fbpx

Como o SEO Local pode ajudar seu supermercado a se destacar?

SEO Local para supermercados
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Se você souber como aproveitar o SEO local pode destacar o seu negócio e atrair novos clientes para ele. Isto é, é comum que as pessoas perguntem no Google ou em outros buscadores da internet sobre algum estabelecimento.

Por exemplo, o termo ‘’mercadinho aberto agora perto de mim’’ foi um dos mais buscados no Google em 2021. Isso sinaliza que o consumidor costuma fazer esse tipo de pesquisa previamente antes de efetuar uma compra. 

Por outro lado, se o seu supermercado não for encontrado, ele facilmente pode ser descartado das opções. Logo é importante acompanhar o post para entender como o SEO local ajuda o seu estabelecimento a se destacar. Continue a leitura!

O que é o SEO local?

Primeiro, saiba que SEO local consiste no conjunto de técnicas que otimiza o funcionamento dos buscadores, conforme a geolocalização do usuário. Assim, quando um potencial cliente pesquisar sobre supermercados, ele pode encontrá-lo com auxílio da geolocalização. 

Afinal, muitas pessoas escolhem estabelecimentos também pela maior proximidade geográfica. Então, é função de algoritmos, como os do Google, garantir que os usuários recebam a melhor filtragem das empresas on-line. 

Essa filtragem não considera apenas a limitação geográfica, mas também os estabelecimentos que se mostram mais relevantes. Isso é definido com base na popularidade de um negócio, velocidade de carregamento do site e muito mais. 

Como o SEO local ajuda os supermercados?

Após entender a definição de SEO local, fica mais fácil compreender como ele ajuda os supermercados. Isto é, o SEO local pode permitir que o seu estabelecimento fique mais visível e melhor posicionado ao pesquisarem por ele.

Nesse sentido, os benefícios do SEO só são válidos para supermercados que dependem de espaços físicos para funcionar. Caso contrário, se não existe limitação geográfica no estabelecimento, esse mecanismo é dispensável. Contudo, se o seu atuar fisicamente, existem inúmeros benefícios. Confira os principais!

Aumento da visibilidade

Quem não é visto, não é lembrado! Ao trabalhar adequadamente a otimização para o SEO local, é possível destacar o seu supermercado da concorrência. Ao fazer isso, os usuários têm um maior contato com a sua empresa on-line. Assim, as chances de captação de clientes são maiores.

Atração de novos públicos

Muitas vezes, as pessoas utilizam os buscadores por não conhecerem os estabelecimentos da região e querem saber mais informações. Então, ao se posicionar adequadamente diante do SEO e elevar a visibilidade, fica mais fácil atrair novos públicos. Esse benefício ocorre organicamente, sem precisar necessariamente investir mais em mídia.

Aumento da autoridade local

O Google ranqueia negócios, como os supermercados, conforme a relevância deles. Então, os usuários entendem que os que aparecem nas primeiras sugestões tem mais credibilidade. Logo, fica mais fácil se destacar e conquistar a confiança do público.

Incentivo a tomada de ação

Normalmente, as buscas locais sinalizam que o consumidor está prestes a tomar uma decisão. Assim, se ele pesquisa pelos supermercados mais próximos, é possível que esteja a procura de um local para fazer compras

Sendo assim, se o seu supermercado tiver boa visibilidade e autoridade, quem analisá-lo pode ser estimulado a tomar uma ação.

Duvida? Estudos do Think With Google mostram que 76% das pessoas que fazem pesquisas locais visitam o estabelecimento nas próximas horas. 

estratégias para seu supermercado vender mais

Como trabalhar o SEO local para supermercados?

Após entender os benefícios do SEO local para supermercados, é o momento de aprender como trabalhar no estabelecimento. Então, saiba que a otimização segue a mesma lógica para qualquer outra pesquisa nos buscadores, que utilizam os já citados critérios de rankeamento. 

Contudo, existem algumas particularidades no SEO local que devem ser consideradas. Saiba mais sobre elas e como fazer SEO local para o seu negócio a seguir!

Otimize o seu site

A qualidade de uma página web é um dos fatores de rankeamento do Google, que considera segurança, responsividade, velocidade de carregamento etc. Então, é importante investir em bons profissionais de TI para otimizar a estrutura do site.

Além disso, profissionais de marketing, como redatores e designers, também são essenciais nesse aspecto. Isso porque eles otimizam aspectos como título da página, definição da URL, descrição nas imagens do texto e outros. Todos esses elementos influenciam no SEO local.

Produza conteúdo local

A produção de conteúdo é essencial para atrair consumidores, ajudá-los a entender uma necessidade de compra e estimular uma ação. Se o conteúdo for local, os benefícios proporcionados tendem a ser ainda maiores, caso o público busque por isso.

Uma das maneiras de fazer isso é com anúncios segmentados por localização. Dessa forma, você atrai públicos a partir de uma limitação geográfica e interessados em produtos e serviços específicos da região.

LEIA MAIS: Marketing Digital para Supermercados

Crie o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que capta inúmeras informações sobre um negócio local. Logo, se cadastrar nele é um diferencial para otimizar o SEO local, já que isso apresenta mais detalhes sobre o estabelecimento. 

É o caso de telefone, horário de funcionamento, endereço, categoria, condições de acessibilidade etc. E ainda, você pode publicar vídeos e fotos. Junto com isso, o Google Maps também captura informações e passa a apresentar maiores detalhes para os usuários. 

Além disso, a ferramenta também conta com o recurso de Perguntas e Respostas, que ajuda a interagir com o público e sanar dúvidas. Outro recurso é o Google Fotos, em que os estabelecimentos podem publicar atualizações sobre a empresa.

Incentive as avaliações dos clientes

Uma das análises mais comuns nas buscas locais é a efetuada pelas avaliações dos clientes. Afinal, elas ajudam a passar credibilidade para um estabelecimento e evitar que o público perca tempo. Esse feedback efetuado também é útil para o ranqueamento do Google. Assim, ao incentivar as avaliações on-line dos clientes, as chances de causar boas impressões são maiores.

Então, conseguiu entender os benefícios do SEO local para o supermercado e como trabalhá-lo no seu estabelecimento? Ter essas respostas contribui para o melhor desenvolvimento de estratégias do negócio. Diante disso, ele pode ter mais visibilidade, atrair clientes e aumentar vendas.

Quer aproveitar a visita para se aprofundar no assunto trazido? Confira nosso post sobre site de e-commerce para supermercado e saiba como otimizá-lo!

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp