Como gestor de supermercados, você deve ter em algum momento cogitado aderir às vendas online, porém alguns aspectos como: a separação de pedidos pode lhe deixar na dúvida se essa é uma boa opção.
“É possível implementar uma separação de pedidos eficiente no meu mercado online?”
Te apresentaremos neste artigo que sim! Demonstraremos que o processo de separação de pedidos no e-commerce é uma das etapas mais cruciais para elevar a satisfação e confiança do seu cliente.
Para complementar te ajudaremos a entender de forma objetiva quais os passos básicos que nosso time recomenda aos clientes para que esse processo seja feito eficientemente.
Acompanhe o post
O que é o personal shopper?
Para entender o conceito de personal shopper é preciso entender como a rotina de compras chegou ao ponto de existir uma demanda de mercado para pessoas separarem pedidos para outras pessoas.
Todo esse processo tem início com a associação das jornadas física e digital, conhecido já por Phygital, que associava uma experiência de compra online e física para sua rede de clientes.
Para haver uma proximidade ainda maior e uma personalização nesse processo de compra – sem que comprometesse a qualidade nem a confiança do cliente, houve a necessidade do profissional shopper no mercado online.
Esses profissionais no varejo supermercadista, são os responsáveis por conduzir o processo já iniciado pelos seus clientes dentro do e-commerce no ambiente físico: elegendo os melhores produtos para entregar o melhor serviço.
Desafiador, não é?
Para isso existe a importância do treinamento e da orientação correta para esses profissionais atenderem às expectativas dos seus clientes.
Por que preciso treiná-lo?
Como você bem sabe o boom das vendas online ocorreu em 2020 e esse processo exigiu uma adaptação rápida do mercado para atender uma demanda emergencial.
O profissional shopper dentro do mercado online foi essencial para otimizar o tempo de separação, até a etapa de entrega dos pedidos feitos durante o período de crise.
Com isso a necessidade de aperfeiçoamento desse profissional foi tornando-se cada vez mais necessário para que fosse possível otimizar o processo de separação de pedidos e que isso não comprometesse os prazos de entrega aos clientes.
Esse serviço tornou-se essencial para que o cliente se sentisse próximo e representado durante as compras no supermercado, portanto o treinamento tornou-se essencial para a gestão da rotina do shopper e que não houvessem ruídos na comunicação entre cliente e empresa.
Como treiná-lo para fazer uma separação eficiente no meu mercado online?
Como nós da Mercadapp entendemos que esse é um processo extremamente essencial para a rotina de um mercado online, te ajudaremos por meio de 5 passos que serão cruciais para uma boa separação dos pedidos para seu cliente.
#1 Recebimento
Na etapa de recebimento é importante se atentar na ordem e quantos itens seu cliente pediu, calcular previamente o tempo de preparo e ficar atento às observações que o cliente possa ter deixado na plataforma.
Nesse momento, atenção e planejamento são importantes para que a separação seja feita corretamente.
#2 Separação por seções
Durante o processo de separação de pedidos, é importante que seja levada em consideração a organização da rota interna para otimizar o tempo de seleção dos itens.
Dentro do Merconnect – aplicativo de separação de produtos, é possível organizar as seções da sua loja, a fim de que, durante o processo, seja orientado o trajeto mais prático.
Uma outra recomendação é sempre deixar os itens de hortifruti e de açougue por último para garantir itens frescos até o momento da entrega.
#3 Atenção as observações
Um ponto que pode ser crucial para o personal shopper do seu mercado online é gerar uma certa identificação com o cliente que confia ao seu supermercado a separação dos seus itens.
Por esse motivo a atenção às observações são tão importantes, e para facilitar esse processo é possível entender:
- como o cliente gostaria de receber as frutas;
- no caso de produtos em falta: substituir por um similar ou ligar para o cliente;
- observações gerais ao final do pedido.
Essas pequenas coisas, geram um efeito de cuidado e atenção para o seu cliente, o que posteriormente pode ser um motivo crucial para a fidelização dele com sua marca.
#4 Padronização na separação
Importante se ater sempre à um tempo médio necessário para a separação do produto. Internamente temos o dado de que o profissional shopper leva em média 20 minutos para efetuar a separação dos pedidos.
Para essa atividade levar realmente esse tempo, é importante que haja uma certa padronização nas etapas de separação e também que tudo esteja ao alcance do profissional.
Então, tenha uma rotina, entre os pedidos de certificar se os produtos que mais saem no seu e-commerce estão abastecidos, pois pequenos atrasos acabam atrasando o processo e gerando insatisfação do seu cliente.
#5 Utilize as ferramentas para agilidade
Como mencionado acima: o tempo será o maior aliado na atividade de separação de pedidos, no entanto é preciso de ferramentas ágeis para cumprir tal função.
No MerconnectApp – a plataforma de separação de pedidos é possível escanear os pedidos para sinalizar no aplicativo que ele foi separado.
É possível comunicar ao cliente cada etapa que o pedido se encontra, o que irá deixá-lo mais próximo ainda da sua operação.
Comunique-se com o cliente dentro da própria plataforma: o chat cumpre a função de não retirar seu cliente do aplicativo durante a separação, o que facilita bastante a comunicação em caso de substituição ou adição de novos itens.
Como uma boa separação influencia na sua logística?
Certamente a logística para os supermercados é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra do cliente, principalmente quando se trata do e-commerce dos supermercados.
Só que o processo logístico já se inicia desde a etapa de separação, visto que qualquer atraso durante a separação que seja, influencia no tempo de entrega e deslocamento dos pedidos da loja até a casa do seu cliente.
Um modelo eficiente de entregas para o seu cliente envolve uma cadeia de pequenas ações que possibilitam a entrega no tempo estimado dentro do aplicativo, como já mencionamos no artigo: Por que o fulfillment é o futuro da logística no e-commerce?
No varejo, já possuímos exemplos de empresas nacionais como as lojas Americanas, que disponibilizam entrega em até 3h, mas como isso é possível?
Neste processo é exigido uma organização constante de estoque, atualização cadastral no site (para disponibilizar apenas o que se tem) e um alinhamento logístico que integra todas as unidades, a fim de atender o cliente em um curto período de tempo e que isso seja mais um dos diferenciais no serviço que é ofertado.
Como você tem priorizado a etapa de separação dos pedidos do seu cliente? Ela tem sido feita da forma correta e com os recursos necessários?
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