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Os principais desafios para ter um supermercado online

Supermercado Online

É uma verdade comum a todos que o ano de 2020 mudou a forma como os supermercados interagem e vendem aos seus consumidores.

A digitalização dos supermercados foi provocada por questões sanitárias devido ao alto risco de contaminação do Covid-19, entretanto uma vez  que esse hábito passa a fazer parte da rotina da população não há mais como voltar atrás, os clientes continuaram consumindo online e estarão cada vez mais exigentes em relação a sua experiência de compra, demandando uma vivência fluida e integrada entre físico e online.

Segundo um relatório de Webshoppers 43 Ebit/Nielsen & Bexs Banco, o mais completo relatório de análise e mensuração do comércio online do país, em 2020 13 milhões de novas pessoas passaram a consumir online, isso demonstra que estar adaptado ao digital não se trata apenas de uma mera preferência do supermercado, mas sim questão de sobrevivência em meio ao mercado altamente competitivo.

É fundamental mencionar que para sobreviver à concorrência  o supermercado precisa investir na melhor tecnologia e estar adaptado em todos os âmbitos internos e externos para proporcionar ao seu cliente experiências únicas que o farão permanecer em sua loja.

Diante desse cenário, separamos os 4 principais desafios para implementar um supermercado online e como você pode preparar seu supermercado para superá-los:

#1  Sincronia nos processos 


O primeiro desafio é entender todo o fluxo de operações do supermercado e estruturar uma execução eficiente e ágil para que a operação do e-commerce possa ser bem sucedida.

Sabemos que são necessárias várias atividades em um curto espaço de tempo demandando o menor índice de erros operacionais. São elas:

  • Recebimento do pedido;
  • Separação dos itens;
  • Finalização do pedido;
  • Transporte do pedido ao cliente.

Qualquer erro ou atraso nestas etapas implica em um atraso na entrega, uma falha no pedido entre outras situações, portanto é extremamente importante que o supermercado tenha muito bem estruturado esse processo e que possa contar com o apoio de um time de especialistas que otimizem essa etapa.

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Outro quesito importante é a integração entre a plataforma de e-commerce escolhida e a empresa de ERP, essa transação dos dados em tempo real dará ao processo uma maior assertividade e controle do processo de vendas. 

#2 Qualidade dos produtos


Entregar os produtos da forma que o cliente solicitou é um outro grande desafio. 

Ao comprar online o cliente se distancia da possibilidade de avaliar exatamente o que está comprando, essa responsabilidade fica completamente por conta da loja. 

É essencial que o supermercado tenha um time preparado para selecionar e separar esses produtos conforme o solicitado e com a qualidade garantida.

Vale se atentar ao estado das embalagens, aos prazos de validade e quando falamos de produtos como itens de hortifruti, açougue, padaria e frios o processo de separação é ainda mais delicado, pois é necessário um cuidado e processos bem estabelecidos e padronizados para que não ocorram descontentamentos por parte do cliente final.

Lembre-se que o cliente quer receber os produtos nas mesmas condições que ele escolheria na loja física, então nada de produtos amassados ou estragados. 

O supermercado deve priorizar em sua tecnologia uma ampla categoria de produtos, deixando sempre a possibilidade do cliente escrever como deseja que esses produtos cheguem em sua casa. 

#3 Controle de estoque 


Outra dificuldade enfrentada pelo supermercadista para implementar a loja online é manter um bom controle de estoque.

Um controle de estoque correto e atualizado vai evitar problemas diários como por exemplo: o cliente comprar algo na loja online e na sua loja física esse mesmo produto estiver esgotado

Para que isso não aconteça seu estoque físico deve estar alinhado com o virtual e deve haver algumas margens de segurança que possam proporcionar essa gestão controlada do seu e-commerce. 

É fundamental que seu sistema de gestão tenha integração com a plataforma de e-commerce e que essa integração seja eficiente minimizando assim as chances de erros e problemas similares no cotidiano. 

#4 Experiência do Cliente 


Garantir ao cliente uma experiência única e exclusiva é um dos principais desafios na implementação de uma loja virtual, entretanto esse é um elemento que se o supermercado dominar bem consegue obter destaque em relação aos concorrentes.

 Sabemos que existe atualmente em 2021 uma grande parcela de supermercados vendendo online, mas será que todos estão entregando aos seus clientes o valor agregado esperado? 

Hoje o maior ativo que o supermercado tem é a experiência do cliente, portanto o seu supermercado para além de atender as expectativas dos consumidores precisa superá-las, só assim você irá fixar-se na mente do consumidor como melhor naquele segmento.

Para isso é importante entender bem o comportamento do consumidor, preferências e estar a disposição para atender o cliente no horário, dia e como ele desejar.

Sendo assim, para aplicar essas estratégias e se diferenciar dos concorrentes é necessário que sua plataforma de vendas online te ofereça ferramentas que proporcionem essas ações e além de ferramentas é necessário um apoio e acompanhamento de especialistas do mercado que ajudem cada vez mais o seu supermercado impulsionar as vendas e entregar experiências memoráveis.

Vender online não se trata apenas de ter uma tecnologia em seu supermercado, mas sim de uma série de processos que vão desde a experiência de compra dos consumidores até o alinhamento interno de seus processos e estratégias.

Para complementar seu aprendizado, sugerimos a leitura no artigo:  6 Pilares importantes para montar a loja virtual do seu supermercado

Ainda tem dúvidas sobre como implementar mudanças e gostaria de ter uma tecnologia adequada para vender online? Fale com um de nossos consultores para conseguirmos te ajudar nesse processo!