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Melhores formas de divulgar os produtos do seu supermercado

A quantidade de meios para a divulgação de produtos ou marca tem crescido exponencialmente ao longo dos anos, com os consumidores distribuídos em cada um desses meios e muitas vezes estando presente em mais de um deles. Com isso surge a dúvida, onde e como divulgar o meu produto para que ele tenha o melhor resultado?

Nesse texto vamos falar sobre:

  • Seleção de produtos para divulgação;
  • Atração do cliente para o seu ponto de venda;
  • Guiando o consumidor da consideração para a decisão.

Seleção de produtos para divulgação

Não basta você selecionar de modo aleatório os produtos que vai divulgar, você deve selecionar o produto ou produtos que o público-alvo tem maior interesse, fazendo com que a grande maioria dos seus clientes ou potenciais consumidores seja levado até o seu ponto de venda, seja ele online ou físico.

1 – Selecionando o público-alvo

Você deve primeiramente determinar o objetivo da sua divulgação: é alcançar novos consumidores? é fazer com que clientes que já compraram voltem a comprar? é incentivar o maior consumo dos seus clientes atuais?

Determinando o objetivo, identifique as semelhanças entre esses consumidores, seja região, idade, gênero, classe social e características comportamentais. Juntando todas essas informações você tem elaborado o seu público-alvo.

Aqui vai um exemplo:

Como definir o público-alvo2 – Identificando a lista de produtos que gera maior interesse

Através de seus dados em loja, online e física, esse público costuma consumir quais produtos com maior frequência? Faça um estudo dos produtos que mais se repetem entre as pessoas com tais similaridades e a partir disso construa sua lista em ordem de maior para menor interesse.

Leia o artigo: As 9 categorias que mais vendem no e-commerce de supermercado

Atração do cliente para o seu ponto de venda

Após entender os produtos e público para quem o seu supermercado vai divulgar, você deve selecionar os meios de acordo com com o público-alvo, faça um mix de anúncios onlines e offlines, que esteja presente nos locais e ambiente (físicos e virtuais) que esse público participa. Vamos de exemplo utilizando o público-alvo construído acima?

Anúncio exemplo

Meio: Instagram e facebook

Região: Bairros nobres que você atende

Idade: Entre 27 e 39 anos

Produtos: Faça um carrossel dos 3 produtos mais vendidos para esse público

Promoção: Embalagem especial, Kit presente, copo personalizado, outras formas que agreguem valor aos produtos em questão, pois para o público em questão o preço pode não ser algo que chame a sua atenção devido à sua classe social.

Aqui a ideia é fazer com que esse público ao entrar online se depare com o seu supermercado, oferecendo os produtos que ele mais compra de uma forma muita mais especial e acima de tudo vendendo online, que é como ele prefere comprar devido a sua rotina corrida do dia a dia e com isto  ele entrar na sua loja online.

Guiando o consumidor da consideração para a decisão

Ao fazer o possível consumidor clicar no seu anúncio e entrar na sua loja online, você levou ele da etapa de atração para a etapa de consideração, então naquele momento, ele está considerando levar ou não seus produtos e é nesse momento que outros produtos juntamente com aqueles do anuncio vão chamar a atenção e é aqui que existe a divulgação dos produtos dentro do ponto de venda.

A divulgação dos produtos corretos dentro do ponto de venda faz com que o cliente que está considerando comprar, acabe decidindo em de fato efetuar o pedido, para isso a divulgação começa desde a entrada na sua loja online, através de banners, produtos destaques, encartes online, inteligência de indicação de produto, todo o passeio virtual na sua loja online deve influenciar o consumidor a efetuar o pedido. 

Continuando o nosso exemplo, você deve apresentar um encarte virtual que contenha os produtos de interesse do público-alvo,  após isso ele fará o passeio virtual na sua loja online, neste momento devem haver tecnologia de indicação de produto e banners para que ele adquira os produtos de interesse e feche a compra. Assim, temos uma campanha de divulgação de produtos que converte.

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