Eles estão cada vez mais exigentes e o ato de comprar não se resume mais a apenas comprar produtos necessários. Trabalhar uma estratégia que tenha como objetivo melhorar a experiência de compra envolve uma série de processos. Um bom atendimento não resolve, assim como uma boa comunicação com os clientes não é a solução para tudo.
Vamos ao longo desse post explicar um pouco melhor sobre o processo que envolve a compra e também dar algumas dicas de como melhorá-lo em seu supermercado.
Entendendo a experiência de compra do cliente
Como foi comentado anteriormente, a compra envolve uma série de processos. Para tornar esse “caminho” da compra melhor é preciso atuar em todas essas frentes. Antes de tudo é fundamental que você analise individualmente cada situação. Após isso, você poderá partir para a criação de novas estratégias ou melhorar as que estão sendo colocadas em prática. É bem importante não tornar tudo muito direcionado, pois você pode acabar trabalhando com outras frentes e não a experiência de compra.
Um bom exemplo disso é adotar uma estratégia de marketing sensorial no seu ponto de venda. Sim, ela certamente vai impactar na experiência de consumo, mas essa é apenas uma parte do trabalho.
Confira alguns dos fatores para você levar em conta para melhor a experiência na sua loja:
● O seu ponto de venda;
● Atendimento dos seus colaboradores;
● Comunicação com os clientes;
● Estratégias de relacionamento e fidelização;
● Inovação na loja.
Esses são apenas alguns exemplos, mas o que precisa ficar claro para você é que a experiência envolve uma série de ações e setores da sua loja.
Ainda tem dúvidas sobre a experiência de compra? No estudo futuro da experiência do cliente 2017/2018 ficou claro que essa é uma situação de grande importância. Nela, 89% dos brasileiros afirmaram que a experiência é o que tem mais impacto na decisão pela compra de um produto.
Melhore a experiência de compra na sua loja
Com um possível impacto tão grande nas suas vendas investir na experiência de compra sem dúvidas é fundamental. Antes de realmente investir em uma mudança nas suas estratégia é de grande importância criar um planejamento. Esse plano precisa ter como foco o seu cliente e a atender as expectativas dele da melhor forma. A partir disso, você pode traçar estratégias para oferecer para os seus consumidores a melhor experiência de compra.
Separamos três exemplos para você colocar em prática agora mesmo em seu supermercado e melhorar a experiência de compra, confira:
E-commerce para supermercados
Um estudo feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), identificou que que 15% dos brasileiros compram itens de supermercado pela internet. É importante deixar claro que esse dado é referente apenas aos produtos .
Porém, já dão uma boa impressão de crescimento para o setor nos próximos anos. Sua loja pode sair na frente e antecipar essa tendência ao contar com uma solução como a da Mercadapp. Estratégias omnichannel são outra tendência do mercado e tudo isso é uma consequência natural das mudanças no comportamento dos consumidores. Principalmente por agora eles procurarem mais praticidade e personalização nos produtos e serviços que buscam.
Gestão do Comportamento de Clientes
Entender o comportamento de compra dos seus clientes é uma estratégia eficiente para melhorar os resultados da sua loja. Isso acontece, pois por meio dos dados de consumo é possível criar ações direcionadas para grupos de clientes.
Qual a vantagem disso? Você irá oferecer os produtos certos para os clientes certos e no momento ideal de compra. Como consequência, o aumento nas vendas é algo natural diante da experiência da Mercafacil, que já atua com a gestão do comportamento de clientes em mais de 650 lojas pelo Brasil.
Para colocar esse trabalho em prática são necessária três etapas:
– Construção e identificação da base de clientes;
– Análise das informações coletadas;
– Criação de ações segmentadas.
Hoje são essas fases que separam o seu supermercado de alcançar resultados ainda melhores. Para saber mais agende um bate-papo sobre gestão do comportamento de clientes com os especialistas da Mercafacil.
Agora, queremos saber quais estratégias você já coloca em prática no seu supermercado para melhorar a experiência de compra. Conta pra gente!
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