fbpx

Supermercados que fazem entrega: como tornar esse processo eficiente?

supemercado e entrega
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Supermercado e entrega, como tornar esse processo mais eficiente para aumentar o nível de satisfação do cliente? A resposta está em criar um sistema logístico que tenha práticas inteligentes e eficientes. Não há dúvidas que esse seja um ponto muitas vezes crítico em determinadas empresas, mas que também é decisivo para a sobrevivência no mercado.

A logística é uma solução que deve ser estratégica, baseada em planejamento e que precisa ter seus processos interligados. Dessa forma, o sistema é otimizado, há redução de custos e o consumidor ainda fica satisfeito. Portanto, a cadeia logística é criada a partir da gestão para evitar erros e retrabalhos no supermercado. 

Nesse sentido, este post traz dicas de como otimizar o sistema de entregas do supermercado e melhorar a experiência do cliente.

Ter a logística integrada no seu supermercado

A integração da cadeia produtiva é fundamental para o sucesso das entregas de supermercado

A logística integrada tem algumas semelhanças com o modelo tradicional, mas a sua diferença está no fato de ser mais compacta, eficiente e bem completa. Dessa maneira, gera diversos benefícios, sobretudo quando é comparada com a metodologia antiga.

Quando a logística do supermercado é integrada, todos os setores conseguem se comunicar com maior eficiência para que os processos ocorram sem interrupções e atrasos. Desde o pedido feito pelo consumidor, a separação de itens, preparação de embalagens e outras atividades entre cada etapa são acompanhadas por todos os envolvidos. 

Em suma, todo o conjunto de tarefas e processos, do mais simples ao mais abrangente, é realizado de forma estratégica para ter resultados mais positivos. 

Investir no mapeamento de rotas

Um bom planejamento de rotas de delivery é essencial para otimizar o trabalho e reduzir o tempo de entrega. O prazo para receber suas compras é um fatores que mais contam na hora que o consumidor busca por esse tipo de serviço — além, é claro, dos preços dos produtos e frete. 

Fazer a roteirização e o mapeamento de rotas é a melhor forma para ganhar tempo, ainda mais quando a localidade tem um trânsito caótico e áreas de intenso congestionamento. Nesse contexto, uma entrega eficiente depende de organização.

Por isso, é importante identificar os pontos de parada na rota, as localizações das entregas e a proximidade entre elas. A partir disso, é só começar a mapear o melhor trajeto para entregar as compras com mais rapidez e para economizar tempo e combustível.

Gerenciar todas as etapas

Para que todas as etapas fluam e funcionem, o gerenciamento deve apostar no alinhamento dos times e em uma comunicação clara e sem ruídos. Por exemplo, vender um produto que já não está em estoque pode se tornar um grande problema se esse for um dos motivos principais da compra do consumidor.

checklist estoque para supermercado

A logística integrada trabalha principalmente com equipes que ficam responsáveis pelo atendimento, compras, financeiro, transporte e pós-venda. Esses departamentos precisam trabalhar em conjunto e de maneira uniforme. Assim, o ciclo de processamento de pedidos consiste em:

  • recebimento do pedido;
  • preparação para transmissão do pedido;
  • recebimento e entrada do pedido;
  • processamento do pedido e emissão da nota fiscal;
  • envio do pedido ao estoque;
  • separação dos produtos;
  • embalagem das compras;
  • expedição do pedido;
  • transporte;
  • entrega ao consumidor. 

No entanto, para que isso efetivamente funcione, todos os profissionais precisam compartilhar informações, como no caso de final de estoque, por exemplo. 

Usar ferramentas tecnológicas

A tecnologia, por si só, já está presente desde o momento que o cliente entra em contato para realizar suas compras — seja por site, aplicativo ou outras modalidades de compra. Sendo assim, a logística do supermercado precisa utilizar de ferramentas que possam otimizar os processos para deixá-los mais dinâmicos. 

Entre as soluções tecnológicas que podem ser aplicadas à logística do supermercado estão:

  • plataformas com gestão de dados para controle e compartilhamento de demandas e processos;
  • uso de QR Code para conferência de produtos;
  • software de rastreamento de veículos;
  • soluções tecnológicas para embalagem, carga e descarga de material;
  • software para acompanhar o estoque, validade de produtos, etc.

A utilização dessas ferramentas melhora a comunicação entre setores e reduzem significativamente falhas e erros nos processos. Assim, a rotina produtiva do supermercado é potencializada e a empresa ganha tanto quanto o consumidor. 

Investir em um bom atendimento no supermercado

Todo o início da jornada de compras do consumidor começa pelo atendimento, seja pelo site, em redes sociais, aplicativo ou por outros meios. O suporte ao cliente serve tanto para atividades mais primárias quanto para o fechamento do pedido — ou até mesmo para acompanhamento das compras, contato sobre mudança de itens, dúvidas sobre formas de pagamento e muitas outras questões.

Portanto, o atendimento é um dos fatores indispensáveis para a realização de entregas de supermercado. Assim, a satisfação do cliente deixa de ser apenas um objetivo distante e começa a se concretizar. 

Melhorar o sistema last-mile

Um dos aspectos mais importantes para a experiência do consumidor é a entrega. Entretanto, essa também é a etapa mais difícil de fazer por diversas condições — trânsito, regiões longes, etc.

O sistema last-mile é exatamente essa última etapa do processo, em que as compras saem em transporte e seguem até a entrega para o comprador. Porém, muitas situações afetam a operação e podem comprometer a qualidade do delivery de compras. 

Além disso, a entrega também costuma ter altos custos para o supermercado, o que exige um planejamento ainda mais apurado. Por isso, a tecnologia jamais pode ser deixada de lado, já que é possível evitar prejuízos e reduzir custos com operações bem definidas. 

O uso de dados é uma prática antiga no varejo, mas que funciona muito bem. Nesse caso, os dados mostram os melhores trajetos e outras informações que tornam a entrega mais ágil e geram melhores resultados.

A relação entre supermercado e entrega é algo mais recente e mudou principalmente durante a pandemia por conta do isolamento social. Contudo, se viu como essa é uma possibilidade interessante e que tem vários benefícios, como o aumento no faturamento, maior credibilidade e satisfação dos clientes.

Aproveite e confira outras vantagens de contar com um aplicativo em que os clientes podem fazer compras online no seu supermercado!

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp