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Como trabalhar um bom relacionamento digital? 7 Dicas para aplicativos de mercado

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Você deseja melhorar o relacionamento com o seu cliente no meio digital? Uma das maneiras de atingir esse objetivo pode ser com aplicativos de mercado próprios. Já parou para pensar? Afinal, eles permitem que o consumidor acompanhe exclusivamente as ofertas dos seus produtos e façam as compras diretamente por ele.

Nada contra divulgá-los nas redes sociais, inclusive elas são muito bem-vindas nas estratégias de vendas. Entretanto, elas funcionam como um shopping, em que o usuário passeia ao rolar pelo feed e se distrai com diversas marcas e ofertas.

Assim, nem sempre eles são atraídos o suficiente para as compras no seu mercado. Consequentemente, isso dificulta o desenvolvimento do relacionamento com o cliente no meio digital. Para entender melhor a importância de investir em aplicativos de mercado, saiba que 85% dos brasileiros fazem compras em apps ou sites, segundo um estudo da Opinion Box.

Quer saber mais sobre o funcionamento e a importância de aplicativos de mercado? Continue a leitura, descubra 7 dicas para colocar isso em prática e muitas outras informações!

Por que os aplicativos de mercado ajudam no relacionamento com o cliente?

Conforme mencionado, ter um aplicativo de mercado para o consumidor ajuda a desenvolver um relacionamento com ele. Os motivos para isso são inúmeros, acompanhe a seguir!

Aumenta a vantagem competitiva

Digamos que enquanto você ainda não decidiu se vale a pena investir em aplicativos de mercado, a concorrência já garantiu o dela. Desse modo, o público percebe qual das empresas investe em inovação para melhorar a experiência de compra e qual fica para trás na corrida competitiva.

Isto é, os dados trazidos deixam claro que os usuários usam diversos aplicativos, inclusive para fazer compras. Esse tipo de prática se torna cada vez mais comum com a democratização da internet e do smartphone.

Inclusive, é possível que você também tenha alguns aplicativos no seu celular. Consegue calcular o total deles? E por qual motivo você gosta desse tipo de uso? Naturalmente, essa última resposta se relaciona com o favorecimento da experiência do cliente.

Reforça a memorização do cliente

Provavelmente você segue dezenas de empresas em cada rede social. Consegue lembrar de cada uma delas? É possível que exista dificuldade nessa memorização. Isso porque as redes sociais oferecem diversos conteúdos, sejam eles profissionais ou pessoais. Assim, é comum que as pessoas se distraiam.

Por outro lado, quando uma marca disponibiliza um aplicativo e permite que o cliente tenha acesso a ele, a memorização é facilitada. Afinal, além do ícone do app em destaque, o consumidor acesse ofertas, informações importantes, notícias e pushes sobre a empresa.

Diante desse contexto, é mais difícil esquecer de uma marca, concorda? Outro ponto positivo é que o acesso a esses conteúdos estão literalmente na ‘’palma da mão’’. Isto é, não é necessário sair de casa e entrar na loja física, apenas acessar o celular.

Segmenta as informações conforme o público-alvo

Divulgar produtos, ofertas e demais informações sobre o mercado nas redes sociais ou site dificulta a segmentação. Ela é fundamental para que cada consumidor receba um conteúdo alinhado com a sua jornada de compra.

Além disso, considere que os gostos e interesses de cada cliente também são variados. Isto é, quem tem filhos pode priorizar produtos infantis, praticantes de atividade física focam em itens do mundo fitness etc.

Então, de acordo com os cliques do usuário é possível que o aplicativo trace um perfil e segmente as ofertas e demais conteúdos. Dessa maneira, existe uma maior probabilidade de satisfação com a marca e de conversão nas compras. E ainda, considere que a melhoria da experiência também incentiva eles a manterem o uso e até a recomendar para outras pessoas.

aplicativos para mercado

Tem acesso a informações do cliente

Divulgar os seus produtos e serviços em redes sociais e sites permite o conhecimento do público-alvo. Entretanto, conseguir isso por meio de aplicativos de mercado pode ser muito mais eficiente.

Desse modo, é possível saber sobre o perfil, hábitos de compra e comportamentos da audiência. Tudo isso é útil na construção de campanhas mais alinhadas com as necessidades dela e com maior chance de acerto.

Para entender melhor, confira os dados que podem ser descobertos com os aplicativos:

  • produtos preferidos;
  • estado civil;
  • pesquisas efetuadas;
  • idade;
  • quais dias e horários o acesso ao aplicativo é mais frequente;
  • etc.

Como otimizar a relação com o cliente por meio de aplicativos de mercado?

Percebeu como os aplicativos de mercado podem ser importantes? Agora é o momento de aprender como colocar isso em prática. Confira 7 dicas!

1. Crie uma persona para o aplicativo

Os dados obtidos dos seus clientes são úteis para criar uma persona. Ela refere-se a um personagem semi-fictício baseado no consumidor ideal. Isso ajuda na produção de conteúdos, atendimento e desenvolvimento de ofertas alinhados com os desejos e interesses dela.

2. Defina a personalidade da sua marca

A sua marca pretende ter uma presença mais engraçadinha, jovem ou moderna no aplicativo? Seja qual for a resposta, essa personalidade deve ser impressa o tempo todo. Isso sinaliza para o público quem você é, o que contribui para fixação na memória do consumidor.

3. Ofereça diversas opções de pagamento

É um erro investir na interface do aplicativo, atendimento e outras funcionalidades, mas esquecer da diversidade de pagamento. Afinal, essa costuma ser a última etapa, no entanto, é uma das mais importantes. Então, disponibilize diversas opções de pagamento para estimular a compra do público.

4. Otimize a entrega

O tempo de espera na entrega costuma ser um dos motivos para a compra presencial ser preferida on-line. Então, se quiser equilibrar a situação, otimize a entrega e ganhe pontos com o público.

5. Personalize as ofertas

Já que você traçou um perfil do seu cliente, que tal enviar ofertas personalizadas para ele? Isso eleva a satisfação do público e até mesmo a possibilidade de conversão.

6. Ofereça suporte

A compra on-line dificulta o maior contato do consumidor com o produto, isso pode afastá-lo desse tipo de aquisição. Para evitar isso, ofereça uma assistência digital eficiente, como uma aba com perguntas e respostas.

7. Otimize a interface e a usabilidade

Um aplicativo com problema de funcionamento afasta a audiência rapidamente. Assim, otimize a interface e a usabilidade para evitar problemas de carregamento, falta de informação etc.

Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre como os aplicativos de mercado ajudam no relacionamento digital com o cliente? Tudo isso pode ser potencializado se você tiver o seu próprio app, o que eleva a visibilidade e a vantagem competitiva. Portanto, considere essa possibilidade.

O nosso post foi útil para o seu entendimento no assunto? Aproveite a visita e descubra como oferecer uma entrega mais rápida no mercado delivery!


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