Como estruturar uma campanha de Marketing Digital para meu Supermercado? Essa é uma pergunta que comumente escutamos por aqui.
Porém antes de tudo é preciso entender o que está por trás dessas estratégias e como seu supermercado se beneficia nesse processo.
Neste artigo, vamos mostrar como o plano de ação vai interferir em todo o processo da campanha e como as ferramentas podem potencializar seus resultados.
Você vai entender: Como montar uma estratégia, como ser visto e lembrado pelo seu cliente, conhecer as principais ferramentas para montar sua campanha de marketing digital e métricas que pode utilizar para acompanhar os resultados. Acompanhe!
#1 Monte uma estratégia antes de qualquer ação
Você já ouviu a frase “Para quem não sabe para onde está indo, todo caminho o leva a lugar nenhum”?
Trazendo para as campanhas de marketing digital para supermercados, você pode ter algum resultado sem uma estratégia, mas é muito provável que não esteja alinhado com a necessidade do seu supermercado e não consiga acompanhar de forma clara os resultados.
É claro que você quer bons resultados nas ações de marketing digital e quer saber como melhorá-las no caminho, mas isso só é possível quando se tem uma estratégia bem consolidada.
Para isso, o primeiro passo é responder às seguintes perguntas:
- Qual a necessidade do meu supermercado?
- Qual objetivo da ação?
- Qual público que deve ser alcançado?
- Onde meu público se encontra? Quais ferramentas utilizar?
- Quanto vou investir?
- Quais serão as entregas e quando serão feitas?
- Quais resultados chaves medem o desempenho da ação?
Uma metodologia que pode ajudar no momento de traçar esse plano é o método SMART que consiste em traçar uma meta inteligente.
Pegando os significados a sua meta precisa ser (S) Específica, (M) Mensurável, (A) Alcançável, (R) Realista e (I) Oportuna. Tendo feito isso, você terá metas reais, fáceis de medir, acompanhar e fazer mudanças visando melhorias.
Ao final do planejamento é ideal que você consiga montar a frase:
“Eu vou (objetivo) medido por (conjunto de resultados)”.
#2 Seja presente e facilmente acessível
Para sua campanha de marketing digital para seu supermercado ter qualidade é preciso que sua empresa seja vista e estar próxima dos clientes.
Segundo uma pesquisa feita pela State of Search Brasil, as buscas no Google e outras ferramentas de pesquisa se destacam como o primeiro passo para uma compra, mesmo para as que são realizadas em lojas físicas, além de ser a principal maneira de fazer uma pesquisa antes de comprar, os sites da empresa ficam em 2º lugar e sites de comparação de preço em 3º lugar.
Assim, seu cliente precisa encontrar seu supermercado e todas informações sobre ele no Google, Facebook, Instagram, Loja de aplicativos, quanto maior forem os pontos de contato maior a chance em atrair ou fazer uma nova venda para esse cliente.
Seguem algumas estratégias que podem ajudar:
- Google Meu Negócio: é uma plataforma que permite colocar seu supermercado no Google e deixar informações relevantes, facilitando que seu cliente identifique que você o atende.
- Redes Sociais ativas: Facebook e Instagram tanto permitem ações de marketing digital como também o fortalecimento da sua marca e proximidade com seu público, logo é muito importante ter informações dispostas de forma simples e que chame a atenção.
- Invista no e-commerce por Aplicativos e Site, assim você já pode direcionar seu cliente para um ambiente que ele poderá realizar a compra, você também pode encontrar mais benefícios no artigo: Você conhece o poder do e-commerce?
Quando um possível cliente é impactado por uma campanha, ele precisa ter acesso facilitado sobre o seu supermercado e conseguir identificar se o atende, pois cada vez mais tem sido um costume fazer pesquisar antes de uma compra.
#3 Conecte e seja referência
Falamos de ter pontos de contatos e ter acesso às informações necessárias, mas para potencializar seus resultados, além de ser visto, você precisa ser lembrado. Isso só acontece quando você chama atenção, se conectar e se fortalecer como autoridade.
No momento que você definiu seu público é importante que a linguagem utilizada seja acessível, atrativa, inclusiva e universal em todos os pontos de contato.
Trabalhar criativos atraentes é muito importante pois somos seres visuais, sendo que deve passar as informações e a imagem desejada.
As redes sociais precisam estar integradas com a campanha, assim quando seu cliente ver a campanha e os pontos de contato, vai conseguir entender o contexto. Podendo investir na humanização do conteúdo, levar assuntos de interesse do seu público entre as ofertas.
O Marketing de conteúdo é uma forma eficaz de se colocar como autoridade e cada vez mais tem sido compilado para os formatos das redes sociais, logo utilizar as ferramentas de alcance como reels, carrosséis e lives são estratégias interessantes para conexão e geração de autoridade.
Entenda como utilizar o Instagram Shopping para ajudar nas suas vendas online:
#4 Seja omnichannel
Além de criar uma imagem no online, seu supermercado precisa viver essa imagem no físico, ter campanhas no físico que fortaleçam o online, pois esse laço está cada vez mais estreito.
Um supermercado organizado, que atende bem seus clientes e entrega o que eles precisam, inspira confiança e fideliza os clientes. Essa loja atrai seus clientes da loja física para a online e os clientes do online para a loja física, pois eles terão certeza que independente da ferramenta serão bem atendidos.
Ser onipresente, ter ações no online e físico, pois ao ver um anúncio patrocinado seu cliente vai se lembrar de ter lhe visto em algum lugar, o que aumenta as chances dele se interessar e procurar mais.
#5 Não espere o cliente cair do céu
Até aqui falamos de pontos para serem feitos junto a campanha de Marketing Digital para seu supermercado potencializar os resultados, mas quais as ferramentas para montar a campanha? Vamos comentar sobre algumas a seguir:
- SEO local: é uma ferramenta que possibilita melhorar o posicionamento de uma marca nas pesquisas, existe um ranking onde dependendo normalmente do site e no Google Meu Negócio, seu supermercado aparece primeiro nas pesquisas, sendo que a proximidade, relevância, popularidade são ponto que vão influenciar em como o google vai apresentar seu supermercado.
- Google Ads: é a ferramenta de anúncio do Google, onde se consegue segmentar por palavras-chaves, tópicos e canais, público-alvo, local de exibição, idade e idioma, dias, horários e frequência, por dispositivo.
- Facebook Ads: é a ferramenta de anúncios do Facebook em que a ferramenta permite segmentar anúncios cruzando interesse, idades, gêneros, e outras informações.
- Post Patrocinado: é uma função muito prática de utilizar e pode ser feita tanto no Instagram como no Facebook, também consegue fazer as segmentações como no Facebook ads, podendo usar para post ou stories. Seu perfil precisa estar como conta profissional, na tela de perfil tem uma função de promoções, onde são feitas as configurações.
- Funcionalidade de públicos: Dentro do Aplicativo próprio da Mercadapp foi desenvolvida uma solução onde se consegue segmentar o público para direcionar promoções e buscar clientes que pararam de comprar, ou clientes que baixaram, mas que abandonaram o carrinho, e manter clientes ativos.
Além desses ainda temos o YouTube Ads e outros, assim fica mais claro da importância do seu plano de ação para segmentar e alcançar o público corretamente, investir nas plataformas que vão alcançar mais do seu público, a início você pode ir testando e acompanhando os resultados para entender o comportamento.
#6 Acompanhe as métricas de resultado
Quais as principais métricas devem-se observar para saber os resultados? Falamos sobre resultados chaves no início e pensando no online existem várias métricas que podem ser acompanhadas, como:
- quantidade de 1° compra no aplicativo da loja ou no site;
- volta de clientes antigos;
- visitas e interações nas redes sociais;
- NPS das compras.
- havendo link para as lojas online você pode mapear esse link e ter o número de cliques;
- utilização de cupons.
São diversas formas, mas que precisam estar alinhadas com os resultados que você determinou.
Sabendo qual métrica observar, acompanhe de forma efetiva e mude as ações quando necessário.
Não adianta focar em ações que não trazem o que está no objetivo, então mude enquanto a tempo. Lembrando que seus clientes são os patrões, eles fazem a sua marca, então faça melhorias e ajustes necessários e foque nos interesses do seu público.
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