Com a pandemia do novo coronavírus, muitos hábitos dos brasileiros começaram a mudar. Por exemplo, a resistência que existia para realizar compras em supermercados por e-commerce começa a mudar e, assim, é possível potencializar as vendas nesses espaços.
Em 2020 tivemos um crescimento de 180% nesse tipo de compra. Afinal, com o isolamento social, os usuários passaram a precisar realizar suas aquisições. E a tendência é que, com o fim da pandemia, essa tendência continue, afinal, os clientes perceberam que é muito mais cômodo realizar suas compras no conforto de casa, sem precisar gastar combustível ou enfrentar longas filas nos espaços físicos.
E uma das formas de estimular isso é utilizar a estratégia de Social Commerce e viabilizar um mercado virtual.
Para isso é importante que você saiba o que é ela e quais suas principais características. Falaremos mais a seguir. Vamos juntos? Boa leitura.
O que é o Social Commerce?
O Social Commerce é uma estratégia de vendas online que tem por base as ações em redes sociais ou outras plataformas dessa natureza, como as aplicações de conversação instantâneas.
O objetivo é que as transações ocorram nesse espaço, sem precisar direcionar a pessoa para outros locais.
Ou seja, são utilizados mecanismos da própria plataforma (como catálogos, pagamento interno, uso de transferências via Pix para finalizar a compra, entre outros) para viabilizar, bem como há a possibilidade de atendimento imediato nesses espaços, tornando todo o processo muito confortável, intuitivo e fácil para o cliente.
Assim ele não precisa, por exemplo, ir para outro espaço, podendo resolver todas as suas pendências em um único espaço. Se ela tem alguma dúvida, pode chamar o atendente por meio do chatbot no Whatsapp, resolver e continuar as compras, sem maiores problemas.
Quais as vantagens de investir em Social Commerce?
Com cada vez mais soluções existentes, muitas vezes nos perdemos em uma grande quantidade de aplicativos e sites no dia a dia. Se podemos centralizar tudo em um mesmo espaço, isso será muito mais útil para nossas rotinas, não é mesmo? O Social Commerce, portanto, traz justamente essa facilidade para o usuário.
Ele pode resolver tudo em um mesmo espaço, de forma prática, eficiente e essa pode ser uma oportunidade extra de trabalhar a omnicanalidade nos seus canais de vendas.
É muito comum, por exemplo, que uma pessoa pare uma compra para responder uma mensagem, disperse e não retorne depois. Com isso, a compra não é concretizada e a pessoa pode decidir, em um outro momento, comprar em um concorrente. Nada bom, não é mesmo?
Além disso, esse tipo de estratégia está alinhada com o perfil do consumidor moderno. Com isso, aumenta-se consideravelmente as chances de fidelização do cliente a longo prazo.
Como elaborar uma boa estratégia de Social Commerce?
Para que o Social Commerce seja adotado pelo seu supermercado é fundamental que você trace estratégias e diretrizes bem claras sobre o tema. Por isso, vamos trazer alguns pontos que você precisa estar atento.
#1 Defina os melhores canais para o seu cliente
Um primeiro ponto é compreender quais são os principais canais em que seus clientes estão e que estarão mais propensos para compra. Alguns que você pode considerar são:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn.
#2 Trabalhe os 5 princípios básicos do Social Commerce
Outro ponto que precisa ser considerado é identificar como explorar essas redes. Para isso, é importante estar orientado pelos 5 princípios básicos do Social Commerce, como mostraremos a seguir.
- Otimização: o objetivo aqui é conseguir otimizar o uso das suas redes por meio de UX Design, melhorar velocidade de carregamento das plataformas, uso inteligente do texto, entre outros;
- Criação de conteúdo compartilhável: pense sempre no que é de valor para a sua persona e que poderá motivá-la a compartilhar os conteúdos com amigos e colegas;
- Geração de awareness: saber quando é o momento certo de alcançar o cliente e assim, saber quando é a hora certa de provocar um processo de compra;
- Crie coleções de produtos: isso faz com que muitos decidam comprar itens que não estava em seu planejamento, por identificarem uma oportunidade interessante para isso;
- Use métricas: elas permitem avaliar o sucesso ou não das ações realizadas por meio desses parâmetros e, assim, caso seja preciso, realizar ajustes de percurso e garantir maior sucesso.
#3 Pense no ponto de vista do consumidor
Esse ponto está intimamente ligado com a experiência do usuário. Colocar-se no ponto de vista do consumidor é fundamental para criar espaços mais atrativos no dia a dia. Por exemplo, pensar em uma timeline que funcione, de fato, como uma forma de atração da persona só vai funcionar se você colocar-se no lugar dela e identificar de que forma é possível otimizar as ações para isso.
Se parte do seu público é formado por pessoas que estão começando a utilizar tecnologia com maior intensidade agora, é fundamental que o processo seja didático, evitando que ela sinta-se perdida. Caso contrário, as chances que ela abandone o carrinho são altas.
Como o Social Commerce pode ser incorporado em seu supermercado?
Mas afinal, como conseguir incorporar o Social Commerce na prática no seu negócio? Vejamos algumas dicas importantes para isso a seguir.
- Avalie qual o tipo de dinâmica que será feita. As vendas podem ser feitas, por exemplo, por meio de um vendedor específico do negócio, realização de compras coletivas, uso de catálogos, leilões, entre outros;
- Você pode considerar a criação de fóruns e chats que, quando bem utilizados, podem ser um incentivo para as compras. Por exemplo, neles podem ter tópicos sobre como garantir panelas sempre brilhando em casa e indicando produtos que seu supermercado utiliza;
- Faça um planejamento prévio, pensando em objetivos a serem cumpridos e que sejam objetivos, bem como passíveis de serem mensurados. Defina períodos para avaliação do quadro;
- Escolha redes sociais que ofereçam visibilidade para o seu supermercado;
- Crie estratégias de aproximação que, conjugadas com o Social Commerce, garantirão maior taxa de conversão;
- Crie estratégias de marketing direcionados;
- Lembre-se de garantir praticidade para o cliente;
- Lembre-se também de criar estratégias de privacidade e proteção dos dados do cliente.
Além disso tudo, é importante contar com bons parceiros que auxiliarão na adoção das estratégias no dia a dia. Com isso é possível garantir maior eficácia e resultados surpreendentes para suas estratégias de Social Commerce.
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica nossa. Temos certeza de que será incrível para você.