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Quais as vantagens da experiência phygital para o seu supermercado?

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

A expressão experiência phygital é a junção do físico com digital. Ganhou força e atenção, nos últimos tempos, devido à mudança de percepção pelo próprio varejo. Como assim?

Bem, a pandemia acelerou a adoção de tecnologias e forçou diversos empreendimentos a se transformarem. Aquela máxima do “não é o mais forte que vence, mas, sim, o mais adaptado” nunca fez tanto sentido nos últimos meses.

Com isso, é possível observar que aquelas soluções que, alguns anos atrás, só eram usadas por grandes negócios, hoje se tornaram essenciais a quaisquer deles.

Mas o que é, na prática, a experiência phygital? E quais os recursos envolvidos nisso? Acompanhe o texto e descubra mais sobre essa tendência de compra e o novo perfil do consumidor!

O que é a experiência phygital?


A experiência phygital expressa a
união de práticas de consumo tradicionais e novos hábitos. Ao mesmo tempo em que permite aquisições nas formas comuns (pela presença física), abrange tecnologias para uma experiência online

Também chamada de omnichannel, a ideia por trás do conceito é não mais delimitar um espaço entre físico e digital. Com isso, transforma tudo em uma coisa só. 

Ou seja, um consumidor que realiza compras por meio de um aplicativo precisa obter experiência semelhante à que teria se estivesse presencialmente no local. 

Vale ressaltar, ainda, que a experiência phygital não se concentra somente em um nicho específico de compras. Por isso, varejistas de alimentos e supermercados também precisam aproveitar as facilidades proporcionadas por essa novidade. 

A título de curiosidade, já existem supermercados tecnológicos nesse sentido de proporcionar o phygital. Choice Market, Save Marte Companies, Carrefour e 7Fresh são alguns dos grandes exemplos.

Quem é o tal consumidor phygital?


Quando falamos em consumidor phygital, é preciso ter em mente as seguintes características:

  • exigência: ele tem à disposição uma variedade de produtos. Além de qualidade, ainda quer conveniência e disponibilidade. É um consumidor que precisa sentir certeza de estar tomando a decisão certa, por isso, compara bastante até se resolver;
  • lealdade, porém, sem fidelidade: ou seja, é um consumidor que tende a voltar a fazer aquisições no mesmo lugar, caso tenha obtido boas experiências. No entanto, não se atém apenas a um estabelecimento. Costuma consumir de vários, já que gosta de alternativas;
  • fluidez na compra: sua aquisição não se limita a uma única forma. Ele pode até preferir o presencial, em alguns momentos, no entanto, também gosta de usar celular, tablet, aplicativo, site e redes sociais; 
  • avidez por informação: é um consumidor que está amplamente conectado, quer liberdade de escolha e, para isso, busca informações. Lê blogs, vai atrás de depoimentos e o que mais estiver disponível na internet.

Qual a relação da experiência phygital com a satisfação do consumidor? 


Bem, tendo em mente o perfil do novo consumidor, fica fácil concluir que proporcionar a experiência phygital é uma forma de cativá-lo e contribuir para que tenha uma percepção positiva a respeito do supermercado.

Ao ter o contato e poder comprar por meio de canais físicos (as próprias lojas) e também online (aplicativos e sistemas de integração), o supermercado consegue propiciar:

  • atendimento ágil;
  • fluidez no processo de compras;
  • autonomia ao consumidor;
  • adequação às suas necessidades;
  • diferença competitiva em relação aos concorrentes.

Quais as vantagens de investir na experiência phygital?


E como a experiência phygital impacta o próprio supermercado? Confira as principais vantagens!

Personalização do supermercado


Será que a
jornada de compra de todo cliente é igual? Segundo o que se conhece atualmente sobre marketing, ela é diferente para cada perfil de consumidor. 

No contexto do supermercado, por exemplo, é possível encontrar um público que realiza compras grandes mensais, enquanto outro que opta por aquisições menores semanais. 

Existem os clientes que gostam de consumir sempre de uma única marca de produtos. Mas, também, há os que escolhem as marcas com produtos mais em conta.

E não paramos aqui! 

Então, como saber a melhor forma de agradar? Simples! Flexibilizando e personalizando essa jornada. Ao permitir mais liberdade de escolha ao consumidor, você consegue conquistá-lo com boas experiências.

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Possibilidade de reunir informações importantes do público


O processo de proporcionar uma experiência phygital requer o investimento em tecnologias adequadas. Como consequência, o supermercado tem a oportunidade de reunir informações importantes que, depois, ajudarão a conhecer melhor as preferências e os hábitos do público. 

A partir disso, torna-se mais fácil criar um planejamento de atração, marketing e vendas, tendo mais sucesso na execução das estratégias.

Melhorar a gestão do negócio


O investimento em experiência phygital também
melhora a gestão do negócio. Ao ter dados centralizados, torna-se possível organizar melhor os processos, além de automatizar atividades e tomar melhores decisões.

Por exemplo: entendendo que os clientes de determinada região geográfica preferem comprar online, o supermercado pode investir em uma logística para agilizar ainda mais as entregas naquela localidade, evitando qualquer desgaste na demora.

Aumento nas vendas


Com a otimização nos processos e a
integração de todos os canais, as vendas tendem a aumentar. O supermercado consegue atingir públicos diferentes, além de resolver demandas com facilidade e conseguir um maior volume de atendimento.

Como colocar em prática a experiência phygital em um supermercado?


Ao longo do texto, você viu que a experiência phygital
permite a compra pelos canais offline e online. No entanto, também é importante ter em mente que investir nisso vai além de estar nos tradicionais aplicativos de entrega.

Por mais que essa escolha também seja útil, não se compara aos ganhos de o supermercado ter um sistema próprio.

É um software específico que possibilitará personalizar as jornadas de compras, reunir dados sobre os consumidores, criar uma relação mais próxima com eles e fazer a integração com outros sistemas de tecnologia.

Assim, uma plataforma de e-commerce para supermercados permite criar layouts exclusivos, podendo ser configurada de acordo com a preferência do estabelecimento. Além disso, conta com navegação amigável, sendo intuitiva e permitindo o uso por smartphones ou computadores.

As soluções são completas e permitem integração, não importa o tamanho do negócio. É um sistema adaptado ao varejo de alimentos, além de considerar a boa experiência do cliente.

O consumidor moderno necessita da experiência phygital para despertar mais interesse pelo estabelecimento de alimentos. Por isso, supermercados que desejam se tornar competitivos precisam investir em tecnologias capazes de promover esse ganho.

Se você se interessou pelo tema, então confira, agora, os pilares importantes para montar um supermercado online!

 

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