O sucesso de um supermercado depende muito da logística pensada. Afinal, ela possibilita uma maior organização dos itens disponíveis em estoque, armazenagem dos produtos, aquisição de matéria-primeira e muito mais. Percebeu a importância de pensar cuidadosamente neste processo?
Apesar disso, muitos gestores sentem dificuldade ao aplicar a logística para supermercados. Isso ocorre principalmente porque o perfil do consumidor, assim como seus interesses, muda constantemente. Além disso, muitos precisam pensar na logística tanto para supermercado físico quanto on-line, que apresentam diferenças.
Ou seja, quem não acompanha as demandas atuais pode enfrentar mais desafios ao aplicar a logística para supermercados. Por esse motivo, continue a leitura e saiba mais!
Por que pensar na logística para supermercado?
Como visto, pensar na logística para supermercado é uma etapa muito estratégica para que o estabelecimento tenha um melhor desempenho. Isto é, a partir dela é possível garantir:
- transporte de produtos;
- manter estoque;
- processar pedidos;
- atender clientes;
- manusear materiais;
- programar produtos etc.
A falha em qualquer um dos processos citados pode afetar direta ou indiretamente o cliente e gerar insatisfação. Diante disso, a solução encontrada pelo consumidor pode ser trocar o seu supermercado pela concorrência. E ainda, mesmo que isso não ocorra, as chances de atração e fidelização do público ficam mais distantes.
Tenha em mente que o consumidor atual, o chamado 5.0, é caracterizado pelo alto nível de impaciência e exigência. Em outras palavras, uma empresa pode não ter segunda chance com ele. Além disso, desperdiçar qualquer oportunidade de vendas tende a ter consequências.
Quais são os benefícios de aplicar a logística para supermercados?
Após entender os riscos de negligenciar a logística para supermercados, é o momento de conhecer os benefícios de aplicá-la adequadamente. Confira:
- Redução de custos: o melhor gerenciamento dos processos envolvidos no supermercado pode evitar retrabalho e desperdício de recursos;
- Elevação da eficiência externa e interna: o cauteloso planejamento proporcionado pela aplicação da logística para supermercados previne os imprevistos e aumenta a eficiência dos resultados;
- Otimização da estrutura organizacional: aplicar a logística para supermercados possibilita mais organização ao negociar prazos, condições ou pagamentos e pode oferecer constantemente o que os clientes procuram;
- Aumento do controle sobre processos: faz parte dos processos da logística acompanhar resultados, como volume de vendas, reclamações etc., o que facilita o controle no trabalho.
Quais são as áreas envolvidas na logística para supermercados?
Conseguiu entender os benefícios proporcionados pela aplicação da logística no supermercado? Isso é possível devido ao envolvimento de diferentes áreas do estabelecimento. É o caso do:
- financeiro;
- atendimento;
- transporte;
- pós-venda;
- compras.
Todas elas fazem parte da logística e precisam trabalhar conjuntamente para o bom andamento do negócio. Se um deles falhar, a tendência é que os demais sejam afetados, como um efeito dominó. Por exemplo, imagine que setor de atendimento fique lento e não sane as dúvidas do consumidor.
Isso deve afetar a decisão de compras, consequentemente o setor financeiro e do pós-venda. Da mesma forma, as deficiências no transporte podem deixar produtos em falta e prejudicar a procura do cliente. Logo, os impactos são sentidos no financeiro, compras e pós-venda.
Como otimizar a logística para supermercados?
Ao longo da leitura você percebeu como a logística para supermercados é importante, os benefícios da sua aplicação e as áreas envolvidas. No processo de venda online as etapas que seu supermercado deve cumprir são as seguintes:
Viu como deve funcionar? Mas entendemos que nem tudo ocorre como o planejado, por isso agora é o momento de aprender de que maneira otimizar esse processo para ter um melhor desempenho. Acompanhe!
Entenda as necessidades de armazenamento
As necessidades de armazenamento variam conforme a demanda do público. Isso é influenciado por fatores psicológicos, sociais e pessoais. Por exemplo, as pessoas com mais poder de compra devem ter demandas diferentes.
Então, faça uma avaliação para entender a necessidade de armazenamento para cada produto vendido. A resposta encontrada sinaliza que o supermercado precisa elevar ou diminuir a busca pelo produto X para evitar desperdícios ou desabastecimentos.
Além disso, também pode ser necessário dispor de espaços, equipamentos ou profissionais específicos para garantir que o público tenha a demanda buscada. Isso é válido tanto para o estabelecimento físico quanto para o on-line.
Defina metas e acompanhe indicadores
Definir metas é indispensável para que o supermercado avalie a evolução e as estratégias adotadas para chegar a um ponto específico. Se o resultado não for tão positivo, é importante recalcular a rota e pensar em novas estratégias para satisfazer o público.
Por exemplo, a sua meta pode ser dobrar as vendas do último mês até o período X. Contudo, ao analisar o desempenho do supermercado, você percebeu haver muitas embalagens amassadas, o que tende a afastar a clientela.
Ou seja, acompanhe o rumo que o seu estabelecimento toma e se necessário, pense em melhorias na logística. Nesse sentido, analisar os indicadores também é essencial. Isso pode ocorrer ao tentar responder alguns questionamentos, como:
- quais processos são adotados pelo fornecedor no envio dos produtos;
- como ocorre o recebimento dos produtos pelos colaboradores no supermercado;
- de que maneira é feito o armazenamento dos produtos;
- etc.
Faça integração da loja física com a on-line
Ao pensar na aplicação da logística para supermercado é importante considerar que a loja on-line também merece atenção. Afinal, a demanda por compras virtuais cresceu especialmente na pandemia da covid-19.
Segundo pesquisas da Bain & Company, 76% dos brasileiros adotaram esse hábito. Os motivos mais recorrentes para isso envolvem a otimização de tempo e a praticidade envolvida. Porém, nem todos os estabelecimentos são bem avaliados ao vender on-line, o que pode afastar clientes para a concorrência.
Tenha em mente que as características do varejo virtual diferem dos físicos, embora os processos citados sirvam para ambos. Logo, é preciso pensar em estratégias específicas para obter sucesso. E ainda, é necessário incluir a logística de separação e entrega, que podem definir a rapidez e consequentemente a satisfação da compra.
Logística de separação
Esse processo varia conforme o tamanho do supermercado e a demanda, mas existem padrões que precisam ser seguidos, como:
- organização da equipe para separação;
- sistema de logística de produtos;
- padronização dos processos;
- plataforma para separação.
Logística de entrega
Esse processo também varia de acordo com particularidades do estabelecimento. Mas no geral, existem recomendações padrões, como:
- possibilidade de retirada na loja para economizar na taxa de entrega;
- ter uma equipe de entrega do próprio supermercado para otimizar o tempo;
- ter uma empresa parceira fixa de entrega.
Então, conseguiu entender como deve funcionar a logística para supermercados? Ao colocar as dicas em prática é possível obter os benefícios citados. É o caso da redução de custos, aumento da eficiência, otimização da organização estrutural e muito mais.
Ainda não sabe como seguir as recomendações listadas no post? Entre em contato conosco do MercadApp e descubra como podemos ajudá-lo!