fbpx

Tecnologia 5G no mercado online: quais serão os benefícios?

mercado online e o 5G
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Não é novidade que estar no mundo digital é uma necessidade, inclusive para setores mais tradicionais, como os supermercados. Afinal, com um interesse cada vez maior por comprar pela internet, é preciso oferecer o que os clientes buscam. Mas para isso, é preciso uma boa estrutura, como a que se tem no uso do 5G no mercado online.

No post a seguir, confira como a hiper conectividade faz diferença no aumento das vendas online e como o 5G terá participação importante nisso. Saiba também quais as suas vantagens para o varejo. Boa leitura!

Como a hiper conectividade tem afetado as vendas online?

Nos anos anteriores à pandemia, as compras online não tinham um número tão expressivo quanto se tem hoje. Contudo, isso veio mudar em 2020. Afinal, com restrições de locomoção, mesmo quem não comprava online se viu obrigado a considerar essa opção.

Diante disso, o resultado foi positivo e melhorou ainda mais em 2021. Isso porque, em comparação ao ano anterior, as vendas online aumentaram 35,36% e o faturamento 48,41%, segundo o MCC-ENET. Outro estudo, da Canuma Capital, aponta faturamento de R$: 260 bilhões em vendas online, R$: 100 bilhões a mais que em 2019.

Isso se deve a alguns aspectos importantes. Para começar, o consumidor perdeu o receio de comprar online e adotou cada vez mais essa praticidade, que confere segurança, economia e ganho de tempo. 

Além disso, as próprias empresas, mesmo as de pequeno porte, passaram a adotar práticas para permitir a compra online, combinando-as com estratégias de retirada na loja ou entrega por delivery, o que fez reforçar esse novo jeito de consumir. Diante disso, a tendência é que as pessoas vão continuar comprando online, mesmo depois da pandemia.

mercado online e o 5G

O que é o 5G e como está sendo implementado?

Como você viu, as compras online têm se mantido em alta. Afinal, hoje é possível adquirir qualquer coisa no mundo digital, inclusive no varejo de supermercados. 

Porém, isso não seria possível sem uma boa conexão, que permita ao consumidor acessar corretamente as informações, fazer compras com segurança e ter estabilidade. Por essa razão, existem tantas apostas para o 5G no mercado online. 

Com as radiofrequências sendo leiloadas em novembro de 2021, as redes 5G começam a ser aplicadas no Brasil, com previsão de alcançar as capitais até julho de 2022 e outras cidades até 2028. Mas afinal, o que é o 5G?

Denominada como a quinta geração da internet, essa tecnologia é resultado de uma nova sociedade, pertencente à 4ª revolução industrial, que é pautada em dados, inteligência artificial e interconectividade entre pessoas e empresas ao redor do mundo.

Basicamente, ela é tão valorizada por envolver novas melhorias na conexão móvel já existente, suportando mais dispositivos conectados à rede, oferecendo mais velocidade e contando com baixa latência. Além disso, ela faz mais com menos. 

Ou seja, sua estrutura com base em redes SDN e tecnologias em nuvem permite um menor investimento, tanto em equipamentos quanto em tempo para sua implementação. Além disso, ela se destaca pela versatilidade, com o 5G podendo ser instalado em diferentes pontos, inclusive, na iluminação pública, o que implica diretamente em uma melhor conexão.

Quais os benefícios do 5G no mercado online?

Quando se pensa em 5G, muitas pessoas imaginam seu uso em telemedicina, educação a distância e cidades inteligentes, mas é muito mais que isso. Afinal, o 5G no mercado online também vai ser determinante para o setor de varejo, oferecendo diversos benefícios. Veja a seguir!

Velocidade mais rápida

Uma de suas maiores vantagens é que a tecnologia 5G é mais rápida que a atual 4G. Aliás, ela pode ser 10 vezes melhor, alcançando 1 Gbps. Para o varejo supermercadista, isso significa que os clientes vão ter uma estrutura de qualidade para finalizar suas compras com rapidez. Já para os supermercados, o 5G pode ajudar na obtenção de uma maior e melhor base de dados, favorecendo a gestão.

Conexão móvel facilitada

O 5G permite uma conexão móvel muito mais facilitada. Afinal, seu alcance é muito alto, o que garante a conectividade em massa, que favorece as trocas entre pessoas e empresas. Ou seja, de onde estiverem as pessoas vão poder acessar a internet e usá-la bem, não importando se todos estão fazendo a mesma coisa, já que o acesso será melhor para cada uma, de forma independente.

Maior estabilidade

Quantas vezes um cliente, durante esse período de pandemia, desistiu de uma compra online por problemas na conexão da internet? Provavelmente, várias vezes. Agora, imagine quando isso se trata de uma longa compra de supermercado. Frustrante para o consumidor e prejudicial para a empresa, certo?

Sendo assim, o 5G traz a solução para fazer essa ponte entre consumidor e empresa. Afinal, garantindo a efetivação da compra sem travamentos e perda de dados, e de forma mais rápida do que antes, essa pessoa pode ficar satisfeita, o que gera uma oportunidade de repetir esse processo, sendo fidelizada como cliente do supermercado.

Download de arquivos otimizado

Muitos supermercados hoje não podem explorar o grande potencial do marketing, por causa da estrutura de acesso a seus materiais. Por exemplo, ao postar um vídeo de alta qualidade, corre o risco de ter um resultado negativo, pois o cliente que acessa pelo celular pode não conseguir vê-lo em sua melhor resolução, ou ainda, pensar que o vídeo trava o seu sistema.

Nesse sentido, o 5G no mercado online vai otimizar o acesso a esses conteúdos tão valiosos. Assim, seja vendo o vídeo ou baixando um catálogo de ofertas exclusivo, a pessoa poderá ter uma experiência de compra mais completa.

Uso de realidade virtual ou aumentada

Seguindo na linha das possibilidades de marketing, o 5G também ajuda o varejo a experimentar tecnologias que antes não eram possíveis, como a realidade virtual e a aumentada. Assim, é possível atender os consumidores de forma melhor e se destacar diante da concorrência.

Afinal, quando uma pessoa pode, por meio dessas tecnologias, ver o produto, ler suas especificações, ver como pode ser preparado e se vale a pena comprar, fica mais fácil atrair seu interesse.

A hiper conectividade sempre favoreceu os mercados online. Com a pandemia, ela ficou ainda mais forte, influenciando diretamente no aumento do faturamento. Contudo, isso não seria possível sem uma boa internet. Por essa razão, cada vez mais as empresas e a sociedade procuram soluções, chegando a uma proposta inovadora: a internet 5G no mercado online.

Com ela, não só haverá uma melhor estrutura para comprar online, mas as empresas conseguirão apostar em estratégias inovadoras para alcançar clientes, inclusive em segmentos tradicionais, como os supermercados.

Gostou do post e quer usar a tecnologia a favor da sua empresa? Descubra como uma plataforma de e-commerce pode melhorar o faturamento do seu supermercado!

 

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp