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O que esperar da Páscoa em 2022? Expectativas para os supermercados

Páscoa nos supermercados
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Em 2021 o varejo supermercadista experimentou uma mudança de hábitos durante a Páscoa – principalmente por conta do contexto pandêmico. Neste período muitas incertezas pairavam para os consumidores e também para o mercado.

Porém, passados por essa etapa, estamos em um contexto em que a crise vem aos poucos se normalizando, a população vem atingindo um nível de segurança maior por conta da campanha de vacinação e os reflexos são sentidos pelo mercado.

Mas e para o ano de 2022, quais expectativas são projetadas para a Páscoa nos supermercados?

Acompanhe este artigo e entenda as principais previsões para a Páscoa de 2022!

Recuperação dos supermercados

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no ano de 2022 a expectativa é que os supermercados vendam nesta Páscoa 12% a mais que na Páscoa de 2021, principalmente por conta das ações que iniciaram bem antes do período previsto.

Complementando, um estudo conduzido pela GS Ciência do Consumo sinalizou que as vendas deste ano já estão no mesmo patamar das de 2019, quando ainda não existia o contexto pandêmico.

Evandro Alampi – Especialista da GS Ciência do Consumo aponta que o cancelamento do carnaval de 2022, fez com que os supermercados buscassem outros itens de venda sazonal.

Já a Mondelez – dona da marca Lacta complementa que:


Após dois anos de pandemia, esse ano será o primeiro em que as famílias estão se reencontrando para almoços, comemorações, assim como as empresas, levando a tradição de amigos doces e presentes em formas de chocolate.

Mas existe um fator que merece bastante atenção do varejo supermercadista que é: 

Alta nos preços para consumidores

Por mais que o mercado esteja aquecido, é importante frisar que em muitas situações os consumidores vão optar por produtos substitutos aos famosos ovos de Páscoa no ano de 2022.

Aponta-se que para o público mais baixa renda a substituição será por barras de chocolate e bombons ao invés de ovos de páscoa, principalmente por conta do crescimento da inflação.

Uma alternativa, que alguns varejistas estão adotando para contornar esse efeito ocasionado pela alta dos preços é lançar ovos da sua própria marca, ou investir em ovos de colher: que nos últimos anos apresentou um crescimento de demanda por parte dos consumidores.

O Carrefour é um exemplo, que oferece ovos com fabricação própria e que são, em média, 30% mais baratos que os das marcas tradicionais.

Além dos chocolates, outros itens importantes para o almoço como cenoura (83%)  e batata inglesa (23,49%) também passaram por um aumento considerável dos preços.

Uma alternativa viável para seu supermercado neste cenário é dar dicas de como seus clientes podem fazer substituições conscientes nesse período. Um exemplo de produto que teve baixa em seu preço foi o arroz, que ficou 17% mais barato.

marketing digital para supermercados

Produtos destaques para a Páscoa 

Bom, além dos itens citados acima, como chocolate, cenoura, batata inglesa e arroz, existem outros itens que também fazem parte da tradicional Semana Santa.

Nós da Mercadapp, fizemos um levantamento do histórico de vendas de itens no e-commerce dos supermercados no ano passado, o que pode ajudar a sua marca a se preparar nesse período abastecendo os estoques para a venda física e online. Confere o Top 10:

  1. Leite
  2. Aves
  3. Bebidas Alcoólicas 
  4. Óleos 
  5. Chocolate 
  6. Mercearia (Rotineiros)
  7. Café
  8. Sabão
  9. Pães
  10. Peixes

Transforme as informações em estratégia

Com base nas informações e previsões do mercado, é importante que sua marca se prepare para criar ações para esse período sazonal, portanto faça um levantamento dos principais itens vendidos na Páscoa anterior, entenda se seu estoque está abastecido para a demanda atual, prepare seu e-commerce e loja física para venderem mais neste período e divulgue suas ofertas com um bom planejamento de marketing.

Entenda quais itens neste período serão menos rentáveis para seu supermercado com base no consumo dos seus clientes, por isso entender o histórico de vendas do mesmo período é necessário.

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) conduziu um estudo, para entender como o consumidor se comportou no ano anterior em relação à Páscoa justamente para auxiliar os supermercados a fazerem uma boa gestão de compras para essa época.

Algumas adaptações foram recomendadas, como:

  • Redução da compra de ovos de 750g e 1kg por conta do baixo giro;
  • Aumento da compra de ovos menores de até 170g;
  • Maior encomenda de barras de chocolate e caixas.

A Páscoa, por ser um período onde muitas pessoas usufruem de um feriadão com seus familiares é considerado o segundo melhor período de vendas, perdendo apenas para o Natal e Black Friday, que ganhou forças principalmente pela oportunidade de fazer compras antecipadas de Natal e Ano novo.

Portanto deixe sua loja física preparada para receber os clientes neste período e faça das compras online uma experiência única.

Programe banners para seções de produtos desta época, envie notificações pushes para públicos específicos os lembrando de efetuar as compras e direcione cupons aos seus clientes por meio das suas campanhas de marketing.

O grande ponto está em oferecer nessa jornada de compra um atendimento omnichannel: que ofereça a mesma experiência excelente em todos os pontos de contato com seu cliente.

É o momento de se aproximar do seu público

A Páscoa carrega uma simbologia de proximidade e de reaproximação, esperança. Conduza sua comunicação para esse caminho.

Agregue uma experiência memorável aos seus clientes nesta época tão especial para muitas pessoas. Esteja lado a lado dos seus clientes e ofereça a confiança da sua marca para seu público.

Alinhe todas as estratégias de vendas online e off-line e certifique-se de que toda a jornada de compra do seu cliente será atendida da melhor maneira.

Para os clientes da Mercadapp, temos um material exclusivo de estratégias para a Páscoa que é compartilhado pelo time de Assessoria. Esse é o momento de oferecer o melhor para seus clientes.

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