fbpx

Varejo físico e varejo online: interação e integração!

integração varejo online no comportamento do consumidor

Um dos mais fascinantes desafios do varejo é entender o comportamento do consumidor e as sensações que ele tem quando está comprando. Para movimentar o seu negócio, é preciso ser inovador, saber manter-se à frente num meio cada vez mais dinâmico, inspirar tendências e ter uma percepção inovadora.

Por isso, nós da Mercadapp preparamos esse conteúdo para você entender como a experiência no varejo online pode complementar a experiência da sua loja física!

Qual o objetivo do varejo online? 

O varejo online vem se reinventando a cada dia de forma a minimizar os impactos entre a comunicação, o tratamento e a exposição de seus produtos. Tudo isso para fazer com que a experiência de compra entre as lojas físicas e as online seja semelhante.

Para muitos, a loja física vem se transformando no principal ponto de contato e local de experiência multissensorial com a marca. E é com base nisso que a experiência multissensorial vem conquistando muitos clientes, pois a marca ou loja se preocupa com a praticidade e conforto do cliente, bem como os aspectos estéticos e funcionais da loja, assim como o layout e ambientação, na capacitação da equipe de vendas e muito mais. Com isso o cliente se sente mais um visitante do que um comprador. Nesse cenário quais os desafios?

O grande desafio do varejo online é traduzir esse conceito para o mundo online.

Muitas lojas físicas que possuem seu canal online já vêm fazendo isso, haja vista que em cada dez clientes que entram na loja, de 7 a 8 já fizeram pesquisas com amigos ou na internet sobre os produtos e preços da loja. 

Uma tendência são os eConsumidores já entrarem com seus smartphones nas lojas e realizar pesquisa e comparativos dentro da loja. Cabe ressaltar que o comportamento desses consumidores vai muito além de comprar diretamente da marca, pois eles costumam pesquisar bastante antes de tomar decisões e sempre busca algo a mais nos serviços ofertados pelas lojas.

Infográfico e-consumidores no varejo online

(Fonte: https://77digitalmarketing.com/ )  

Algumas lojas pensando nisso, já disponibilizam telas touchs onde podemos nos informar sobre promoções, ver os catálogos de produtos, escanear códigos de barras dos produtos com preços e informações de uso, entrar em redes sociais e dizer onde está e o que curtiu mais na loja.

Principais características do varejo online

O varejo online faz parte de um modelo mais dinâmico, mais prático, interativo e conveniente de varejo, não veio simplesmente para competir, mas veio para facilitar a vida do consumidor e agregar mais valor ao varejo físico. 

O varejo online é cada vez mais multicanal e multifocal. Não tem volta. Você pode pensar global, mas seu varejo precisa agir local. E precisamos integrar e aproveitar as sinergias que o varejo online pode oferecer ao varejo físico e vice versa. 

Interação e Integração

As palavras chaves são interação e integração: um agrega valor e completa o outro e os dois em conjunto facilitam e torna mais eficiente e agradável a experiência de compra de seus clientes.

Você quer descobrir como a Mercadapp oferece a integração do varejo físico e online, com uma solução que se adequa às necessidades do seu supermercado? Entre em contato e fale conosco!