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O que diagnostica se meu supermercado online é de sucesso?

supermercado online de sucesso
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Para que o seu supermercado online seja de sucesso é preciso preencher alguns requisitos, que se atualizam com frequência. É o caso do controle de estoque, qualidade dos produtos, superação da expectativa do público, satisfação na entrega e muito mais

Então, como o seu negócio se apresenta diante destes aspectos? Se ele ainda precisar investir muito neles, é necessário fazer isso o mais rápido possível. E ainda, se você já coloca em prática os elementos citados, é importante aprender como otimizá-los.

Pensando em ajudar o seu supermercado com essas demandas, preparamos este post. Continue a leitura e fique por dentro de uma série de informações que explicam o que torna um supermercado online de sucesso!

Suporte e atendimento ao cliente

O suporte e o atendimento ao cliente é um dos elementos mais importantes para tornar um supermercado online bem-sucedido. Segundo pesquisas da Hibou, ele é considerado essencial para 94% das pessoas. Contudo, apenas 11% do público se satisfaz com o atendimento oferecido. 

Diante disso, fica nítido que, apesar da relevância, muitos negócios negligenciam o atendimento ao cliente. Isso ocorre ao demorar a sanar as dúvidas do cliente, o que pode ser minimizado com a implementação de chatbots, por exemplo. Afinal, esse recurso complementa o atendimento humano e fornece respostas padronizadas e automáticas, conforme a demanda.

Além disso, saiba que o supermercado online também deve garantir a qualidade no atendimento. Uma das maneiras de fazer isso é com a comunicação omnichannel, que integra todos os canais. Assim, os clientes não precisam repetir as mensagens em cada plataforma adotada.

Controle de estoque

Outro desafio do supermercado online, que pode tornar o seu negócio um sucesso, é o controle de estoque. Isto é, ao garantir o adequado gerenciamento deste setor, é possível evitar desperdícios e insatisfação do público. Afinal, produtos parados por muito tempo podem vencer ou sair de moda.

Por outro lado, se os clientes buscam no seu supermercado o produto X e ele está indisponível, é natural que o público se insatisfação. Logo, a concorrência passa a ser buscada.

A situação torna- se ainda mais frustrante se o consumidor conseguir efetuar o pedido e posteriormente, receber atualização de que o produto não tem estoque.

Por esse motivo, os supermercados online que garantem o controle de estoque podem ter um melhor desempenho nas vendas. Uma recomendação para atingir esse objetivo é organizar o setor de forma que os itens mais populares fiquem em destaque, para facilitar a visualização quando algo faltar. 

Qualidade dos produtos

Ao longo da leitura, você entendeu como o atendimento eficaz e o controle de estoque são essenciais para que o supermercado online seja bem-sucedido. Mas, além disso, é indispensável garantir a qualidade dos produtos.  Afinal, esse é um dos principais critérios para a satisfação do público.

Nesse sentido, é preciso que o seu negócio considere o que o público-alvo busca e considera de qualidade. Isto é, alguns aspectos tendem a variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, existem clientes que preferem tomate verde e outros preferem tomates maduros. Seja como for, o seu supermercado online precisa descobrir e garantir o oferecimento desses itens.

Superação da expectativa do público

Muitos negócios focam apenas em atender o que os consumidores esperam. No entanto, isso pode não ser suficiente diante do nível de exigência do cliente atual, o 5.0. Além disso, a concorrência digital tende a ser ainda maior, já que em alguns casos, não existe limitação geográfica.

Diante disso, se você não focar em superar a expectativa do público, a concorrência irá. Por exemplo, em vez de fazer a entrega dos itens para o dia seguinte, gerencie a logística para que essa etapa ocorra dentro de algumas horas. 

Muitos negócios ainda não conseguem atingir esse objetivo. Então, se você preencher essa lacuna, ganha espaço perante o público. Outra sugestão é separar as sacolas das compras por cores, que categorizam os produtos. Desse modo, o armazenamento dos itens é facilitado. O que acha?

Preparação da equipe e dos equipamentos

Especialmente se você iniciou o supermercado online após começar o negócio físico, tende a ter dificuldades com adaptações. Isso porque o formato de vendas difere nos dois espaços, o que precisa ser considerado para otimizar as vendas online. 

Por exemplo, os produtos vendidos digitalmente precisam ter o máximo de detalhes possíveis na sua descrição. Afinal, ao contrário das compras presenciais, não é possível tocar e analisar de perto os itens. Assim, a descrição detalhada passa mais segurança ao cliente.

Além disso, em e-commerce também pode ser necessário ter novos equipamentos, como um software que integre os sistemas. A partir dele, fica mais fácil gerenciar as interações com o público. Ou seja, entender as particularidades de um supermercado físico e online é fundamental. 

Tecnologia especializada

Como visto, a tecnologia pode ser uma aliada no sucesso de um supermercado online. Sendo assim, se você se manter resistente em utilizá-la nos seus processos, tende a perder vantagem competitiva e até mesmo tornar o negócio obsoleto.

Por exemplo, pesquisas da TIC Domicílios mostram que quase 60% dos brasileiros usam unicamente o smartphone para acessar a internet. Logo, é preciso considerar esse fator no desenvolvimento das estratégias do supermercado online, como ao garantir boas experiências mobile ao navegar pelo e-commerce.

E ainda, a busca por voz também tem uma demanda crescente, como mostram dados do Google. Você sabia? Diante desse contexto, também é importante adaptar o supermercado a esse formato. Dessa maneira, quando os usuários pesquisarem pelo seu negócio, eles tendem a encontrá-lo mais facilmente e de modo satisfatório.

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Estratégias de fidelização do público 

Para que um supermercado online seja de sucesso também é essencial pensar em estratégias de fidelização do público. Isto deve ir além de agilizar o prazo de entrega, entregar produtos de qualidade etc. Por exemplo, você pode oferecer campanhas personalizadas, com benefícios exclusivos para um determinado perfil de clientes. 

Então, entendeu quais passos um supermercado online de sucesso precisa seguir? Ao implementá-los no seu negócio, é possível que as vendas sejam potencializadas, assim como a satisfação do público. 

Quer saber como nós do Mercadapp podemos ajudar o seu supermercado online a ter sucesso? Acesse nosso site e conheça os serviços oferecidos!

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