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Mercadinho virtual: 6 benefícios que o e-commerce pode oferecer para seu supermercado

mercadinho virtual: 6 benefícios do e-commerce para seu supermercado
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Em meio a pandemia do Corona vírus, a modalidade de vendas que mais cresceu no Brasil em 2021 foi o e-commerce. No primeiro semestre deste ano, as vendas virtuais atingiram um patamar de R$ 53 bilhões, segundo informações repassadas pelo Ebit/Nielsen. Em comparação ao ano de 2020, houve um crescimento de 31%.

Esses dados são bem motivadores para aderir às vendas online. Ter um mercadinho virtual é a melhor maneira de intensificar as vendas do seu supermercado e conquistar novos clientes.  

Quer conhecer os benefícios de praticar e-commerce no seu supermercado? Acompanhe este artigo!

1. Aumentar o ticket médio de vendas
Para metrificar o desenvolvimento do e-commerce do seu supermercado é importante fazê-lo por meio do ticket médio de vendas. Não existe um parâmetro para medir as vendas como um todo. No entanto, os valores são variáveis em relação às categorias de todos os produtos que são vendidos no formato virtual. 

Em contexto geral, em 2020, o ticket médio do e-commerce atingiu uma média de R$ 466,00. Já na área alimentícia o valor aproximado foi de R$ 176,00. Vale lembrar que, o número de pedidos é determinante para elevar o ticket médio das vendas online.

Existem algumas práticas imprescindíveis para que o ticket médio do seu supermercado seja potencializado em grande parte dos produtos que o seu mercadinho virtual disponibiliza. Veja o que pode ser implementado:

  • Motive as compras ao oferecer descontos progressivos;
  • Invista na criação de kits de produtos compostos ou simples;
  • Ofereça gratuidade no frete a partir de determinado valor;
  • Realize campanhas de indicação;
  • Promova marketing;
  • Ofereça várias formas de pagamento.

2. Ter um canal extra de vendas

Apesar de o e-commerce ter crescido intensivamente nos últimos anos, é importante estar atento ao canal utilizado para realizar as vendas online. Existem diversas ferramentas no mercado que realizam esse tipo de atividade. Entretanto, nem todas são tão excepcionais ao ponto de acelerar e fazer crescer o ticket médio do seu e-commerce.

É fundamental ter bastante informações sobre alguns aplicativos de e-commerce e ficar ciente de todos os recursos que ele oferece para o seu negócio. Ao agir com essa prudência, você tem maior probabilidade de fazer opções mais rentáveis para colocar em atividade as suas vendas online.

Quando se fala de ter um canal extra de vendas, não significa abandonar os que já fazem parte da realidade de vendas do seu mercadinho virtual, e sim, ter uma nova ferramenta. 

O ideal é decidir por uma plataforma de e-commerce que tenha soluções completas, dinâmicas, integradas e que atenda a operação de ponta a ponta, independentemente do tamanho do negócio.

3. Alcançar bairros mais distantes
Ao implementar o e-commerce no seu mercadinho, a probabilidade é de fazer alavancar o seu negócio, pois esse tipo de venda tem um longo alcance. Devido a sua loja estar disponível a atender clientes de todos os bairros da sua cidade, os clientes sentem maior interesse em investir nos seus produtos. 

Ao tomar certos cuidados ao atender os diversos padrões de cliente, como entrega rápida, correta embalagem dos produtos etc., provoca satisfação e fidelização do cliente quanto ao uso do seu aplicativo. Por essa razão, é importante que todo o processo seja planejado de forma estratégica para que não haja perdas.

4. Elevar a taxa de conversão

Uma ótima estratégia para deixar a taxa de conversão das suas vendas mais altas é ter um vendedor virtual que indique os produtos mais desejados pelos clientes. Essa forma de demonstrar os itens do seu supermercado pode elevar o índice de vendas de forma considerável.

Ao aplicar esse método, ocorre demonstração de inúmeros produtos da loja. Essa apresentação leva à compra dos mais diversos produtos expostos, até mesmo aqueles que estavam há algum tempo no estoque. 

Isso acontece devido a inteligência artificial fazer uma avaliação do perfil de compra do cliente. E mais, o vendedor virtual impulsiona no instante de decisão de compra, e até mesmo quando algum produto está com possibilidade de ser abandonado no carrinho.

Planilha de ações para conquistar os clientes do seu e-commerce

5. Oferecer atendimento diferenciado

Um dos maiores segredos para potencializar o e-commerce no seu supermercado é oferecer um atendimento diferente de todos os concorrentes. Isso se torna possível quando se tem um aplicativo que possa impulsionar canais de venda online que permita a integração com a loja física. 

Por meio de uma ferramenta com alta tecnologia é possível ter uma experiência omnichannel confortável para o seu público consumidor. Esse formato de atendimento pode promover maior engajamento com a sua marca e alta satisfação aos clientes. Para chegar a esses e outros benefícios é interessante optar por um aplicativos que tenha algumas funcionalidades, como:

  • encarte digital;
  • site intuitivo e plataforma de gestão;
  • aplicativo de separação;
  • aplicativo personalizado.

6. Atendimento 24 horas

O tempo dos clientes está cada dia mais curto devido à grande diversidade de compromissos, atendimento à família, estudos, academia e tantas outras ocupações. Supermercado que dispõe de e-commerce que faz atendimento a qualquer hora do dia, da madrugada, feriados e finais de semana é o que todo cliente deseja. Dentro dessa realidade, os benefícios recaem tanto para o consumidor, como para a instituição que disponibiliza esse tipo de atendimento.

Fornecer atendimento nos finais de semana, feriados e de madrugada por intermédio do e-commerce, ou seja, horários em que a loja física está fechada, reduz o fluxo de despesas do supermercado. Pois nesses horários não existe gasto com funcionário, energia elétrica, água, materiais de consumo etc. Sendo assim, o lucro nas vendas se torna bastante vantajoso para o negócio.

Observou como os resultados de aderir ao e-commerce são bem significativos para o seu supermercado. Porém, é imprescindível fazer uma escolha adequada na hora de decidir por uma ferramenta. Para que o seu mercadinho virtual realmente ganhe força e você colete os resultados desejados, é determinante decidir por um aplicativo moderno, inovador e com as tecnologias mais recentes do mercado.

Gostou de conhecer mais sobre como o e-commerce traz diversas vantagens para os supermercados? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e solicite a demonstração da plataforma de vendas online para seu supermercado!

 

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