Como planejar os conteúdos do Instagram do seu supermercado?
As redes sociais, se tornaram com o tempo, um canal extremamente propício ao relacionamento e interação entre as pessoas, tomando um espaço cada vez maior nas nossas rotinas.
O Instagram é a rede social queridinha de influenciadores, marcas e consumidores, principalmente pela diversidade de conteúdos e ações que a rede social foi atualizando ao longo dos anos.
Entre 2021 e 2022 o Instagram foi o aplicativo no qual 35% dos brasileiros passaram mais tempo consumindo conteúdos e acompanhando marcas e personalidades.
Seu supermercado tem aproveitado ao máximo a rede social para manter o relacionamento com seus clientes e principalmente, gerar negócios? Ainda não? Pois iremos te ajudar a se planejar melhor, acompanhe o post!
Planejando conteúdos para o Instagram do Supermercado
Antes de pensar em publicar qualquer que seja o conteúdo no Instagram do seu supermercado é preciso entender como a persona que dialoga com sua marca consome dentro da plataforma.
Para isso nada melhor do que estabelecer um diálogo aberto com seu público, como por exemplo:
- abrir enquetes nos stories;
- inserir caixinha de perguntas;
- Fazer testes com publicações e analisar o engajamento;
Conhecer o consumidor no ambiente digital se faz necessário para que você consiga planejar de forma estratégica para este cliente, a fim de direcionar não só encartes e ofertas do seu supermercado, mas também humanizar o contato que o cliente tem com sua marca.
Os testes servem como um termômetro para entender qual conteúdo é melhor recebido pela sua audiência: se são conteúdos em vídeo, fotos, carrossel ou stories que geram mais engajamento e interesse do seu público.
Estabelecer um calendário de ações para sua marca é interessante, mapeando as principais datas sazonais e não deixando de fazer campanhas e publicações neste período.
As melhores estratégias de conteúdos
Quando falamos de marketing de conteúdo estamos falando de estratégia e no Instagram do seu supermercado não deve ser diferente. É preciso definir: tom de voz, proposta de padronização visual da marca e principalmente quais pautas serão contempladas na organização do planejamento mensal.
Uma excelente ideia é começar sinalizando todas as datas sazonais do ano que podem ser oportunidades para sua marca, para te ajudar construímos um calendário com templates para que você possa já inserir no seu plano:
Outros exemplos podem ser:
- gravar receitas simples com itens que possuem no seu supermercado;
- Criar quadros com os bastidores da sua marca, por exemplo: ‘compras com até R$ 100,00’
- Trazer os dias de feira definidos nas suas comunicações (terça do hortifruti, quarta e quinta da carne)
- diversificar na forma de comunicar: trazendo profissionais, influencers para conversar com sua audiência.
Muitos clientes da Mercadapp mandam super bem quando se refere a comunicação nas redes sociais, veja alguns exemplos de ações:
Supermercado Centerbox celebrando o Dia do Sorriso com uma imagem de uma colaboradora.
Postagem no Instagram do Supermercado Levoo com um teor mais informativo e que desperta a atenção do consumidor para uma necessidade do dia a dia.
Ou a celebração do Aniversário de São Paulo, feita pelo Santa Luzia divulgando um prato típico da cidade e que está à venda na sua padaria.
Existem diversas formas de aproveitar o Instagram do Supermercado a fim de se comunicar e manter uma relação ainda mais próxima do seu consumidor, porém é preciso antes de tudo: planejar.
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