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Por que o seu supermercado ainda não está on-line?

Venda online dentro do supermercado

Quantas vezes você já fez uma compra pela internet? Além de ser prático, comprar pela internet oferece um diferencial comparado às lojas físicas: a economia de tempo.

Por ser um recurso cada vez mais escasso, o tempo tem sido fator determinante para grande parte das pessoas em diversas situações do dia a dia. Os supermercados on-line são uma tendência cada vez mais forte fora do país e estão conquistando o seu espaço no Brasil aos poucos.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) em conjunto com a AC Nielsen aponta que apenas 1% dos 18.500 supermercados já começaram a trabalhar com redes sociais e oferecem opções de compra pela internet. 

Outro dado importante levantado pela pesquisa é que apenas 6% dos 500 maiores supermercados atuam no varejo virtual. 

Mudança no comportamento do consumidor

Mesmo sendo números relativamente baixos em relação a outros países, é preciso refletir: por que grandes redes estão repensando a sua forma tão consolidada de trabalhar? A resposta não está dentro dos escritórios e sim do lado de fora dos corredores e prateleiras. Tudo se dá pelas transformações comportamentais do consumidor. 

O consumidor atualmente busca praticidade durante a compra de um produto ou serviço, eles estão motivados principalmente pela necessidade de ter mais tempo para realizar atividades que lhe dão prazer.

Se o seu negócio lida com pessoas, é mais que urgente estar atento ao comportamento que elas apresentam e buscar acompanhar cada evolução.

Compra VS Internet

A relação compra VS. internet foi fortalecida com o passar dos anos e, principalmente, com o amadurecimento de grandes players do e-commerce que estavam atentos tanto às principais preocupações dos consumidores quanto à transparência e segurança de dados e transações on-line.

O consumidor passa mais tempo dentro do ambiente digital do que fora dele, ou melhor, podemos dizer que essa separação já não existe mais, afinal, o on-line e o off-line se interligam o tempo todo, o que faz da internet uma extensão da “vida real”. 

Se o consumidor já está tão habituado a utilizar o meio digital para realizar suas tarefas diárias e obter tudo que deseja, por qual motivo o seu supermercado ainda não faz parte desse ambiente e não proporciona essa conexão com o seu público? Para as redes que já atuam com esse modelo de negócio é possível notar resultados expressivos.

A pesquisa que foi realizada pela consultoria A.T. Kearney aponta que mais de 30% dos consumidores já fizeram alguma compra de mercado on-line nos últimos 12 meses. 

Esse número representa um crescimento considerável em relação aos estudos anteriores, esperando um aumento de Market Share de 15 a 18% até 2023.

Segundo a pesquisa, os serviços de e-commerce para supermercados representam uma das maiores oportunidades de crescimento para supermercadistas, apontando um crescimento de 5 a 6 vezes mais que os demais canais de venda.

Para falar sobre faturamento, a pesquisa aponta que o setor supermercadista faturou em 2014 R$ 294,9 bilhões, segundo a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, ou seja, até 2023, esse mercado apresenta potencial de crescimento de aproximadamente R$ 48 bilhões apenas com o e-commerce.

Como preparar seu supermercado para vender online?

Estar no ambiente virtual pode ser algo simples, mas o processo exige planejamento, pois a principal chave desse processo é: construir um relacionamento de confiança com o seu público.

O trabalho de tornar seus clientes da loja física em potenciais clientes da loja virtual é importantíssimo para você oferecê-lo outro canal – que por muitas vezes será mais cômodo e fará do seu cliente um divulgador da sua plataforma. 

Para que isso aconteça da melhor maneira possível atente-se a:

  • Fazer uma divulgação que reforce a necessidade do seu cliente estar na sua plataforma;
  • Eduque-o, você precisa conhecer o seu cliente e saber como instruí-lo da melhor forma;
  • Capacite sua equipe! Tenha multiplicadores, engaje seus colaboradores;
  • Utilize as redes sociais a favor das comunicações com seu cliente!

No artigo: Como lançar o aplicativo do seu supermercado você entenderá o passo a passo completo!

Quais as expectativas para o comércio?

Em um futuro muito próximo, estar ou não presente na internet não será mais uma opção e sim uma obrigatoriedade se o foco for acompanhar o comportamento e as exigências do seu público. 

O seu diferencial deverá ser construído pensando em como criar formas de conquistar a confiança do cliente fora do ambiente físico transpondo para o digital. Além dos grandes nomes como Pão de Açúcar e Extra, outros estabelecimentos de menor proporção já estão colhendo os frutos que a internet tem a oferecer, como o Supermercado Veran, em Mogi das Cruzes – SP e região e a Rede de Compras.com, em Campina Grande – PB.