Segundo dados da eMarketer – Inside Intelligence 2020 o Brasil foi o quarto país com o maior crescimento do e-commerce e a medida que a pandemia esfria e as regras de abertura do comércio foram flexíveis devemos ter taxas de crescimento menos agressivas, entretanto especialista do setor ainda estimam uma taxa de crescimento de 26%.
Com consumidores cada vez mais digitais, indústrias e fornecedores mais imersos no online, o e-commerce continuará sendo um canal importante para o supermercado.
Além do aumento de receita e crescimento constante é importante destacar outras vantagens do e-commerce:
- Fortalecimento de Marca
- Ampliação da área de atendimento
- Relacionamento com a indústria
Fortalecimento de Marca
Segundo dados do IBGE, em 2020, o Brasil possuía 1,6 dispositivo portátil por habitante. E segundo a Deloitte o uso de dispositivos eletrônicos tem aumentado de forma significativa.
Além dos smartphones os usuários já possuem relógios inteligentes, e-reader (leitor eletrônico) e tablets.
Com isso, se faz importante não só pensar na presença digital do seu supermercado, mas também na omnicanalidade do seu negócio e como você estará acompanhando os clientes em todas as plataformas digitais.
Ampliação da área de atendimento
O setor varejista que historicamente foi limitado à proximidade geográfica de seus clientes, visto que o consumidor não se desloca mais de 2 quilômetros para abastecer a sua geladeira.
Agora no e-commerce existe a possibilidade de expandir a sua operação e alcançar clientes de regiões distantes.
Cada loja da Mercadapp atende em média a 31 bairros, podendo configurar sua taxa de entrega por bairro (em média R$: 10,90 por bairro) ou por quilometragem (em média R$: 1,53 por km).
Conheça o case do Nidobox que aumentou a área de venda por meio do e-commerce próprio.
Relacionamento com a indústria
Devido ao grande crescimento do e-commerce em 2020 a indústria começou também a reforçar sua presença nos canais digitais dos supermercados, sendo cada vez mais recorrente a realização de ações de trade marketing.
A nova ponta de gôndola passou a ser um cupom de desconto, o encarte se transformou em um banner no aplicativo e agora com mais dados e insumos a indústria consegue fortalecer sua atuação e ser ainda mais assertiva.
Saiba como fazer sua loja online crescer com a leitura desse artigo feito pelo nosso coordenador de operações Pedro Karol.
Adaptação e aprendizado
Apesar dos ótimos números e taxas de crescimentos, ainda sabemos que o e-commerce está no começo, com números avançando anualmente de forma expressiva se faz necessário entender os novos hábitos de consumo, preparar e estruturar sua operação de picking (retirada em loja) , de entregar e entender as melhores formas de ativação.
Com a omnicanalidade em alta e visando cada vez mais proporcionar uma experiência inovadora e única aos seus clientes, o supermercado precisa aprender com o hoje, afinal como diria Peter Drucker: a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.
Como seu supermercado tem se adaptado às necessidades cada vez mais latentes do consumidor? Já pensou em agregar uma plataforma de vendas online capaz de te ajudar a gerenciar e aumentar o faturamento da sua loja?
Fale com um de nossos consultores e agende sua consultoria!
Artigo escrito por: