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Como organizar as gôndolas do meu supermercado?

gôndolas para supermercados
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Aumentar as vendas no seu supermercado passa por muito mais do que as ações diretas de divulgação, sabia disso? Pois é, um dos pontos fundamentais para ser aplicados no ponto de venda é, justamente, a organização das gôndolas. A disposição dos itens pode ser fundamental para trazer melhores resultados para seu negócio.

Por exemplo, se o seu cliente tem dificuldades em encontrar um item que ele precisa nas gôndolas, porque ele está localizado inadequadamente, ou se elas possuem um aspecto bagunçado, isso faz com que a pessoa desista da compra ou, então, genuinamente não consiga realizá-la, mesmo que não quisesse desistir.

Com isso você já consegue dimensionar o impacto que essas estratégias trazem, não é mesmo?

Mas afinal, como organizar as gôndolas no supermercado? Separamos as principais dicas para ajudá-lo neste processo! Boa leitura.

Estude preferências dos consumidores

Esse é um primeiro ponto que pode mudar completamente suas estratégias de posicionamento nas gôndolas. Por exemplo, não é à toa o padrão que existe de supermercados e farmácias deixarem doces nas gôndolas próximas ao caixa.

Isso acontece porque o consumidor, enquanto está ali esperando, tem uma maior tendência a querer comprar um item dessa natureza, aumentando a quantidade de itens vendidos.

Isso foi encontrado, justamente, em pesquisas sobre o tema. Por isso, analise o comportamento do seu cliente e, também, faça testes. Mesmo que possa parecer algo estranho, teste por um tempo. Você pode descobrir um novo padrão.

Por exemplo, uma rede varejista nos Estados Unidos decidiu deixar fraldas próximas ao setor de cerveja. Mas por que isso? Eles descobriram que muitos pais que iam ao mercado comprar bebida de madrugada, ao verem as fraldas, lembravam que precisava levar para seus filhos. Olha que interessante!

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Tenha sinalização clara, acessível e objetiva

Um erro muito comum também na hora de organizar as gôndolas no supermercado é não investir na sinalização adequada dos itens. Isso porque uma pessoa que não consiga achar os itens que deseja pode desistir, até mesmo, da compra como um todo.

Por exemplo, se a pessoa foi até o supermercado para comprar uma marca específica de produto de higiene pessoal e não o encontra, mesmo que ele fosse comprar outros itens, faria toda a sua aquisição em outro espaço. E, às vezes, o item estava lá presente, mas a pessoa não conseguia encontrar porque, por exemplo, não achava o corredor de higiene pessoal.

Sinalize os produtos com maior valor agregado

Os produtos de maior valor agregado são aqueles que permitem tanto ao seu negócio quanto ao cliente terem maiores benefícios. Seu negócio consegue fazer uma venda maior e, ao mesmo tempo, a pessoa que está comprando consegue aproveitar um melhor benefício (por exemplo, a compra de um segundo item por um valor menor, mesmo que ele não estivesse nos planos dela de compra).

Lembre-se, também, de trazer maior comodidade e exposição para esses itens de valor agregado. Não adianta, por exemplo, você ter um kit de shampoo, condicionador e creme hidratante (que é mais cômodo para o cliente), e ele estar em uma posição que não o evidencie no mercado.

Utilize modelos de organização das prateleiras

Temos hoje no mercado, essencialmente, quatro formas de organização das prateleiras, como veremos a seguir.

  • Vertical: proporciona impacto visual e, também, garante uma melhor observação por parte dos clientes;

  • Horizontal: está em desuso justamente por proporcionar uma maior dificuldade de visualização, afastando a pessoa do produto que ela deseja;

  • Blocos: separação por marca ou tipo, o que ajuda a pessoa a conseguir escolher os melhores produtos ou comparar preços. É o modelo mais adotado atualmente;

  • Sazonal: é a formação utilizada em datas comemorativas (páscoa, natal, festa junina, entre outros), no qual você posiciona os itens de acordo com o tema. Por exemplo, durante a festa junina, você pode separar no mesmo local todos os itens que as pessoas compram para o evento (paçoca, pé de moleque, milho para canjica, entre outros).

Exponha o produto promocional no ponto natural

Esse é um erro muito comum dos gestores: não posicionar o produto promocional no ponto natural. Ok, se você não entendeu o que queremos dizer, explicaremos a seguir.

Pense, por exemplo, que está fazendo promoção de determinada marca de cápsulas de café em um ponto promocional do seu supermercado. Contudo, a pessoa pode decidir que ela vai comprar o produto com outras opções que o mercado disponibiliza e, assim, optar por aquela que seja mais do seu interesse. E ele poderia escolher, justamente, o produto promocional. Mas se ele não estiver lá, poderá cair no esquecimento.

Além disso, se a ideia é potencializar as vendas do produto promocional, inseri-lo em mais pontos aumentará a retenção do item na memória da pessoa e, assim, terá mais chances de ser vendido de fato.

Faça um planograma

Outra dica importante para organizar as gôndolas do supermercado é ter um planograma – documento no qual está previsto todas as gôndolas do supermercado. Ele permite, assim, um melhor gerenciamento para poder analisar eventuais mudanças que sejam mais interessantes para seu negócio.

Por exemplo, se você fez uma alteração de posicionamento de um item, o planograma permite comparar as localizações e verificar se os resultados mudaram ou não a partir disso. E, caso seja necessário, retornar o item para o local com melhor posicionamento.

Saber como organizar as gôndolas é fundamental para o sucesso do seu mercado. Segundo pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”, produzida pela Nielsen, 70% dos compradores tomam suas decisões em frente às gôndolas. Portanto, é fundamental que você aplique as dicas que listamos neste artigo para conseguir melhores resultados e encantar seus clientes. Então se você ainda não as segue, mude isso o quanto antes!

Com essas dicas você consegue ter uma melhor organização das gôndolas no supermercado, trazer maior comodidade para o cliente e alavancar resultados. Por isso, fique atento às estratégias e resultados e não deixe de aplicar as adaptações quando necessário, ok?

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