Montar uma loja virtual para o seu supermercado à primeira vista não parece uma tarefa simples, mas existem algumas questões que dentro desse processo precisam ser priorizadas antes da tomada de decisão de vender online.
Para certificar-se que a venda online será bem sucedida dentro do seu supermercado e que atenderá de forma completa o seu cliente, é preciso entender um pouco mais sobre a trajetória do comércio digital nos supermercados e quais são os pilares para ter uma plataforma completa de vendas ao seu cliente.
Leia o artigo: Supermercados Online: como o e-commerce se transformou na principal alternativa?
Por isso, organizamos neste post 6 pilares importantes para que você tenha uma loja virtual no seu supermercado.
1. Comece pelo propósito
Antes de buscar qualquer plataforma, tecnologia e solução para implementar a sua loja virtual, identifique suas motivações para ter a inovação em seu supermercado.
Algumas das principais motivações que nossos clientes tiveram para implementar uma tecnologia própria estava em:
- Se adaptar à nova demanda tecnológica que a pandemia motivou e porque se tornou um fator competitivo entre o setor supermercadista;
- Aumentar o raio de atuação de vendas no supermercado;
- Facilitar a venda dos produtos do supermercado em uma plataforma acessível e fácil para os seus clientes;
- A necessidade de fidelizar seus consumidores e ter uma tecnologia que pudesse aumentar o faturamento do supermercado.
Confira o case do Supermercado Nidobox e entenda as motivações e como a tecnologia impactou o aumento no raio de atuação do supermercado.
2. Estude seu público
Entender quem são as pessoas que você irá atingir com a tecnologia diz muito sobre como essa tecnologia será feita.
Você pode começar mapeando inicialmente quem são os clientes do seu negócio físico, os clientes que estão todos os dias, meses e a anos comprando no seu supermercado. São estas personas que você irá atingir inicialmente na sua loja online.
Mapeie e entenda como essas personas se comunicam, qual o poder aquisitivo no seu público, qual seria a tecnologia ideal para eles, quais os principais meios de comunicação que utilizam.
Esse parâmetro te ajudará a entender e buscar tecnologias que se adequem ao perfil de consumidor que você quer atingir com sua loja virtual.
3. Tecnologia para o sua loja virtual
Na etapa de escolher a tecnologia na qual seu supermercado fará sua loja virtual, é necessário levar em consideração alguns pontos, como:
- Integração em tempo hábil: hoje a Mercadapp possui um tempo de integração da sua loja virtual em 30 dias.
- Entender as taxas de conversão: atualmente o mercado opera com uma taxa de conversão em clientes de 1,6%, segundo a pesquisa feita pela SmartHint. A Mercadapp possui uma taxa de conversão em pedidos de 7,6%, ou seja, a cada 13 visitas, ocorre 1 pedido.
- Ter uma tecnologia específica para supermercados: não basta ter qualquer loja virtual. O cliente hoje exige experiências cada vez mais personalizadas e específicas para o que ele busca e se seu supermercado não tem isso como objetivo, infelizmente o seu cliente irá para quem ofereça.
Importante ressaltar que a tecnologia sozinha não irá trazer todos os resultados desejados, é necessário o apoio de uma equipe especializada que tenha conhecimento da rotina das vendas online para supermercados, para que possa orientar e ajudar nessa jornada de crescimento.
4. Formas de pagamento
A etapa do pagamento na venda online é um dos pilares que é importante para que seu cliente decida se vai levar ou não o produto.
Para o cliente, quanto maior a variedade de formas de pagamento, melhor para ele ter a oportunidade de escolher como irá pagar e qual se adapta melhor aos seus hábitos de compra.
Acontece que quando o cliente não sente segurança, ele acaba abandonando o carrinho com suas compras, por não identificarem na loja online um sistema seguro de pagamento online nem uma variedade de pagamentos que o atenda.
Para isso, é importante que seu sistema de pagamento ofereça segurança e uma integração simples ao seu cliente e ágil para que ele possa adquirir os seus produtos.
5. Logística
Como já listamos por aqui no nosso blog, a logística para supermercados online exige que haja um alinhamento constante entre o time que recebe, separa e envia as mercadorias.
Para que o alinhamento seja feito de ponta a ponta, é necessário que sua loja virtual se conecte em todas as etapas de separação e envio dos produtos comprados pelo seu cliente.
Além disso, a transparência nesse processo ao cliente se faz muito necessário, pois é onde você demonstra atenção ao pedido feito pelo seu cliente e evita insatisfações no processo, retrabalho e geração de custos desnecessários para o seu supermercado.
Quer saber entender mais sobre logística para supermercado, confere o artigo: Logística para supermercado: tudo que você precisa saber.
6. Marketing e atendimento
Você já se deparou com uma empresa que tem todas as comunicações estabelecidas por um robô? Um autoatendimento que ao invés de te ajudar a resolver e tirar suas dúvidas acaba causando mais transtornos?
Imagina o quão desconfortável pode ser para o seu cliente uma situação dessa. É por esse motivo que muitas marcas hoje recorrem para a humanização dos meios de comunicação, do bate-papo privado até a forma como se comunicam nas redes sociais.
Deixe isso claro para o cliente! Utilize as redes sociais para divulgar suas ofertas, interagir com seus clientes e tirar dúvidas recorrentes do dia a dia e também utilize-as para ensinar como se usa sua tecnologia de vendas.
Não basta entregar a plataforma e esperar que as pessoas a utilizem sem ao menos conhecer e se acostumarem. O Brasil, segundo a Ebit/Nielsen, em 2020 teve cerca de 13 milhões de novos compradores por meio de plataformas de e-commerce.
Estas eram pessoas que não estavam habituadas aos modelos de compra virtual e foram orientadas a como fazer o uso desta pelas empresas e pela necessidade também recorreram ao meio de compras, então invista em:
- Capacitar seu time para se comunicar com seus clientes;
- Produza conteúdos em formatos de tutoriais de uso;
- Invista em conteúdos nas principais redes sociais.
Você está pronto?
Entender que a necessidade do mercado hoje está interligada não somente em ter uma tecnologia de vendas online, mas sim em como você vai oferecer, dar suporte e entregá-la ao cliente será o diferencial competitivo do seu supermercado.
A Mercadapp, atualmente conta com um time preparado para capacitar você para este mercado, que exige cada vez mais entregas eficientes de uma tecnologia agregada a uma estratégia que te ajude a crescer e ter uma performance de vendas elevada.
Com a tecnologia integrada e com nosso time de especialistas, nós conseguiremos fazer do seu supermercado um case de sucesso. Entre em contato com nosso time de consultores e agende sua reunião!