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Quais são as principais tendências no mercado de entrega para supermercados?

mercado de entregas para supermercados
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Existem algumas explicações para a entrega de mercado ter se popularizado nos últimos anos. Uma delas foi a maior necessidade de isolamento social, em razão da pandemia da covid-19. Mas, além disso, a comodidade e a otimização de tempo proporcionada são outras razões de destaque.

Contudo, nem todas as entregas de mercado conseguem satisfazer o público, principalmente em relação à rapidez. Logo, o estabelecimento pode não receber segundas chances e perder a clientela para a concorrência.

Lembre-se que com redes sociais e aplicativos de entrega é mais fácil analisar o feedback dos consumidores.

Assim, basta um comentário negativo e sem resolução para que você não seja mais cogitado na compra. Afinal, a concorrência é alta e o nível de impaciência e exigência do público também.

Por esse motivo, é indispensável conhecer as tendências no mercado de entrega para supermercados. Listamos as principais para você. Confira!

User Experience (UX)


User Experience quer dizer experiência do usuário e como o próprio nome sugere, consiste nas otimizações de páginas web. Isso permite que elas se tornem mais intuitivas, desejáveis, acessíveis e com desempenho técnico adequado.

Caso contrário, em vez de tornar a vida do consumidor mais fácil, você tende a frustrar a experiência de compra ou uso.

Nesse sentido, a UX analisa cor e tipo de fonte utilizada, hierarquia das informações, estilo de imagem escolhida etc. Para entender melhor, imagine o UX com a mesma relevância que um arquiteto tem na construção de imóveis. Isto é, o profissional sabe que cada escolha pode interferir na satisfação dos habitantes.

Assim, ele deve pensar nelas com muito critério, o que também envolve decidir o que fica de fora do projeto. A construção de uma página web voltada para entrega de mercado segue a mesma lógica Todos os critérios citados, como usabilidade, impactam na experiência de uso e precisam ser cautelosamente avaliados.

Inteligência de dados


A inteligência de dados consiste em avanços tecnológicos que permitem uma avaliação mais aprofundada do público.

Logo, ao colocá-la em prática fica mais fácil alinhar as estratégias do delivery com os desejos e as necessidades do cliente.

Ou seja, custos e retrabalhos podem ser reduzidos e o número de conversão elevado. Por exemplo, as avaliações e os comentários dos clientes nas páginas web depois de uma compra são dados que falam sobre eles.

Você sabia? Afinal, esses elementos sinalizam os interesses e contribuem para a adoção de ofertas personalizadas.

Same day delivery

Same day delivery quer dizer entrega no mesmo dia, o que é ainda mais buscado em compras de mercado.

Aliás, diante de um público cada vez mais impaciente, o ideal seria entregas “para ontem”. Contudo, a rapidez nem sempre ocorre. Se identificou?

Essa situação é mais comum nos pequenos e médios supermercados, o que contribui para que a clientela foca nos maiores. Então, uma opção é adotar frotas próprias de entrega. Porém, é preciso considerar o orçamento disponível, principalmente diante da alta da gasolina.

Assim, outra alternativa é fazer parcerias com operadores logísticos, o que terceiriza a entrega e diminui os gastos. Junto com isso, também é fundamental realizar periodicamente a triagem dos produtos mais vendidos para garantir o abastecimento. Caso contrário, a entrega pode atrasar pela falta do estoque.

Se pareceu muito complexo para você, tenha em mente que a Amazon avalia a implementação de um modelo ainda mais avançado. A empresa queridinha nas compras dos consumidores pretende adiantar o carregamento de pedidos antes da conclusão do pagamento. Tudo isso conforme o perfil de compras dos usuários.

Rastreamento de compras


O Procon e o site Reclame Aqui mostram que o atraso na entrega é uma das principais queixas dos consumidores brasileiros. Uma das formas de tranquilizar o cliente é permitir que ele acompanhe o andamento de toda entrega.

Afinal, nem todos os consumidores têm o hábito de compras on-line e se sentem seguros com ela.

Então, permitir o rastreamento de compras eleva a transparência no processo. E ainda, mesmo quem já é habituado pode preferir acompanhar a entrega para se planejar. Dessa forma, é possível garantir que tenha alguém para receber a compra, por exemplo.

Felizmente, é possível rastrear a compra com aplicativos e sistemas. Apesar disso, muitos supermercados possibilitam as compras on-line apenas pelo WhatsApp. Além de dificultar o rastreamento de compras, essa escolha impede a detecção de possíveis problemas no caminho. É o caso de paradas não planejadas, roubos, desvio de rotas etc.

Entenda tudo que não te contaram sobre logística para supermercados lendo este artigo.

Transportes alternativos


Adotar transportes alternativos também é uma possibilidade para realizar entrega de mercado. Por exemplo, o uso de bicicletas é mais econômico e também sinaliza o posicionamento do negócio em relação ao meio ambiente. Então, é possível atrair clientes que prezam pela sustentabilidade.

Logo, considere a adoção desse meio de transporte para entregas menores e próximas do supermercado.

Contudo, também não deixe de contar com outras modalidades. Isso é útil para satisfazer o público mesmo se ele morar longe e fizer compras maiores.

Quick-Commerce


O senso de urgência dos clientes exige que os mercados de entrega se adaptem para não perder para a concorrência. Assim, surge o conceito de quick-commerce, que também pode se estender para o delivery.

Segundo ele, é necessário agilizar as entregas. Isso pode ocorrer com armazéns estrategicamente posicionados, uso de galpões específicos para armazenar, separar e enviar pedidos aos clientes. Também é recomendado que essa operação ocorra durante o ano todo e nas 24 horas.

A Walmart é uma empresa que vem fortalecendo bastante suas operações de venda online a fim de diminuir cada vez mais esse tempo de espera da compra até a entrega.

Para esse processo ser eficiente, eles adotaram um tipo de estratégia eficaz, onde o seu centro de distribuição serve como um hub, o que diminui consideravelmente o tempo de abastecimento da loja e também possibilita um deslocamento mais rápido até o cliente.

Então, o que achou das principais tendências no mercado de entrega para supermercados? Ao colocá-las em prática você deve elevar as chances de conversão e a lucratividade no negócio. Afinal, a demanda aponta pelo maior interesse em agilidade e comodidade na compra.

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