fbpx

Como preparar meu supermercado para o lockdown?

Preparar o supermercado para o lockdown

As perspectivas de novas variantes da Covid-19 têm sido assunto nos mais diversos noticiários do país e do mundo. Essa informação nada animadora tem dado reações ao comércio já antes vistas, como o lockdown presente em algumas cidades do país. 

Diante as notícias, mais uma vez vemos o comércio buscando alternativas para prepararem sua operação para este momento. Reunimos algumas dicas importantes que podem te ajudar a passar por esse processo! 

Comunicação é a palavra lei

Utilize os principais meios de comunicação para chegar até o seu cliente: através das redes sociais, com o disparo de mensagens de conscientização, informando por quais plataformas de vendas o seu supermercado irá atender, quais os horários de funcionamento. Assim você estabelece uma ponte de contato que ampliará o relacionamento com seu cliente.

Varie nos formatos de comunicação, utilize vídeos, áudios ou até artes simples feitas para comunicá-los. No nosso blog temos algumas dicas de ferramentas de marketing para seu supermercado

Além disso, esteja sempre alinhando sua comunicação com as notícias da secretaria de saúde da sua cidade e repassando as orientações para seus clientes.

Invista no delivery

Segundo levantamento feito pela Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – o  delivery ganhou destaque durante o início da pandemia em 2020, só no Brasil a atividade representou um total de 48,77% , quase metade de toda a América Latina. Por se tratar de um meio mais cômodo que as pessoas encontraram de fazer seus pedidos sem se expor durante a pandemia, o delivery foi um grande apoio em várias empresas. 

Por se tratar de um serviço que tem sido essencial para o funcionamento de algumas organizações, nosso time de assessores listou algumas dicas que podem ajudar a você organizar sua operação de delivery durante o lockdown

Reduza a quantidade de pedidos por intervalo e aumente os dias para agendamento

Reduzir o número de pedidos em cada intervalo de entrega vai ajudar sua operação de separação e logística a manter a qualidade do atendimento, enquanto o volume de compras aumenta. Uma excelente alternativa é você poder disponibilizar ao seu cliente a opção de agendamento de pedidos dias à frente e sempre comunicá-los sobre possíveis atrasos devido o aumento da demanda.

Mobilize e capacite o seu time

Informe aos seus colaboradores os cuidados que deverão tomar (preze pela saúde do seu time). Oriente sobre a importância do uso dos instrumentos de proteção e prepare-os para as mudanças, esclarecendo as responsabilidades de cada um. Durante a separação dos pedidos capacite o time para ter total cuidado com os produtos solicitados, para que a experiência do seu cliente não seja afetada durante esse período! 

Reforce sua operação de entrega

Com a sua loja física fechada você precisará ser capaz de atender aos clientes por meio no seu delivery e para isso deverá otimizar sua operação de entrega: 

  1. Crie rotas agrupe seus pedidos por proximidade, com a tecnologia Mercadapp você definir limitar a entrega para determinados bairros por horário, possibilitando concentrar a quantidade de pedidos na mesma direção em determinado horário;
  2. Terceirize parte da sua operação de e-commerce: os clientes Mercadapp podem contar com empresas como a Loggi, Beer e Eu entrego, para reforçarem suas operações. 

Uma plataforma própria de vendas para seus clientes

Além da preparação de uma operação que comunique e entregue, o principal é se perguntar em qual plataforma você irá receber os pedidos dos seus clientes

Entenda que a pandemia acelerou o processo de digitalização que algumas empresas vinham se planejando a passos mais lentos, então os meios de comunicação com o cliente, de venda por meio de plataformas próprias de e-commerce foi crescente.

Pensar em uma plataforma de vendas online para seu supermercado é essencial para esse período, pois assim você conseguirá ter um melhor controle das suas vendas, além de proporcionar uma experiência que poderá superar as expectativas dos seus clientes. 

Para isso elencamos alguns pontos que poderão ser decisivos na sua pesquisa por plataformas de e-commerce para seu supermercado:

  • Uma plataforma especializada para supermercados; 
  • Um meio de vendas que também integre uma plataforma de separação e recebimento dos pedidos;
  • Que possua um time que irá te ajudar a se desenvolver no comércio digital;
  • Uma plataforma que agrega uma experiência acessível e de fácil usabilidade para seu cliente.

Entenda como a Mercadapp – Especialista em plataformas de e-commerce para supermercados pode auxiliar seu mercado nesse processo de implantação de um aplicativo próprio!