embasamento na tomada de decisões muitas vezes resulta em custos excessivos. Erros, retrabalhos, processos repetitivos, entre outras inconsistências que podem aparecer nas operações minando o tempo e o uso eficaz dos recursos de uma empresa.
Dessa forma, otimizar as operações na cadeia de suprimentos e tornar processos mais eficientes são táticas cruciais para que o supermercado possa reduzir custos e ganhar mais destaque e relevância. Na realidade, esses fatores deveriam ser prioridades na gestão de logística para supermercados.
A logística impacta em todo o processo do seu supermercado. Entenda como tornar ela sua maior aliada!
A logística integrada
Apesar de ter semelhanças com a logística feita tradicionalmente, a integrada é mais completa, eficiente e gera uma série de benefícios quando comparada ao modelo mais antigo.
Integrar a logística é fazer a integração dos diversos processos e setores responsáveis pela cadeia logística do supermercado. Ou seja, do momento em que é feito o pedido para o fornecedor até a compra do produto pelo consumidor. Em prol dos objetivos da empresa, como por exemplo: reduzir tempo de estoque, reduzir custos, entre outros.
Sendo assim, a logística integrada envolve também o setor de compras, por exemplo, pois ele faz parte do conjunto de atividades que supre as demandas do comércio.
Resumidamente, é um conceito mais abrangente que o da simples logística, que tradicionalmente dizia respeito apenas a movimentação e armazenamento de itens. Ou seja, a logística deixou de ser quase totalmente operacional, passando a ser também estratégica, para ganhar eficiência e gerar resultados.
4 benefícios de aplicar a logística para supermercados:
Os processos logísticos são parte fundamental das operações de base do comércio, inclusive impactando nas vendas. Diante dessa realidade, é muito importante aplicar a melhor logística para supermercados, pois ela vai impactar diretamente no seu negócio.
- Aumento da eficiência interna e externa: O que é planejado e previsto tende a ser melhor executado. É a relação de causa e consequência refletida por esse processo logístico no setor de compras e na relação com fornecedores.
- Maior controle sobre processos: O registro de números, a análise de indicadores e o estabelecimento de procedimentos são fundamentais para o controle do fluxo de trabalho. Além de auxiliar os gestores a acompanharem as etapas e identificarem possíveis falhas.
- Redução de custos: Naturalmente, manter os recursos humanos e materiais exige gastos. Mas estabelecer bons procedimentos possibilita reduzi-los ou gerar retorno maior a partir dos mesmos custos com profissionais e ferramentas, o que significa aumentar a lucratividade das vendas.
- Melhoria da estrutura organizacional: Os benefícios que citamos acima, são consequências de uma melhor estrutura organizacional. Um ambiente organizado, por exemplo, permite que os compradores negociem previamente, consigam bons prazos e condições e sempre atendam à demanda dos consumidores.
Logística para o cliente
Ao se analisar o aspecto logístico aplicado ao cliente, verifica-se uma padronização na oferta de facilidade de movimentação. Além disso, um dos maiores fatores que devem chamar a atenção dos supermercados para a logística está no impacto que esse processo tem nas vendas, afetando até na exposição do produto e na facilidade no reabastecimento.
É necessário uma padronização de preços, estoques, mixs, ofertas e de produtos ofertados entre os seus canais de vendas. Para que o cliente possa sentir a boa logística e tenha a melhor experiência de compra no canal de vendas que ele decidir comprar.
Contrariando as pesquisas que observam que o nível de saída dos produtos. A logística integrada vai ajudar na orientação para a venda. O uso da estratégia de logística para supermercados vai facilitar o posicionamento do produto na gôndola, em quais produtos as ofertas fazem mais sentido, até mesmo para ajudar no andar dos estoques.
Logística para supermercados online
Entendendo o funcionamento da logística integrada dentro dos supermercados, como tudo isso pode ser aplicado em lojas que fazem venda online?
A logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.
Todos os processos que citamos acima funcionam tanto para a loja física, quanto para o online. Porém no e-commerce contamos com as logísticas de separação e entrega. E nós vamos te auxiliar nesse processo.
Tenha a melhor logística de separação
É um processo variável, pois de acordo com o tamanho da loja e das demandas é necessário uma maior gestão de processos e logísticas. Porém existem processos padrões que todo supermercado que trabalha com separação precisa ter:
- Organização de time preparado para separação
- Um sistema de logística de produtos
- Uma padronização de processos
- Uma plataforma que facilite esse processo
Importância de uma boa logística de entregas
Unindo a facilitação da logística com a potencialização da experiência omnichannel, surgiu a possibilidade de ‘Retirada em Loja’, no qual o consumidor faz suas compras por meio do online e escolhe por retirar suas compras na loja, economizando dessa forma a taxa de entrega e facilitando a operação de entrega do supermercado.
Outra forma de facilitar essa logística para supermercados de entrega é ter uma equipe responsável pela entrega que seja do próprio supermercado. Podendo assim criar as melhores rotas, forma e tempo de entrega. Facilitando o processo de depender de outra empresa para se estruturar.
Mas caso seu supermercado não tenha condições de ter sua própria equipe de entrega, é essencial para facilitar sua logística ter uma empresa parceira fixa de entrega, na qual você possa adaptar seus horários de entrega e seus processos de acordo com a empresa, para que isso não afete ao cliente.
As principais consequências das falhas no processo logístico
Erros na gestão e de operação podem ocorrer em qualquer negócio, entretanto, caso sejam negligenciados, trarão impactos que poderão até mesmo levar o negócio à falência, alguns deles são:
- insatisfação dos clientes devido a atrasos e entregas erradas;
- perda de bens e danificação dos produtos;
- desperdício de recursos financeiros, materiais ou de mão de obra;
- geração de custos desnecessários;
- retrabalho;
- entre outros prejuízos.
É possível que essas falhas passem despercebidas pelos gestores ou pareçam insignificantes, entretanto, a solução de alguns problemas impactará positivamente nos resultados do negócio a médio e longo prazo.
Maiores vantagens de uma boa logística
A logística afeta diretamente o estoque de supermercado e também as vendas, o controle financeiro e a competitividade.
- Aumento no ticket médio
- Fortalecimento da marca
- Credibilidade
- Organização e melhor estruturação da loja
- Redução de custos
É através de uma logística bem estruturada na qual os supermercados irão prevenir o desabastecimento da loja, controlar a entrada e a saída de produtos do estoque. Como a maioria dos itens tem prazo de validade, é uma forma de garantir a disponibilidade dentro de um tempo hábil.
Um dos principais fatores para o funcionamento da logística para supermercados é a boa gestão das mercadorias. Afinal, a logística para supermercados afeta o posicionamento do negócio. A forma como é capaz de atrair novas oportunidades, os impactos sobre o estoque que se propagam para a experiência de cliente e, portanto, para o modo como a marca é vista.
E uma boa logística para supermercados permite ter um estoque com os níveis adequados para que as pessoas encontrem o que desejam. Oferecendo produtos dentro do prazo de validade. Tudo isso ajuda a garantir a satisfação por parte de quem compra, o que diferencia o negócio de diversos concorrentes.
Tecnologias na logística para supermercados
Entender o processo logístico e como ele pode ser aplicado no seu supermercado nem sempre é o suficiente para colocar tudo em prática. Com tantos processos, produtos e prazos para organizar, como o gestor pode facilitar essa organização?
Atualmente, boa parte dos entraves e gargalos operacionais e de gestão podem ser superados com a ajuda de um bom software de gestão logística. A tecnologia é fundamental para o bom funcionamento da transportadora. Entre as suas funcionalidades mais úteis, estão:
- Rapidamente gera ordens na logística;
- Efetua alertas e avisos sobre necessidades;
- Efetua gestão de custos;
- Agilidade na movimentação e armazenagem;
- Maior controle do processo.
Todas essas funções aumentam a precisão do controle, minimizam erros, aprimoram a comunicação e melhoram a gestão da empresa de forma geral.
Esses objetivos se alinham às condições competitivas estabelecidas e ao objetivo de atender à necessidade de diversificação de produtos e maior concorrência, dado à condição de estabilidade no mercado, determinando um alinhamento entre a finalidade no uso de tecnologia e os objetivos competitivos.
Com a definição de processos otimizados nesse sentido, é possível fazer com que o negócio consolide o melhor desempenho com as operações do dia a dia.
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