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Live commerce: o que é e como fazê-la no seu supermercado?

Live commerce: O que é e como fazê-la em seu supermercado?
Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Todos os sinais apontam para uma única verdade: o live commerce é o futuro do varejo. Embora esteja visivelmente crescendo como uma tendência em países como Índia, Tailândia, Vietnã, Malásia e Filipinas — e já esteja em um estágio maduro na China —, aqui no Brasil ele tem ganhado cada vez mais força.

De acordo com este artigo da Forbes, as estimativas do Alibaba e da KPMG mostram que o mercado de comércio eletrônico de livestreaming vale 305 bilhões de dólares em 2021.

Neste artigo, nós vamos explicar o que é o live commerce, quais os benefícios dessa estratégia para supermercados e dar um passo a passo para você adotá-la. Vamos lá?

O que é live commerce?

O live commerce é a fusão de vídeos de streaming ao vivo e comércio eletrônico. Isso dá aos clientes confiança e a capacidade de encontrar respostas para suas perguntas que, de outra forma, os impediriam de adicionar um item ao carrinho e comprar.

Mas, como isso funciona na prática? Vamos explicar como as marcas e os vendedores podem utilizar a transmissão ao vivo como estratégia de venda.

Lançamentos de produtos

Ao lançar um produto online, pode ser difícil se conectar com consumidores em potencial sem interação pessoal. Mas é aí que entra a transmissão ao vivo. Os vídeos ao vivo atraem automaticamente muita atenção e visualizações e, como você pode falar diretamente com as pessoas, mostrar o produto em ação e provocar entusiasmo entre os clientes em potencial, há uma grande probabilidade de aumento da taxa de conversão.

Demonstrações do produto

Por meio da transmissão ao vivo, você poderá demonstrar como seu produto pode ajudar a resolver os problemas das pessoas da mesma forma que os vendedores fazem em shoppings e lojas de varejo, o que inevitavelmente desperta a curiosidade e incentiva as pessoas a fazerem uma compra.

Como dono de um supermercado, você pode oferecer sessões de compras ao vivo nas manhãs de sábado, com ideias e inspiração para receitas ou eventos relacionados ao fim de semana. Quer seja preparando a refeição perfeita para o dia do jogo ou um churrasco no quintal, os anfitriões podem oferecer dicas, responder a perguntas sobre alternativas saudáveis e fazer recomendações de produtos complementares.

Os itens em destaque podem ser adquiridos diretamente de um módulo de transmissão ao vivo, de preferência com opções de entrega no mesmo dia.

Unboxing de produtos

Você poderá apresentar seus produtos a novos mercados colaborando com influenciadores e fazer com que eles publiquem um vídeo ao vivo de unboxing como forma de despertar o interesse sobre o seu produto. Como os influenciadores possuem credibilidade em seu nicho, o público associa seu nível de confiança ao seu produto ou marca.

Avaliações

Essa também é uma tática que pode ser feita em colaboração com influenciadores. Quanto mais prova social você tiver de seu produto, mais confiante e mais disposto a comprar as pessoas estarão em relação à sua marca.

Complemente a leitura deste tópico com o artigo: Como avaliar a experiência do cliente? 

Quais os benefícios dessa estratégia para os negócios?

Os benefícios do live commerce são inúmeros. Muitos deles são extensões do próprio e-commerce, incluindo redução de custos de distribuição, melhoria da experiência do cliente, acompanhamento e medição de esforços de marketing e fidelidade à marca.

Acesso a um público mais amplo

Como o seu público poderá participar da transmissão ao vivo simplesmente conectando-se à Internet, não há limite de locais de onde eles podem se conectar. Isso torna mais fácil para as pessoas participarem do evento ao vivo sem ter que sair de casa ou do local de trabalho. Os custos envolvidos em assistir a programas de comércio ao vivo também são removidos quando a transmissão ao vivo é feita.

Aumento no envolvimento do cliente

O Live Commerce dá a você a chance de se conectar com os clientes em um nível mais pessoal. Ao fornecer demonstrações de seus produtos, você pode se conectar a usuários que têm grande intenção de compra em relação aos seus itens. Ao mesmo tempo, você também pode interagir com eles em um nível mais característico, que vai além das consultas regulares dos clientes.

Rastreio e avaliação dos esforços de marketing

Campanhas de e-mail direcionadas, mensagens direcionadas em mídia social e outras formas de marketing de entrada e promoção podem ser usadas para manter a fidelidade e a satisfação do cliente. O comércio ao vivo se comunica com o público por meio de boletins informativos por e-mail, cupons e campanhas de mídia paga.

Como fazer uma live commerce no seu supermercado?

Vender online por meio de sites de streaming ao vivo e comércio social é uma tendência crescente de comércio eletrônico que deve aumentar no futuro, inclusive para os supermercados. Portanto, as marcas precisam saber como fazer isso da maneira certa e se adaptar a essa nova técnica de vendas. Aqui, vamos dar dicas práticas de como você pode fazer o comércio ao vivo funcionar.

Decida em qual plataforma transmitir

Basicamente, existem 4 locais para fazer o streaming da sua transmissão de vídeo ao vivo. O primeiro passo é escolher aquela onde seus clientes e possíveis clientes estão. As opções são:

Planeje adequadamente para evitar mau desempenho

Faça um planejamento completo antes de partir para a ação. Vale a pena pesquisar o mercado e o que os seus concorrentes estão fazendo. Isso vai ajudar você a descobrir que tipo de estilo de vendas funcionaria para sua gama de produtos e público-alvo e o melhor momento para o lançamento, por exemplo. O planejamento servirá como um guia para você manter sua estratégia de vendas ao vivo focada no longo prazo.

Segmente seu perfil demográfico usual

O comércio de transmissão ao vivo é uma extensão das práticas usuais de comércio eletrônico, portanto, certifique-se de tentar capturar as vendas para o mesmo segmento de público que você normalmente faz, aquele que tem mais probabilidade de comprar de sua linha de produtos. Não há necessidade de mudar suas técnicas de marketing e tentar capturar um novo segmento de mercado só porque você está usando um novo canal de vendas.

Uma alternativa para os clientes Mercadapp é segmentar as live commerces por categorias de produtos.

Você consegue retirar essas informações de forma fácil dentro do Merconnect e descobrir quais os produtos tem maior ou menor saída e oferecê-los ao público ideal na live, optando por uma segmentação mais estratégica.

Fortaleça seu site de comércio eletrônico

O comércio ao vivo é apenas um canal de vendas, embora possa ajudá-lo a alcançar novos patamares e a se manter à frente da concorrência no futuro. Mas é tudo em vão se você não tiver um site de comércio eletrônico sólido já instalado. Para vender mais e melhor, você precisa de um site robusto, construído em uma plataforma de comércio eletrônico especializada.

A Mercadapp, por exemplo,é uma plataforma de e-commerce para supermercados e permite a integração entre a loja online e as lojas físicas, para proporcionar ao seu cliente uma experiência omnichannel completa.

Live commerce: CTA

Divulgue o evento ao vivo antes de começar

Assim que tiver tudo pronto, você precisará informar às pessoas que esse evento de comércio eletrônico em tempo real está ocorrendo. Use o marketing de mídia social, tanto a mídia própria quanto as páginas iniciais da sua empresa e a mídia adquirida para obter publicidade de terceiros. Quaisquer que sejam os canais de marketing que você usa, certifique-se de divulgar para que as pessoas saibam o que está acontecendo e queiram assistir.

Em resumo, o live commerce aprimora a experiência do cliente, fornecendo ao comprador todas as informações de que ele precisa para fazer uma compra — e que melhor maneira de melhorar as vendas, classificações e avaliações do seu supermercado mantendo os clientes satisfeitos?

Gostou do conteúdo? Aproveite sua visita ao nosso blog e entenda agora como o consumidor tende a se comportar em um cenário pós-pandemia!

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