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Por que o seu supermercado ainda não está online?

Venda online dentro do supermercado

Quantas vezes você já fez uma compra pela internet? Além de ser prático, comprar pela internet oferece um diferencial comparado às lojas físicas: a economia de tempo.

Por ser um recurso cada vez mais escasso, o tempo tem sido fator determinante para grande parte das pessoas em diversas situações do dia a dia. Os supermercados online são uma tendência cada vez mais forte fora do país e estão conquistando o seu espaço no Brasil aos poucos.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) em conjunto com a AC Nielsen aponta que apenas 1% dos 18.500 supermercados já começaram a trabalhar com redes sociais e oferecem opções de compra pela internet. 

Outro dado importante levantado pela pesquisa é que apenas 6% dos 500 maiores supermercados atuam no varejo virtual. 

Mudança no comportamento do consumidor

Mesmo sendo números relativamente baixos em relação a outros países, é preciso refletir: por que grandes redes estão repensando a sua forma tão consolidada de trabalhar? A resposta não está dentro dos escritórios e sim do lado de fora dos corredores e prateleiras. Tudo se dá pelas transformações comportamentais do consumidor. 

O consumidor atualmente busca praticidade durante a compra de um produto ou serviço, eles estão motivados principalmente pela necessidade de ter mais tempo para realizar atividades que lhe dão prazer.

Se o seu negócio lida com pessoas, é mais que urgente estar atento ao comportamento que elas apresentam e buscar acompanhar cada evolução.

Compra VS Internet

A relação compra VS. internet foi fortalecida com o passar dos anos e, principalmente, com o amadurecimento de grandes players do e-commerce que estavam atentos tanto às principais preocupações dos consumidores quanto à transparência e segurança de dados e transações on-line.

O consumidor passa mais tempo dentro do ambiente digital do que fora dele, ou melhor, podemos dizer que essa separação já não existe mais, afinal, o on-line e o off-line se interligam o tempo todo, o que faz da internet uma extensão da “vida real”. 

Se o consumidor já está tão habituado a utilizar o meio digital para realizar suas tarefas diárias e obter tudo que deseja, por qual motivo o seu supermercado ainda não faz parte desse ambiente e não proporciona essa conexão com o seu público? Para as redes que já atuam com esse modelo de negócio é possível notar resultados expressivos.

A pesquisa que foi realizada pela consultoria A.T. Kearney aponta que mais de 30% dos consumidores já fizeram alguma compra de mercado on-line nos últimos 12 meses. 

Esse número representa um crescimento considerável em relação aos estudos anteriores, esperando um aumento de Market Share de 15 a 18% até 2023.

Segundo a pesquisa, os serviços de e-commerce para supermercados representam uma das maiores oportunidades de crescimento para supermercadistas, apontando um crescimento de 5 a 6 vezes mais que os demais canais de venda.

Para falar sobre faturamento, a pesquisa aponta que o setor supermercadista faturou em 2014 R$ 294,9 bilhões, segundo a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, ou seja, até 2023, esse mercado apresenta potencial de crescimento de aproximadamente R$ 48 bilhões apenas com o e-commerce.

Como preparar seu supermercado para vender online?

Estar no ambiente virtual pode ser algo simples, mas o processo exige planejamento, pois a principal chave desse processo é: construir um relacionamento de confiança com o seu público.

O trabalho de tornar seus clientes da loja física em potenciais clientes da loja virtual é importantíssimo para você oferecê-lo outro canal – que por muitas vezes será mais cômodo e fará do seu cliente um divulgador da sua plataforma. 

Para que isso aconteça da melhor maneira possível atente-se a:

  • Fazer uma divulgação que reforce a necessidade do seu cliente estar na sua plataforma;
  • Eduque-o, você precisa conhecer o seu cliente e saber como instruí-lo da melhor forma;
  • Capacite sua equipe! Tenha multiplicadores, engaje seus colaboradores;
  • Utilize as redes sociais a favor das comunicações com seu cliente!

No artigo: Como lançar o aplicativo do seu supermercado você entenderá o passo a passo completo!Como preparar a equipe para vender online?

Quais as expectativas para o comércio?

Em um futuro muito próximo, estar ou não presente na internet não será mais uma opção e sim uma obrigatoriedade se o foco for acompanhar o comportamento e as exigências do seu público. 

O seu diferencial deverá ser construído pensando em como criar formas de conquistar a confiança do cliente fora do ambiente físico transpondo para o digital. Além dos grandes nomes como Pão de Açúcar e Extra, outros estabelecimentos de menor proporção já estão colhendo os frutos que a internet tem a oferecer, como o Supermercado Veran, em Mogi das Cruzes – SP e região e a Rede de Compras.com, em Campina Grande – PB.