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Entrega rápida: como organizar a logística de atendimento do seu mercado delivery?

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Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O que fazer para manter um supermercado competitivo e atraindo clientes continuamente? Existem várias respostas a esta pergunta, mas vamos nos deter no que representa uma forte tendência no Brasil e no mundo: o mercado delivery. Essa tentativa de promover maior comodidade ao consumidor é algo que demanda bastante esforço e organização por parte dos supermercados.

Neste artigo, vamos falar sobre o crescimento do mercado delivery, principalmente no contexto da crise sanitária do novo corona vírus. Falaremos também porque é tão importante estruturar a logística do supermercado, de modo que a operação de entregar os pedidos seja a mais eficiente possível. Boa leitura!

Mercado delivery e isolamento social

A restrição de circulação das pessoas para conter o avanço do novo corona vírus obrigou muitos segmentos a adotar a modalidade de venda online. Infelizmente, quem não conseguiu se adaptar teve dificuldades ou até mesmo precisou recorrer a uma linha de crédito emergencial para não ruir.

Ainda que os supermercados não tenham fechado durante o isolamento social, aumentou drasticamente a necessidade pelo delivery. Antes, os clientes iam até o estabelecimento e levavam os produtos para casa ou deixavam isso a cargo dos entregadores; hoje, no entanto, muitos consumidores fazem os pedidos da própria residência, o que exige uma organização logística um pouco diferente da tradicional.

O isolamento social, portanto, acelerou a transformação digital nas empresas, e no supermercado essa tendência não podia ser diferente. Dito isso, os estabelecimentos se viram na necessidade de criar aplicativos para os clientes fazerem pedidos ou promover melhorias nos sites já existentes, de modo a adicionar essa funcionalidade.

Em outras palavras, investir em praticidade e boa experiência de navegação, por exemplo, tornaram-se cruciais para o supermercado se manter competitivo, não perdendo os seus clientes fiéis e ainda conseguindo outros.

Entrega express com os clientes Mercadapp

Como falamos, é preciso o supermercado adaptar a logística para o delivery e em aplicativos ou sites que sejam fáceis do cliente usar. Com isso em mente, é preciso planejar bem como será a operação, de modo que o gestor defina coisas como:

  • valor da taxa de entrega;
  • relação de bairros próximos ao estabelecimento onde as entregas serão realizadas;
  • horário em que os clientes podem solicitar o delivery.

Existem supermercados que, por conta de limitações do orçamento, preferem terceirizar o serviço de delivery. É neste cenário que surgem os aplicativos como o da Mercadapp, responsável por estabelecer a ponte entre o consumidor e o supermercado

Embora existam muitas maneiras de realizar entregas, vamos aqui nos deter em dois tipos: a normal e a express. A primeira é a que costuma ocorrer com mais frequência, sendo que o consumidor escolhe se receberá os produtos em casa ou se desloca até o estabelecimento.

Nessa modalidade, geralmente não há uma urgência por parte do consumidor, sendo que o preparo dos produtos tende a levar um tempo maior. Já a entrega do tipo express tem características mais peculiares, sendo bem diferente da normal.

De início, o estabelecimento já deve informar ao cliente o tempo necessário para a entrega do pedido, além do pagamento ser feito no próprio aplicativo. O intuito é dar mais agilidade e fluidez ao processo, evitando demoras e possíveis aborrecimentos para o consumidor.

Entrega express na prática

Quando o supermercado adota uma frota própria de veículos para entregas, muitos custos passam a ser incluídos. Além da gasolina que vem apresentando aumentos consecutivos e dos salários de motoristas, é preciso dar a manutenção aos veículos, sendo que em alguns casos isso vai significar indisponibilidade destes, em virtude de algum reparo ou revisão periódica.

Para completar, parte desses custos citados acabam sendo repassados ao consumidor, encarecendo um pouco o serviço de entrega.

Por ser uma plataforma de vendas personalizadas para supermercados, a Mercadapp facilita a integração com os principais parceiros logísticos. Dessa forma, otimiza-se o tempo, visto que agora o gargalo operacional das entregas pode ser terceirizado.

Com a entrega express o mercado delivery passou a ter seu ‘caixa rápido’. Em outras palavras, foi estabelecido um limite de produtos elegíveis a essa modalidade, o que no nosso caso ficou em 20 itens a cada pedido do cliente e com intervalos de entrega em até 2h. Dessa forma, o consumidor passou a ter uma opção a mais, o que aumenta as chances da fidelização com o estabelecimento.

Importância de uma logística organizada e estruturada para o supermercado

Para o delivery, uma logística somente organizada não é mais o suficiente. Para lidar com pedidos e pagamentos online, a integração entre os sistemas passou a ser fundamental, para que o processo seja mais ágil, fluido e eficiente.

 

Na prática, o que deve ser feito é a conexão entre o aplicativo de delivery e os softwares de gestão do supermercado. Dessa forma, todos os sistemas envolvidos passam a ser notificados instantaneamente, sempre que um pedido é realizado pelo cliente. A gestão do

estoque, por exemplo, torna-se muito mais eficiente dessa forma, visto que o controle sobre as mercadorias se torna maior, evitando excessos de produtos ou a indisponibilidade deles. Uma logística integrada, portanto, tem um papel estratégico para os supermercados. Em vez de ser um processo engessado e operacional, ele passa a agregar maior valor ao serviço de entrega, aumentando a satisfação do consumidor e os diferenciais competitivos do estabelecimento. Dentre os principais benefícios de implementar uma logística alinhada com a transformação digital podemos citar:

  • economia, pois a maior agilidade dos processos elimina etapas burocráticas, gerando redução de custos e possibilidade de vender mais;
  • eficiência, uma vez que o planejamento estratégico da logística tem mais chances de dar os resultados esperados;
  • melhor controle e gestão, pois o volume de vendas e a quantidade de itens no estoque são melhor acompanhados.

Como vimos, o mercado delivery já é uma realidade. O que você está esperando para aprimorar a logística do seu estabelecimento? Nós da Mercadapp podemos auxiliá-lo, por meio de uma solução totalmente alinhada com a transformação digital, de modo que o seu estabelecimento venda mais, fidelize clientes e se destaque da concorrência.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

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