Nas últimas duas décadas, o e-commerce alterou o comportamento de compra dos clientes e transformou o cenário do varejo no mundo todo. Os supermercados permaneceram, de certa forma, imunes à interrupção digital — até recentemente.
Tendências poderosas, incluindo novas pressões competitivas, avanços tecnológicos e atitudes e comportamentos do consumidor em evolução estão transformando o setor de supermercados, na busca por economizar tempo dos clientes e criar uma experiência de compra melhor.
Para inspirar você, trouxemos cases de 4 dos supermercados mais tecnológicos do mundo. Confira!
1. Choice Market
A Choice Market é uma loja de conveniência que fica em Denver, nos Estados Unidos. Eles abriram uma nova loja de pouco mais de mil e quinhentos metros quadrados em um prédio, que oferece uma experiência de compra totalmente sem contato.
Usando uma tecnologia de check-in móvel e checkout sem caixa, os clientes podem pegar o aplicativo ao entrar, selecionar seus mantimentos, refeições ou outros itens e, em seguida, sair sem o processo de check-out usual e muitas vezes complicado. Um recibo é enviado diretamente para o dispositivo móvel do cliente momentos depois que ele sai da loja. As transações são capturadas por centenas de câmeras instaladas no teto.
É importante observar que o aplicativo móvel da Choice Market também permite que os clientes façam compras em todo o mercado por estilo de vida — veganos, por exemplo — ou receitas. Esse é um ótimo exemplo de como usar alta tecnologia para criar uma experiência de compra altamente personalizada.
Além disso, os clientes adquirem pontos de fidelidade que podem ser resgatados em futuras viagens de compras. A loja tem uma ampla seleção de departamentos de produtos sazonais, laticínios e proteínas que oferecem excelentes opções aos clientes.
2. Save Marte Companies
Os supermercados Lucky e FoodMaxx, que fazem parte da Save Mart Companies, localizados na Califórnia (EUA), implementaram robôs de estoque para auditar as prateleiras das lojas de forma autônoma para garantir que os produtos estejam tanto em estoque quanto no local correto da área de vendas.
Os dados em tempo real e as informações de inventário coletadas pelo robô ajudam a reduzir os problemas de falta de estoque em até 30%. Outro benefício é que o pessoal da loja foi liberado para atender os clientes. O robô pode escanear até 35 mil produtos por dia com cada travessia em um total de 4,2 milhões de produtos por dia.
3. Carrefour
No Brasil, o Carrefour está acelerando os prazos de entrega de alimentos em várias cidades, oferecendo aos consumidores entrega “expressa” em até 35 minutos e “supermercados” em uma hora.
Uma parceira que o Carrefour Brasil fez foi com a loja de conveniência Zaitt, para abrir a primeira loja de conveniência 24 horas totalmente autônoma da América Latina, que usa a tecnologia scan-and-go ou identificação por radiofrequência para oferecer uma experiência mais simples.
4. 7Fresh
Desenvolvido pela JD.com, gigante do e-commerce chinês, o 7Fresh é um supermercado com foco em tecnologia futurista. Nas lojas, os carrinhos inteligentes seguem os compradores para que eles possam comprar sem usar as mãos, e a tecnologia de espelho mágico exibe informações sobre os produtos, como dados nutricionais e local de origem. O reconhecimento facial acelera o checkout e os clientes podem fazer seus pedidos na loja e recebê-los diretamente em suas casas.
A primeira loja 7Fresh foi inaugurada em Pequim em 2018 e oferece comida fresca, refeições preparadas na hora e comida para viagem. Quando foi lançada, prometia entrega de mantimentos em 30 minutos a menos de três quilômetros da loja.
Como você pôde perceber nestes cases de supermercados mais tecnológicos, os empresários do setor em todo o mundo estão focados em testar novas tecnologias para atrair clientes às lojas e fortalecer sua experiência online. O que eles têm em comum é que estão usando essas inovações para melhorar seus processos e conquistando resultados surpreendentes a partir disso. Acompanhar essas tendências é fundamental para se manter à frente da concorrência e ganhar vantagem competitiva.
E já que estamos falando em inovação, aproveite sua visita em nosso blog e saiba também como o e-commerce se tornou uma alternativa de vendas online para supermercados!
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