fbpx

Entenda o que busca o cliente que compra online nos supermercados!

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

As compras online tiveram um aumento significativo de popularidade, principalmente depois da pandemia desencadeada pelo Corona vírus em 2020. Nesse sentido, a situação sanitária, que acometeu diversos países, acelerou um processo que já estava em curso e ofereceu às pessoas novos hábitos de consumo, como a comodidade de comprar em supermercados online.

Levando em consideração essas informações, criamos esse artigo para mostrar a você o que o cliente que compra online nos supermercados busca, a partir de uma análise das suas avaliações nos aplicativos de entrega, mostrando as razões pelas quais ele escolhe essa opção. Confira a seguir.

Qualidade na entrega

A praticidade e comodidade de realizar uma compra em um supermercado online são aspectos muito importantes para esse tipo de cliente. Como já sabemos, a espera em longas filas, os possíveis transtornos de uma locomoção até o mercado físico e o estresse de realizar compras em um local, muitas vezes, cheios, podem fazer com que o cliente opte pela modalidade virtual de compras.

Nesse sentido, para que a sua experiência possa ser satisfatória, é preciso que o supermercado seja ágil o quanto possível na entrega, informando sobre o tempo médio de espera e comunique qualquer problema que possa afetar a rapidez do atendimento. Assim, o cliente ganha mais confiança no negócio, sabendo que ele fará o possível para suprir suas expectativas.

Qualidade das mercadorias

Outro fator muito importante para os consumidores online é o recebimento de mercadorias de qualidade. Afinal, nada adiantará poder contar com uma excelente entrega e atendimento se os produtos não conseguem cumprir com o esperado. Além disso, hoje, uma das maiores dificuldades dos supermercados online é escolher e enviar produtos perecíveis sem que haja perda de qualidade e, consequentemente, frustração para o cliente.

Portanto, necessariamente, os supermercados devem se ater a esse fator, assegurando que as mercadorias entregues sigam um padrão de qualidade e não se deteriorem durante o percurso até a casa do cliente. Para tanto, é necessário investir em embalagens que preservam a sua integridade, principalmente no que se refere a produtos perecíveis.

Agilidade no atendimento

Qualquer cliente, esteja ele utilizando uma plataforma de compras online ou não, preza pelo bom atendimento. E, quando falamos nisso, não nos referimos apenas a ser tratado com cordialidade, boa comunicação e presteza, mas também de um suporte que esteja sempre a sua disposição, para tirar dúvidas, receber reclamações, elogios, até mesmo no momento pós-compra.

Por esse motivo, um dos fatores mais buscados pelos clientes online é a qualidade do atendimento, que, pela possibilidade de automatização, oferecido pelas novas tecnologias, está disponível ao público 24h por dia.

Dessa forma, é imprescindível a essas empresas a disponibilidade de uma plataforma em que seja possível um atendimento ágil e cordial.

Descrição detalhada do item

Sabemos que uma das dificuldades mais encontradas pelos consumidores quando realizam compras online é o conhecimento a respeito do produto. Quando realizamos compras em estabelecimentos físicos, temos a oportunidade de ver, tocar e interagir com o produto ou serviço oferecido e ainda, tirar duvidas ao seu respeito com alguns dos seus atendentes.

Nas compras virtuais, por sua vez, essa interação não é possível. Desse modo, outro aspecto buscado pelo cliente que faz compras de supermercado em plataformas é, justamente, a descrição minuciosa dos produtos, de modo que não haja dúvidas sobre o que ele está consumindo, evitando transtornos para ambas as partes.

Frete acessível

Hoje, no Brasil, estamos vivenciando um momento de alta nos preços dos combustíveis que fez com que aumentassem também o valor de diversos produtos ou serviços. Nesse contexto, muitos e-commerces se viram obrigados a aumentar as taxas de entrega e frete, pesando mais ainda o bolso do consumidor. Então, o valor estipulado pelo supermercado para realizar esse serviço é um ponto crucial que podem influenciar o consumidor a comprar ou não no estabelecimento.

Dessa forma, é necessário realizar um planejamento com o setor financeiro e logístico, para estipular uma taxa de entrega que seja acessível ao cliente, oferecendo descontos dependendo do valor total da compra, ou caso se trate de um consumidor que costuma realizar compras com frequência no supermercado.

Melhores preços

Assim como os consumidores que frequentam os estabelecimentos físicos, os clientes que compram online também buscam pelos melhores preços. Sobretudo no momento de crise econômica, que fez os preços dispararem nos supermercados. Nesse contexto, a utilização de um aplicativo de entrega facilita a vida dos usuários que não precisam se locomover para realizar uma pesquisa de preços.

Assim, aqueles que optam por comprar online costumam levar em consideração o preço das mercadorias, procurando economizar o quanto puder. Dessa forma, ofertas, promoções e descontos são sempre um atrativo para o público. No entanto, essas promoções devem seguir um planejamento financeiro minucioso a fim de que não hajam desfalques no caixa.

Variadas condições de pagamento

Outro critério utilizado pelos clientes para a realização de compras online em supermercados são as múltiplas opções de pagamento. Sabemos que, quanto mais variadas as formas do cliente poder pagar pelas suas compras, maiores as chances dele comprar em determinado estabelecimento. E, a internet propicia uma gama ainda maior.

Nesse sentido, a variedade de opções de pagamento online — como cartão de crédito e débito, link de pagamento, voucher online e ainda o oferecimento de programa de benefícios e cashback, entre outros —, ampliam a capacidade de consumo, tem poder de construir uma relação de confiança que culminará na fidelidade do cliente.

Assim, os clientes que consomem em supermercado online buscam por vantagens que são ausentes ou dificilmente encontradas nos estabelecimentos físicos. Nesse sentido, como a compra por aplicativos de entrega é uma tendência que veio para ficar, é preciso que os estabelecimentos criem estratégias para suprir as necessidades do público, prezando pelo bom atendimento e pela construção de relações de confiança fortes e duradouras.

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e aprenda como criar uma estratégia de Trade Marketing eficiente para seu supermercado!

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp