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Análise de mercado: como os supermercados desempenham um papel social na vida das pessoas?

supermercados de bairro
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O contexto socioeconômico atual do Brasil influencia na preferência de 67% dos consumidores pelos supermercados de bairro, segundo a Sincovaga. Você sabia? Uma das explicações é a alta da gasolina, que dificulta o deslocamento de automóveis para supermercados mais distantes.

Existem outras justificativas da preferência do público pelas mercearias. Isto é, elas passam por um giro mais lento de mercadoria e demoram a atualizar os preços, impactados pela inflação.

E ainda, a pandemia da Covid-19 impulsionou movimentos para incentivar a compra de negócios locais, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

Ou seja, apesar da elevada concorrência com supermercados nacionais, existe mercado para mercearias. Contudo, é preciso saber aproveitá-lo. Continue a leitura e saiba como fazer isso!

Quais são os desafios do supermercado de bairro?


As mercearias concorrem com o maior renome de supermercados nacionais e a variedade de itens disponíveis. Diante disso, elas podem se tornar ‘’peixe pequeno’’ no mercado.

Afinal, existe o público interessado em comprar em estabelecimentos conhecidos nacionalmente e que oferecem diversos itens para facilitar a compra. Entretanto, você já reparou também que existe espaço para o supermercado de bairro?

Quais são os diferenciais do supermercado de bairro?


Conforme mencionado, as mercearias também ocupam um lugar privilegiado no coração e na mente dos consumidores.


Então, é importante saber identificar os diferenciais existentes que justificam isso para atrair um público ainda maior. Assim, acompanhe a seguir!

Público fiel


É comum que o supermercado de bairro tenha um público menor, mas fidelizado e com uma relação mais próxima. Normalmente, essas pessoas moram nos arredores do estabelecimento e sabem até os nomes dos donos.

Isso não costuma ocorrer em supermercados de nível nacional, mesmo que muitos invistam em estratégias com este objetivo.

Afinal, como afirmou Philip Kotler, considerado pai do marketing, conquistar um novo cliente pode custar até 7 vezes mais do que manter o atual.

Atendimento


Atender os clientes de forma personalizada, devido à natural proximidade que os donos da mercearia podem ter, é outro diferencial desses estabelecimentos. Isso porque, é difícil que um atendimento tão próximo como o citado ocorra em supermercados de renome nacional.

Produtos caseiros


Muitos supermercados de bairro também contam com seções para produtos caseiros, como bolos, bombons e outros alimentos.

Isso pode atrair um público específico de maneira que grandes estabelecimentos nem sempre conseguem. Esse movimento tende a ser maior especialmente em datas comemorativas, como Páscoa, São João etc.

Veja o exemplo do supermercado Maitan, cliente da Mercadapp, que produziu e vendeu na Páscoa ovos da própria marca:

supermercado-maitan

Reprodução: imagem instagram

Economia

Como mostrado pela pesquisa da Sincovaga, muitos preferem as mercearias também pela economia que elas podem proporcionar. Afinal, é possível economizar na gasolina ao se deslocar para mercados da vizinhança.

Além do mais, o supermercado de bairro também tem um menor movimento de consumidores.

Isso diminui a velocidade no giro das mercadorias e atenua os impactos da inflação, que afeta o orçamento dos brasileiros. Então, pode ser ainda mais interessante se a mercearia destacar a oferta de preços baixos, fazer promoções e oferecer marcas mais acessíveis.

Como atrair mais clientes para a mercearia?

Você já reparou que as mercearias têm se destacado na preferência do cliente e costumam alcançar um público fiel.

Felizmente, é possível
atrair ainda mais consumidores com as estratégias certas. Confira a seguir algumas delas!

Invista no atendimento personalizado

Conforme mencionado, o atendimento personalizado é um diferencial de muitos supermercados de bairro.

Apesar disso, nem todos percebem esse trunfo na manga e aproveitam a estratégia como deveriam.

Faça diferente e certifique-se de atender os clientes de forma solícita, atenciosa e preferencialmente chame-os pelo nome. Isso deixa claro que você conhece e valoriza o consumidor de uma maneira que redes nacionais podem não conseguir.

Para potencializar essa estratégia, vale a pena investir na comunicação on-line, como em redes sociais. Isso tende a elevar a proximidade com o público e a comodidade nas compras. Afinal, ele pode enviar mensagem para tirar dúvidas, pesquisar sobre a disponibilidade de produtos etc.

Nesse sentido, escolha cuidadosamente a linguagem e as estratégias para interagir com o público. É preciso que eles se sintam tão bem atendidos quanto presencialmente e reparem a personalidade da marca a partir das interações. Se puder oferecer delivery pelos canais, melhor ainda.

Ofereça descontos e promoções

Você já entendeu que a oportunidade de economia é outro motivo que atrai a clientela para as mercearias.

Assim, é uma alternativa potencializar isso ao oferecer descontos em períodos específicos, desde que bem planejados, para evitar prejuízos.

Por exemplo, a promoção clássica do compre 2, leve 3 é uma estratégia interessante para chamar atenção do público. Isso pode ser útil também para garantir o giro de mercadorias, que costuma ser menor em mercearia, e impedir que produtos se estraguem.

Organize o local adequadamente

Não pense que por ser um supermercado de bairro a organização do espaço possa ser deixada de lado.

Fazer isso mostra desleixo e fornece um ponto a mais para redes de supermercados nacionais. Então, monte um layout de forma estratégica e que pode até guiar o público para outros produtos.

Invista na experiência Take and Go


A experiência Take and Go consiste em mercados autônomos, que não contam com atendentes e nem caixas.

Como o próprio nome sugere, o público pode selecionar o produto desejado e levá-lo, sem esperar o atendimento. Para isso, é necessário ter o cartão de crédito devidamente cadastrado.

Assim, o cliente faz a leitura de um QR code pelo smartphone e finaliza a compra pelo aplicativo. Essa experiência já foi implementada pela Amazon Go em 2018 e ganhou mais espaço no Brasil em 2020. Ao investir nisso, as mercearias podem oferecer mais comodidade e otimização de tempo para quem prefere atendimento objetivo.

Outro benefício é atrair clientes em compras por impulso ou necessidade. É o caso de quem mora ou passou perto do estabelecimento e se lembrou de algo que precisa comprar, por exemplo. Afinal, fazer isso em mercados tradicionais pode levar muito mais tempo.

Percebeu como é possível atrair a clientela para as mercearias? Seja qual for a estratégia adotada, não deixe de ter organização, planejamento e vontade de fazer acontecer, mesmo com uma equipe menor.

E ainda, considere o auxílio da tecnologia para potencializar vendas presenciais e on-line.

Quer saber como nós do Mercadapp podemos ajudá-lo a pôr as estratégias em prática no seu negócio? Entre em contato conosco e descubra!

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