fbpx

Proteção de dados para seu supermercado online: qual a importância?

proteção de dados para seu supermercado online
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Quantas atividades no seu supermercado online utilizam, hoje, dados internos e externos? Provavelmente todas, não é mesmo? E vemos que, com o tempo, esse uso tem se intensificado cada dia mais. Com a adesão à inteligência de dados, inteligência de decisão, Business Intelligence, entre outros, temos uma otimização das ações dos negócios por meio do uso adequado dos dados.

Ao mesmo tempo, pense que, se eles são tão valiosos para as estratégias da empresa, são bastante visados por criminosos e, também, podem interferir no funcionamento do seu negócio caso estejam indisponíveis ou comprometidos. Por isso, reconhecer a importância da proteção de dados é fundamental para tomar as medidas necessárias para evitar problemas.

Vamos trazer os principais motivos que evidenciam essa importância. Confira a seguir!

Qual a importância dos dados para supermercados online?

Sabemos que os dados estão cada vez mais ganhando maior dimensão nos negócios. Mas e nos supermercados online, qual a sua importância? Vamos trazer alguns pontos que evidenciam essa questão a seguir:

  • Eles são fundamentais para o funcionamento do supermercado online. Não é possível fazer compras, por exemplo, sem dados pessoais do cliente (nome, endereço, dados de pagamento, entre outros). Ao mesmo tempo, esses dados são visados por cibercriminosos, justamente, porque é possível obter vantagens indevidas com acesso a eles;

  • É possível melhorar experiência de compra, reter e fidelizar clientes analisando padrões de comportamento. Por exemplo, ao verificar que um cliente sempre faz suas compras na primeira quinzena do mês, você pode gerar contatos personalizados para convidá-lo a retornar, caso ainda não tenha feito sua aquisição no supermercado online;

  • Permite analisar padrões de comportamento do usuário (por exemplo, de que forma ele navega no supermercado) e otimizar ofertas e promoções, bem como proporcionar uma personalização da plataforma de forma mais eficiente;

  • Permite analisar padrões gerais de compras, sazonalidade, bem como outras questões que podem influenciar na gestão do supermercado como um todo.


Complemente a leitura com o artigo: Gestão de dados para e-commerce, qual a importância?

supermercado online como usar a seu favor

Qual a importância da proteção de dados para supermercados online?

Se os dados são fundamentais para o funcionamento do negócio, pense também que protegê-los tem igual ou maior importância. Afinal, problemas em seu uso podem causar prejuízos severos, tanto financeiros quanto danos de imagem. Por isso, vamos apresentar a seguir alguns pontos que evidenciam ainda mais essa questão.

Evitar fraudes

Hackers ficam de olho, justamente, nos dados do supermercado online porque obtê-los permite gerar fraudes diversas. Por exemplo, quando há retenção de informações de cartão de crédito no perfil da pessoa, o acesso a essas informações permite que os cibercriminosos possam fazer compras tanto na sua loja quanto em outros espaços.

Além disso, a proteção de dados permite, também, ter mecanismos que evitam até mesmo que usuários mal intencionados possam tentar ter benefícios indevidos em sua loja. Com isso, evita-se prejuízos diversos para seu negócio.

Minimizar riscos e prejuízos de ciberataques

Não são apenas fraudes que podem comprometer a sua empresa. Afinal, temos outros tipos de ataques que podem causar problemas no dia a dia, como o DDoS e o Ransomware. 

O primeiro é um ataque de negação de serviço, ou seja, os hackers sobrecarregam o acesso à sua plataforma até que ela saia do ar. Muitas vezes essa é uma medida de cortina de fumaça. Afinal, você não quer ficar sem poder realizar vendas, não é mesmo? Enquanto estão tentando consertar essa questão, eles atacam outra vulnerabilidade.

Outro ataque comum, infelizmente, atualmente, é o Ransomware, que tem dado dor de cabeça, inclusive, para os governos. Nesse ataque os hackers invadem os sistemas e fazem criptografia dos dados, de forma que você não consegue utilizá-los. Ao final, eles fazem uma tentativa de extorsão (só liberam o acesso mediante pagamento) e, nem sempre devolvem, mesmo com o pagamento.

A proteção de dados, assim, visa justamente impedir que este tipo de ação ocorra ou, ainda, caso algo passe nas primeiras barreiras de segurança, impedir que o ataque se concretize.

Estar em consonância com a LGPD

Temos atualmente uma legislação importante de proteção de dados: a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Ela não só confere maior autonomia para os usuários sobre seus dados, mas também confere maior responsabilidade para que as empresas protejam as informações.

Uma das sanções possíveis na LGPD é punir os negócios em caso de cibercrimes caso sejam encontradas evidências de negligência na proteção. Por isso adote as medidas necessárias para este fim.

Estar atento a novas tendências

Diante das novas tendências no uso de dados vemos, também, uma maior mobilização para integração de informações entre diferentes instâncias. O Open Banking, por exemplo, é uma das novidades que merece atenção.

Neste caso, é possível ter o compartilhamento padronizado de dados por meio de instituições financeiras e demais autorizadas segundo o Banco Central do Brasil. Com mais dados circulando, aumenta-se os pontos de ataque e consequentemente, a proteção precisa ser potencializada.

Como proteger os dados do seu supermercado? 

Diante dessa importância, precisamos pensar em quais as melhores estratégias para conseguir potencializar a proteção dos dados do seu supermercado e, assim, evitar problemas como listamos neste artigo (como os problemas com ciberataques).

Mas afinal, quais são as melhores estratégias para este fim? Separamos algumas para ajudá-lo nesta questão:

  • Esteja sempre atualizado em relação a novos protocolos existentes no mercado para proteção de dados;
  • Descubra quais são as principais ameaças e previna-se quanto a elas;
  • Tenha profissionais de cibersegurança atuando em seu negócio;
  • Cuidado com as certificações que conferem maior proteção aos pagamentos;
  • Utilize soluções que estejam em consonância com a LGPD.

Além de todos esses pontos, é fundamental ter a melhor plataforma de e-commerce, principalmente, se ela for focada, justamente, para supermercados. A Mercadapp pode ser sua maior aliada nisso. Nós nos preocupamos com as principais ameaças existentes no mercado e temos um time de especialistas que nos auxilia com todas as atualizações e adoção de protocolos de proteção importantes para essa área.

Assim você sempre terá a melhor plataforma em sua mão, permitindo proporcionar sempre as melhores opções para seu público, garantindo que eles estarão mais protegidos de tentativas de fraude, bem como também evita este tipo de situação para seu próprio negócio.

Outros benefícios no uso do Mercadapp são:

  • O app pode ser personalizado para o seu negócio;
  • Adoção de um site intuitivo;
  • Oferecimento de encarte digital para divulgação de promoções e ofertas;
  • Acompanhamento de ponta a ponta com uma plataforma de gestão eficiente;
  • Facilitação do processo de separação de itens, agilizando a entrega para seus clientes.

Ou seja, com tantos benefícios, que vão para além da proteção de dados do seu supermercado online, não dá para perder a oportunidade de contar com a melhor plataforma para seu negócio, não é mesmo?

Quer saber mais e tirar suas dúvidas? Entre em contato e saiba como podemos fechar uma parceria incrível para seu mercado.

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp