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Mercado em casa: benefícios que seu cliente tem ao comprar online

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Já se foi o tempo em que as pessoas utilizavam a internet apenas para comprar bens duráveis, como calçados, eletrônicos ou roupas. Agora elas também fazem mercado em casa, por isso, essa passou a ser uma estratégia importante para beneficiar os seus clientes e aumentar a satisfação deles.

Porém, não são apenas os consumidores que se beneficiam com a oferta do mercado em casa. A própria empresa sai ganhando com isso porque consegue oferecer um diferencial e se torna muito mais atrativa para o público.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que mostra a importância de oferecer mercado em casa para ajustar o seu negócio ao comportamento do consumidor após a pandemia. Continue lendo e veja também quais são as vantagens e benefícios que o cliente tem ao fazer mercado na sua casa.

Comportamento do consumidor após a pandemia

A pandemia trouxe muitas mudanças, mas uma das mais significativas para empresas de todos os setores foi o comportamento do consumidor. As pessoas adquiriram novos hábitos de consumo e desenvolveram preferências diferentes na hora de fazer suas compras.

Devido à necessidade de isolamento, elas descobriram as facilidades de fazer também o mercado em casa. Assim, o meio online deixou de ser utilizado apenas para compra de bens duráveis ou supérfluos e passou a ser uma ferramenta para reabastecer a despensa.

O crescimento da venda de alimentos pela internet foi significativo durante a pandemia. O aumento registrado entre o mês de março de 2020 e julho de 2021 foi de 900%. Os números continuaram crescendo, pois os pedidos de supermercado tiveram um crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2022.

Assim, mesmo com as pessoas se sentindo um pouco mais seguras devido à vacinação, elas continuaram com o hábito de fazer mercado em casa. Muitas ainda estão preocupadas com a segurança e preferem evitar a exposição, mas, como dito, o consumidor também descobriu as facilidades desse tipo de compra.

A pandemia trouxe consigo o desejo de encontrar alternativas mais práticas na hora de comprar, além de opções para ter um poder de decisão maior. Logo, a oferta do mercado em casa hoje é fundamental para manter a competitividade e atender as expectativas do consumidor no pós-pandemia.

Benefícios de fazer mercado em casa

Por causa dessas e outras mudanças no comportamento do consumidor, as empresas tiveram que adotar uma nova estratégia. Agora, existe uma preocupação maior do que disponibilizar o menor preço, já que o cliente nem sempre está em busca disso.

As pessoas querem, na verdade, vivenciar uma experiência de compra positiva, e esse tem sido o foco de negócios de todos os setores para desenvolver um diferencial mais atrativo.

Disponibilizar o mercado em casa é uma forma de garantir uma experiência positiva para os seus clientes, afinal, como explicamos, traz uma série de benefícios. Essa facilidade pode aumentar a satisfação das pessoas e fazer com que elas deem preferência para o seu negócio na hora de comprar.

A seguir, apresentamos quatro dos principais benefícios que o cliente encontra ao fazer mercado em casa, e que você pode explorar em suas estratégias para criar campanhas de atração.

Comodidade

Nem todo mundo gosta de sair de casa para ir ao supermercado. Outras pessoas, não conseguem encontrar tempo para isso e sentem que acabam sacrificando suas horas de descanso para fazer compras. Nessas e em outras situações, disponibilizar o mercado em casa traz mais comodidade para o cliente.

Ele tem a liberdade de fazer as compras na hora em que quiser, sem ter que se preocupar com o horário de funcionamento do estabelecimento. Também pode comprar de uma forma mais tranquila, sentado no sofá e aproveitando a companhia da família.

Praticidade

Para aqueles que não sentem necessidade de ver pessoalmente e tocar os produtos na hora de comprar, fazer mercado em casa é muito mais prático. A começar pelo fato de que pode comparar preços estudando as opções de marca com tranquilidade para optar pelo melhor custo-benefício.

Também tem a vantagem de não ser necessário ficar aguardando em filas. Com o mercado em casa, além dos itens de cesta básica, higiene e limpeza, o cliente pode fazer a feira, o açougue e a padaria sem precisar pegar senhas. Além de não precisar aguardar no caixa para pagar sua conta.

A tecnologia traz ainda a praticidade de acessar a lista de compras anterior, se a pessoa já tiver feito compras nesse mercado. Assim, ela não precisa escolher tudo de novo e pode apenas fazer alguns ajustes para adequar quantidades, acrescentar ou excluir produtos.

mercado em casa: tenha seu aplicativo de supermercado

Segurança

A segurança não pode ficar de fora dessa lista de benefícios de fazer mercado em casa, afinal, ela é um dos grandes motivos para que essa seja uma grande tendência atual. Em tempo de pandemia, o cliente pode minimizar sua exposição e reduzir o risco de contrair doenças transmissíveis.

A questão da segurança se estende, ainda, em relação à exposição no trânsito. A pessoa não precisará se deslocar da sua casa até o supermercado para fazer compras. Estará muito bem protegida e confortável em seu lar.

Foco nas compras

Fazer mercado em casa também pode ser melhor para muitos clientes porque fica mais fácil manter o foco nas compras. Muita gente acaba se distraindo com a movimentação dentro do próprio supermercado, ou então não se sente à vontade para fazer comparações de preços e pesquisas. Assim pode acabar fazendo compras por impulso apenas para conseguir terminar mais rápido.

Comprar sem sair de casa traz mais tranquilidade na hora das escolhas. O cliente pode pensar bem antes de decidir entre um produto e outro, e também tem mais privacidade na hora de escolher os itens, não sofre interrupções, não precisa tirar o carrinho do caminho, ficar desviando de outras pessoas, e demais situações tão comuns nos supermercados, mas que podem ser desconfortáveis.

Como você viu, fazer mercado em casa oferece benefícios que podem atender a diferentes exigências e expectativas do consumidor. Por isso é tão importante que você também adote essa estratégia. Assim, conseguirá atrair mais pessoas para o seu supermercado, além de trabalhar a satisfação e a fidelização dos clientes para ter cada vez mais sucesso com seu negócio.

Gostou da ideia? Aproveite para acessar o site da Mercadapp e descobrir como você também pode disponibilizar esse diferencial para os seus clientes!

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