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Por que o fulfillment é o futuro da logística no e-commerce?

por que o fulfillment é o futuro da logística?
Tempo de leitura estimado: 7 minutos

Talvez você imagine que o fulfilment seja apenas mais uma novidade que estão falando por aí, mas a verdade é que essa estratégia pode ser central para o seu e-commerce decolar.

Vamos combinar que se há alguma coisa que geralmente atrasa uma decisão de compra é o valor de frete. Você já deve ter notado isso como gestor de marketing, não é?

Agora, o que o fulfilment e o frete tem a ver? O que faz esse conceito não ser qualquer um para a logística do e-commerce? Se nós fizéssemos uma previsão de futuro, pensaríamos nele? Entenda!

O que é fulfillment?

O e-commerce é uma inovação fantástica que trouxe uma evolução estratosférica para o mundo dos negócios. Especialmente no caso dos supermercados, já vimos grandes marcas venderem online e otimizarem os seus ganhos ao economizar custos com lojas físicas.

Agora, um fator de diferencial nesse sistema é um bom modelo de entregas para o cliente, afinal de contas, não adianta você conseguir um preço competitivo, ter tecnologia para alcançar o cliente e ter um custo elevado para fazer o produto chegar nele.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os gastos com estoque giram em torno de 19% e 14% para armazenagem e manuseio respectivamente. Então, a função do fulfilment é justamente atacar nessa ponta garantindo:

  • redução desses custos;
  • aprimoramento da expedição;
  • aumento da velocidade de entrega; e
  • melhora da experiência do cliente.

Falando de forma clara e objetiva, imagine uma loja localizada em uma cidade e com grande clientela em uma cidade próxima. Uma competição com um concorrente localizado nesta outra cidade pode ser praticamente impossível, concorda?

Então, o fulfilment é exatamente uma estratégia para equiparar essa concorrência. Por meio de uma empresa terceirizada com estoque na cidade próxima, o lojista consegue igualar essa competição e quem sabe até vencer dependendo de suas estratégias de qualidade.

O objetivo é assumir estoque, separação de mercadorias, embalagem, transporte e até a medição da satisfação dos clientes, ou seja, preencher um caminho e tanto do seu e-commerce e completá-lo. Daí a significância do termo que é cumprir o serviço.

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Quais as principais etapas que o fulfilment assume?

Os serviços de fulfilment são focados em etapas estratégicas da gestão logística de um negócio. Veja a partir de agora como funcionam essas etapas.

Estoque

Tenha um controle de estoque profissional com entregas corretas e a sinalização adequada das necessidades de reposição para evitar excesso de produtos ou falta deles.

Separação

Conte com um serviço especializado em codificação de itens para uma melhor organização nos galpões. Isso é essencial para que você tenha uma entrega mais rápida ao consumidor.

Embalagem

Aqui identificamos mais uma demanda financeira importantíssima para o empreendedor. A correta embalagem dos produtos é fundamental não só para garantir a segurança dos itens, mas proporcionar uma boa experiência ao consumidor.

Transporte

O transporte em si é a demanda principal do gestor para qualificar o seu sistema de entrega de produtos. Com todas as etapas anteriores bem definidas, é certo que a entrega será facilitada.

Pós-entrega

Por último, mas não menos importante, a experiência final do consumidor com feedback sobre a entrega, necessidades de trocas ou devoluções, insatisfação e outros problemas são facilmente resolvidos com um bom sistema de fulfilment.

Quais os benefícios do fulfillment para a logística dos e-commerces?

Há diversos benefícios na aplicação de fulfilment para um negócio. Desde a otimização de custos até o aumento de qualidade, a estratégia é uma inteligência competitiva para as organizações de e-commerce e aprimoram substancialmente a velocidade da logística. Acompanhe agora alguns dos principais benefícios.

Velocidade logística

Talvez essa seja uma das vantagens mais importantes. O fato é que o consumidor está cada vez mais imediatista. Ele pode estar muito interessado em um produto, mas ao descobrir que a entrega poderá passar de uma semana, pode desistir na hora.

Em muitos casos, a exigência é de entrega em 24 horas e isso não é tão simples de executar pelo lado do lojista. Neste ponto, a estratégia  de fulfilment oferece pontos próximos ao consumidor e uma operação rápida e precisa para levar ao cliente de forma muito veloz o produto.

Otimização de custos

Como já citamos anteriormente, vender para outra cidade pode ser mais complicado. Dessa forma, uma loja localizada em um extremo de um estado como Minas Gerais sentirá sérias dificuldades de entrega para o outro extremo, por exemplo.

Outro fator de extrema importância é o limitado número de centros comerciais. Muitas vezes, a grande massa consumidora se concentra em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Para o lojista localizado em um ponto distante desses centros, a dificuldade e os custos são bem maiores.

O mesmo raciocínio vale para negócios internacionais. Por isso, há tanta necessidade de implementação de um serviço de fulfilment para que o negócio tenha competitividade na entrega.

Gestão de estoque

Muitas vezes, o gestor tem várias ideias de negócios, mas esbarra na gestão de estoque para fazer fluir suas operações. Nem sempre dá para ter um grande galpão em cada centro comercial. Além disso, a organização de itens por códigos e referências pode ser um grande desafio.

Dessa forma, o fulfilment é um serviço que assume essa gestão e reduz a demanda de responsabilidade do gestor. Esse controle de estoque pode ser feito a distância com a tecnologia adequada proporcionada pelo sistema de fulfilment. Basicamente, o gestor se beneficiará de:

  • planejamento facilitado;
  • operação centralizada;
  • estoque proporcional à demanda;
  • segurança de transações;
  • melhor relacionamento com o consumidor;
  • tecnologia específica para serviços logísticos.
  • logística reversa; dentre outras vantagens.


Para complementar seu aprendizado, recomendamos a leitura do artigo: logística para supermercados: tudo que você precisa saber.

Terceirização

Um gestor atual precisa conhecer várias demandas para ter excelência no trabalho, porém, sabemos que não dá para fazer tudo ao mesmo tempo e é claro que é praticamente impossível ser especialista em todas as áreas.

Dessa forma, se você é um gestor de marketing, por exemplo, dificilmente conseguirá conciliar essa demanda com a gestão logística da organização. Então, é fundamental que você trabalhe em parceria com outros atores.

O serviço de fulfilment é uma modalidade de terceirização do negócio, onde você transfere custos de operação logística para uma empresa especializada.

Em diversos casos, ainda que você tenha grande expertise para acumular a gestão da sua área com a gestão logística, sentirá dificuldades financeiras para oferecer vantagens essenciais para o consumidor como velocidade e baixo custo de frete.

Aplicação de tecnologia avançada

Outro fator crucial nessa evolução de gestão é a possibilidade de implementação de tecnologia avançada para a gestão logística. Diversas soluções como ERP, WMS, TMS, dentre outras são necessárias para a aplicação de gestão do estoque.

Nesse ponto, os serviços de fulfilment assumem essa responsabilidade e trazem maior qualidade no controle das operações. Sem contar que o investimento nessas soluções tecnológicas pode aumentar consideravelmente o nível de gastos com essa demanda de gestão.

Especialmente o mercado varejista, tem uma exigência muito grande nessa parte. Com uma grande quantidade de itens para controlar, é importante ter tecnologias que auxiliem na segmentação de SKU’s que são as referências e códigos dos produtos para organização dos estoques nos galpões.

Por que o fulfillment é a tendência do varejo?

Uma característica muito peculiar da tecnologia de e-commerce é ter o potencial de ultrapassar fronteiras para realizar transações. A internet veio justamente para quem consegue transpor esses limites e oferece produtos para consumidores distantes. Veja agora alguns dos porquês do fulfilment ser tendência natural.

Diminuição da complexidade de venda de produtos físicos

Nesse cenário, quem trabalha com produtos físicos tem um desafio um pouco mais complexo do que aqueles que trabalham com serviços digitais. Isso justamente por conta da logística.

Oferecer serviços digitais para um consumidor do outro lado do mundo pode ser bem mais simples do que enviar um produto físico. A gestão de estoque nesse ponto é crucial para que o empreendedor tenha potencial de trabalho para operar o seu negócio.

Nesse ponto, os serviços de fulfilment já se encontram em organizações nacionais e internacionais. Como veremos à frente, há uma série de possibilidades para que o gestor consiga a viabilidade necessária para vender no varejo para consumidores distantes.

Garantia do foco no cliente

Se há uma tendência natural para qualquer negócio é a necessidade de focar no cliente em qualquer situação. Todas as operações precisam considerar as necessidades e a urgência exigida pelo novo consumidor.

Nesse ponto, mais do que uma necessidade futura, é importante que o empreendedor considere desde já tecnologias que centralizem as estratégias no atendimento ao consumidor.

Pode parecer muito simples, mas um valor essencial para o consumidor de e-commerce é a experiência de entrega de mercadorias. Muitos já acompanham com enorme ansiedade o andamento de seus pedidos e esperam ser surpreendidos especialmente na velocidade de entrega.

Conseguir um preço competitivo em um produto pode não ser o suficiente para conquistar aquele consumidor especial. Hoje é necessário que a empresa também entregue um ótimo valor na entrega com um preço baixíssimo de frete ou até gratuito e maior urgência na velocidade de entrega.

Muitos empreendedores que conseguiram fornecedores competitivos para diminuir o valor de seus produtos, esbarraram no alto valor de frete para conquistar um número significativo de clientes.

Combinação entre entrega rápida e frete grátis

Geralmente, quanto mais rápido o frete, mais caro é o preço. O consumidor busca sempre a combinação de entrega imediata e gratuita, mas isso nem sempre é possível. O fulfilment tem exatamente essa função de reduzir essa proporção e proporcionar um sistema de entrega mais competitivo.

Quais empresas já aplicam fulfillment?

A partir de agora, vamos citar exemplos de empresas nacionais e internacionais que trabalham no formato fulfillment. Há vários aspectos para se considerar nessa escolha para que o empreendedor tenha competitividade para o mercado varejista. Acompanhe.

Correios

Os Correios representam uma das alternativas mais naturais no serviço de fulfilment, já que o transporte de mercadorias é o principal alvo da estratégia.

É um serviço oferecido a micro e pequenas empresas e funciona com o estabelecimento de um valor fixo para cada item nas transações. Além disso, há possibilidade de impressão de notas fiscais, embalagem gratuita e o principal que é a diminuição dos preços nos fretes.

A empresa disponibiliza uma série de serviços especializados na demanda de fulfilment para os negócios. Entre as principais soluções para e-commerce, podemos citar:

  • Correios Log +;
  • Web Service;
  • Clique e Retire;
  • Locker;
  • Entrega Interativa;
  • Logística Reversa.

Direct

Mais uma empresa nacional, a Direct é mais uma das grandes operadores de logística no Brasil. Por meio de grandes centros de distribuição estabelecidos em cidades estratégicas do país, a empresa tem funcionários qualificados e suporte tecnológico para o oferecimento de serviços de fulfilment. Entre as principais etapas de fulfilment da empresa, temos:

  • armazenagem e distribuição;
  • processamento de pedidos e estoque;
  • entregas e logística;
  • atendimento e ocorrências.

A empresa é especializada em centralizar os serviços de logística de e-commerces. Dessa forma, é possível contar com soluções de logística integrada que englobam desde a armazenagem dos produtos até o atendimento final ao cliente.

Amazon

Como dissemos anteriormente, os serviços de fulfilment são importantíssimos para a internacionalização de um negócio. Nesse raciocínio, temos uma série de empresas estrangeiras e a Amazon é uma delas.

A gigante internacional tem o seu próprio serviço de fulfilment e disponibiliza uma parceria para empresas que desejam trabalhar com e-commerce para outros países.

O serviço chamado de FBA (Fulfilment by Amazon) abrange etapas como o processo de armazenamento, embalagem, envio de pedidos e tratamento de devoluções e trocas. Em um passo a passo bem simples, o gestor deverá:

  • criar sua conta e fazer login para configurar o FBA;
  • adicionar seus produtos e especificar o inventário FBA;
  • preparar seus produtos para o transporte seguro até o centro de atendimento;
  • enviar os seus produtos por meio de um plano de remessa com etiquetas de identificação para os centros de distribuição.

Agora você tem certeza que a estratégia de fulfilment não é qualquer uma para o seu negócio. Muito pelo contrário, pode ser o diferencial que você precisa junto com o seu e-commerce para supermercados.

E falando em e-commerce para supermercados, será que só o fulfilment representa o futuro da logística nesse setor ou também podemos encaixar as dark stores?

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