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Quais perspectivas o mercado online nos reserva?

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Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Ao comparar os avanços do mercado online para supermercados há pouco mais de dois anos, já conseguimos ver o impacto das mudanças no setor – principalmente por termos atravessado uma crise sanitária que potencializou o uso de plataformas de e-commerce para supermercados.

Mas se compararmos a evolução de 6 anos atrás, quando nem se imaginava que existiria a necessidade de uma tecnologia de vendas online para supermercados e em um período que a Mercadapp dava seus primeiros passos.

No próximo dia 18 de maio a Mercadapp celebra 6 anos e resolvemos trazer neste post as principais mudanças no mercado online, nas quais em algumas tivemos o orgulho de fazer parte. Confira no artigo.

E-commerce para supermercados é vantajoso?

Essa era uma pergunta comum nos principais buscadores quando a Mercadapp iniciou no mercado de vendas online para supermercados.

Pairava no comércio uma dúvida sobre o que era o e-commerce nos supermercados e se isso seria possível, visto que muitos supermercados tinham problemas com gestão de estoques e no mercado online a gestão seria por dois.

O que poucos sabem, é que no início tiveram marcas que apostaram em uma solução de vendas online para seu mercado e que desde então vem colhendo resultados junto a Mercadapp, um dos casos foi com o Supermercado Aconchemax.

Aconchemax

O Supermercado Aconchemax foi um dos primeiros clientes da Mercadapp e que até os dias de hoje permanecem crescendo conosco.

Em uma conversa recente, com Patrícia Guedes – Gerente de E-commerce no Supermercado Aconchemax, conseguimos entender um pouco sobre a visão que o supermercado tinha em 2016 que os fizeram ter um mercado online:

Era uma ferramenta nova, que agregava vendas e diferente do cliente vir na loja, ele teria o aconchego de fazer seus pedidos em casa. Vários fatores que nos fizeram chegar a novos clientes distantes da nossa loja física”

Além disso, Patrícia, que está desde a implantação da plataforma no supermercado Aconchemax compartilhou sua visão de como o cliente de hoje é diferente do de seis anos atrás:

“Hoje o cliente tem mais segurança, pois ele foi sendo conquistado pelo serviço que oferecíamos. Também percebemos que mesmo com o aumento das vendas que tivemos durante a pandemia, que nós não perdemos esse cliente, pelo contrário: conseguimos fidelizá-los por meio da plataforma. 

A mudança foi acontecendo aos poucos, e de uma forma que tanto os clientes, quanto os supermercados pudessem ter tempo de se familiarizar com a integração do físico com o online.

Que desafios foram enfrentados na consolidação do mercado online?

Desafios das vendas online foram um dos termos que mais ouvimos durante esse período de consolidação do mercado online, principalmente porque muitos varejistas descredibilizavam a ferramenta por sentir que fosse “algo passageiro”.

Porém, passamos por um momento onde o contato físico não era recomendado e uma das alternativas mais viáveis se tornou o e-commerce para supermercados e um dos grandes desafios que se fez nesse período foi a rápida adaptação do varejo supermercadista para essa transição.

Atuar neste cenário de consolidar uma tecnologia de vendas online para supermercados foi um desafio desde a implantação, visto que era preciso: treinamentos muito eficientes na implantação, preparo logístico que não impactasse na experiência do cliente e um abastecimento de estoques muito mais rápido que a demanda real.

Na transição do presencial para o online, os supermercados foram os últimos do setor varejista a adentrar neste meio, visto o desafio de conseguir adequar sua operação de vendas físicas com a online. Veja:

rota global do mercado online

Com esse desafio em mãos, conseguimos em 2020 totalizar mais de 500 mil pedidos e transacionar mais de 100 milhões de reais neste período.

Mas de fato, se tratava de uma tendência passageira?

Entre picos da pandemia e uma perspectiva de vacinação sempre pairava uma dúvida na cabeça dos varejistas: “mas será que o mercado online não é algo momentâneo, passageiro?”

Os dados em 2021 demonstraram que não. 2021, entre altos e baixos da crise sanitária da Covid-19, foi um ano de consolidação desses resultados colhidos em 2020. Mesmo com os altos índices da pandemia no início do ano, de meados de maio até outubro de 2021 existiu a esperança da vacinação, que prometia a retomada do mercado e da vida “normal”.

Mesmo com as perspectivas de melhoria, a venda online só se fortaleceu, pois junto com a pandemia muitos consumidores mudaram seus hábitos de compra, e isso gerou um resultado direto nas vendas online dos supermercados.

Comparado à 2020, 2021 cresceu quase 40% a mais que o ano anterior, consolidando a máxima de que o consumidor não é mais o mesmo e que buscou nesse período mais comodidade para efetuar compras de supermercado. Leia o artigo que produzimos.

E em 2022? Que resultados já foram coletados? Bem, ainda no primeiro trimestre a venda do mercado online cresceu 12% comparado ao ano anterior.

Mesmo diante de fatores externos que potencializam a redução do poder de compra do consumidor, a venda online se consolida em mais um ano como potencial para crescimento no varejo supermercadista.

O que se pode esperar do e-commerce para supermercados em 2022?

Como citado acima, as perspectivas para o mercado online em 2022 são de crescimento. Por mais que passemos por um contexto de alta nos preços por conta da inflação, a ideia é que as pessoas valorizem a experiência que o e-commerce proporciona.

Esse será um dos fatores que irá gerar permanência desse público comprando através do supermercado online. A ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico,  projeta um crescimento de 12% nas operações de vendas online para esse ano.

Isso revela um amadurecimento do setor, visto que estamos acompanhando uma crescente desde 2015 – quando a Mercadapp iniciou suas operações no mercado. A demonstração de estabilidade e confiança dos consumidores e principalmente do varejo supermercadista sobre o mercado online, tem trazido resultados consistentes para o segmento.

Atualmente contamos com mais de 250 marcas no Brasil que usufruem e entregam uma experiência de vendas online próxima e personalizada para os consumidores. Quer entender mais sobre a plataforma de vendas online que entrega melhores resultados: conheça a Mercadapp.


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