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Quais tendências do mercado podem ser referências para o mercadinho delivery?

tendências no mercadinho delivery
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O seu mercadinho delivery pode ter mais sucesso ao se inspirar em cases de sucesso. O que acha? Dessa forma, você pode aplicar estratégias de vendas que já foram validadas e adaptar para a realidade do seu negócio.

Afinal, bons exemplos de estratégias para o supermercado delivery é que não faltam. É o caso das aplicadas na rede de supermercados Walmart, Ocado e muitos outros.

Mas não pense que para atingir esse objetivo é obrigatório gastar muito.

Ignorar as tendências de sucesso por considerar que não tem dinheiro para investir pode comprometer a imagem do seu negócio. Isto é, especialmente em períodos delicados, como a pandemia da covid-19, é preciso se reinventar.

Continue a leitura e conheça algumas sugestões!

Como as redes de supermercados se prepararam para o delivery?

Antes da pandemia da covid-19 alguns supermercados já ofereciam entrega para os clientes. Contudo, como não havia tanta demanda como atualmente, muitos deles precisavam de inúmeros otimizações para satisfazer o público.

Nesse sentido, quem já previa um aumento do interesse pelo delivery e investiu na digitalização para facilitar isso teve vantagem. Acompanhe alguns casos!

Pão de Açúcar

O primeiro exemplo é o do grupo Pão de Açúcar, que se destaca nas entregas delivery especialmente pelo programa de fidelidade implementado. Isto é, para comemorar os 21 anos de existência, a empresa promoveu por um mês inteiro condições especiais de compras.

Elas incluem frete grátis nas compras pela internet, que é um dos principais fatores de influência na compra. Junto com isso, o programa também oferece descontos em produtos e cashback para indicações de amigos.

Cada indicação gera um retorno de R$ 20 em descontos nas compras virtuais. E ainda, existem ofertas especiais para a loja on-line, o que serve de incentivo para a compra por delivery.

Ocado

Quer um exemplo internacional? Conheça o da rede de supermercados britânica Ocado, considerada por alguns como o maior varejo de supermercado digital do mundo. A empresa sempre existiu apenas de forma on-line. Todavia, para que ela se diferenciasse das demais, foi necessário investir em mais inovação tecnológica.

Inovação tecnológica

Assim, os clientes acessam o aplicativo ou site da Ocado e o sistema monta até 50 mil pedidos diferentes em 5 minutos. Estes são enviados para o centro de distribuição mais próximo do endereço de entrega fornecido.

No centro de distribuição existem carrinhos robotizados que devem separar os pedidos na quantidade correta e, posteriormente, encaixotar para entrega. Feito isso, os itens são destinados para área de expedição, onde as solicitações se encaminham para cada cliente.

O sucesso foi tão grande que a empresa vendeu a solução tecnológica para outros supermercados com serviço delivery.

Entre eles, o grupo britânico Morrisons e o francês Carrefour, que possui lojas no Brasil.
Veja como funciona o sistema:

Promessa de Preço Baixo do Ocado

Outro diferencial da empresa é o programa Promessa de Preço Baixo do Ocado. Ele funciona ao comparar itens de uma lista de compras com outros equivalentes que existem na concorrência.

Se o preço for mais barato no concorrente, a Ocado envia para o cliente um e-mail com voucher de valor maior que a diferença percebida. Logo, é possível se manter acessível para consumidores com menor poder de compra.

Entrega facilitada

Os benefícios e diferenciais do Ocado continuam. Por exemplo, a empresa percebeu a relevância que as entregas têm para os clientes e investe no treinamento dos colaboradores.

Assim, eles precisam ser solícitos e educados, como ao oferecer deixar as compras na cozinha da residência.

Além disso, a Ocado se destaca por entregar os produtos em sacolas de cores diferentes para facilitar o armazenamento. Isto é, verdes são para congelados, roxos para seco e vermelho para produtos de
geladeira.

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Responsabilidade ambiental

A Ocado também notou o crescente interesse do público por questões ambientais e a necessidade de adotar práticas sustentáveis. Então, a empresa fornece a alternativa dos clientes devolverem a sacola plástica das compras de qualquer negócio ao motorista, que envia para reciclagem.

E ainda, os consumidores ganham 5 centavos por cada sacola devolvida. Junto com isso, a Ocado também investe em automóveis com menor impacto ambiental. É o caso de vans de entregas elétricas.

Walmart

O Walmart é outra rede de supermercados que se destaca quando o assunto é delivery. A preparação para o serviço de entrega também foi iniciada antes da pandemia da covid-19. Isso contribuiu para que a empresa ficasse em vantagem quando a crise sanitária surgiu.

Parceria com empresas de entrega

Para isso, a Walmart fechou parceria com empresas de entrega, na intenção de expandir o serviço para a população estadunidense.

O destaque para esse delivery é que o primeiro pedido é gratuito e com limite
mínimo de 50 dólares.

Assim, os entregadores da empresa parceira da Walmart devem retirar o pedido em uma das lojas e seguir para a residência dos clientes. No total, existem cerca de 160 mil colaboradores terceirizados, o que deve suprir a demanda e evitar atrasos na entrega.

Entregas alternativas

Outras alternativas oferecidas pela Walmart são a entrega por Uber e Delivery. Porém, ainda se trata de uma opção experimental e com funcionamento em menor escala.

Junto com isso, a empresa também iniciou testes para entrega por drones.

A ideia é que isso drible obstáculos logísticos no trânsito, como riscos de acidentes e congestionamentos. Então, é possível elevar a satisfação do cliente.

Serviço de entrega gratuito

Outro diferencial adotado pela Walmart é o serviço de entrega de alimento gratuito. Isto é, é possível retirar itens comprados pela internet na calçada dos estabelecimentos.

Essa opção retira a taxa de frete, agiliza a retirada dos produtos e reduz as filas nas lojas.

Então, conseguiu ter ideias para o seu mercadinho delivery? Como visto, existem inúmeras inovações para otimizar entregas nos supermercados. Algumas exigem um maior investimento, outras podem ser adaptadas para um orçamento menor.

Assim, analise cautelosamente cada uma delas e defina qual mais se encaixa no seu negócio.
Quer aprender outras estratégias de delivery para o mercadinho? Acesse nosso artigo sobre os principais erros na gestão de estoque no mercado on-line!

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