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Como formar líderes no meu supermercado?

como formar líderes no meu supermercado?
Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Os supermercados no geral possuem uma estrutura bem familiar. Nesse processo de crescimento alguns supermercadistas acabam acumulando muitas funções operacionais e deixam de assumir uma posição mais estratégica no mercado.

Para acompanhar esse crescimento é preciso que haja um amadurecimento da equipe e que nessa etapa exista também a formação de lideranças para assumir posições de confiança na hierarquia da empresa.

Contar com terceiros para assumir uma função que você julga fazer melhor realmente é um desafio, porém é preciso capacitar pessoas e confiar em atividades mais estratégicas a fim de que cada um no seu supermercado tenha autonomia e passe a pensar como você: em crescer de forma saudável.

Neste artigo exploraremos quais são as principais habilidades a serem desenvolvidas em uma liderança dentro do supermercado e que ganhos você obterá com essa melhor distribuição de demandas. Acompanhe!

O perfil do líder de supermercados

Entende-se que nesse processo de formação de líderes é importante entender qual o perfil ideal destes profissionais dentro da organização.

Vale ressaltar que muitas das habilidades técnicas podem ser desenvolvidas ao longo desse processo, porém é preciso entender o perfil e se corresponde com as atuais expectativas desse colaborador, para que assim sejam atingidas as necessidades de ambas as partes.

Nesse caminho, é preciso fazer uma análise dos colaboradores e entender quem são os mais dispostos a agregar com a gestão e que possuem interesse em se desenvolver e desenvolver pessoas.

Após essa análise inicial, a próxima etapa é a formação desse profissional.

Formando o líder do seu supermercado

Para a formação dos líderes do seu supermercado é preciso alinhar inicialmente todas as métricas e entregas que o time que ele irá conduzir terá que entregar.

Um exemplo de clientes da Mercadapp que trabalham bem com definições de métricas e resultados é o Supermercado Yroyak, o time de gestão trabalha com a metodologia OKR (Objectives and Key Results) que é um framework que orienta as empresas para o cumprimento de metas.

Nesse processo, encabeçado pelas áreas por meio das lideranças, é possível dividir as responsabilidades por times e que na soma fazem a organização alcançar seus objetivos.

Porém, para que esse alinhamento seja efetivo e que em cada objetivo haja uma liderança para conduzir, é fundamental capacitar os colaboradores. Entenda quais os principais estágios para essa formação.

Gerenciando pessoas com excelência

Certamente esse é o maior desafio da liderança: gerir pessoas. Quando falamos no contexto do varejo supermercadista, segundo a ABRAS a rotatividade nas funções chegam a até 18% e isso está muito atrelado ao fato dos colaboradores muitas vezes não se sentirem motivados pela gestão.

Portanto, nesse gerenciamento passa a ser fundamental que a liderança direta tenha um papel de estimulador e que também tenha autonomia para reconhecer essas pessoas do seu time, pois isso certamente dará a sua equipe um fôlego e uma motivação maior para enfrentar os desafios operacionais de cada função.

Liderança de resultados

É importante que a pessoa que assume o papel de liderança de uma área esteja preparada para entregar resultados e além disso que tenha a capacidade de analisar e interpretar os dados para sua equipe.

Quando falamos de liderança, pensamos no tripé que se une nessa frase do Falconi, quando ele fala do papel da liderança: “bater as metas, com o time e do jeito certo.” É necessário que o líder tenha essa visão para resultados e que “jogue junto” do time para conseguir o atingimento.

Por exemplo, você possui uma liderança que conduz o processo de gestão de estoques do seu supermercado e o objetivo principal da área é reduzir o nível de ruptura, logo para essa análise será importante que a liderança trabalhe com o monitoramento da loja física e online e essa pessoa precisa entender o impacto que está por trás de uma má gestão de estoques na loja e que impactos isso gera nos resultados da empresa.

Conseguiu entender a importância que esta pessoa terá na sua operação? Faça que seja compreendido também por quem assumir esse compromisso!

Solucionador de problemas

“Gostaria de falar com o gerente!” – Já ouviu essa frase? Quando se trabalha com o público acaba havendo muitos problemas do dia a dia, que se não forem bem resolvidos viram uma bola de neve e você acaba perdendo credibilidade no mercado.

Problemas estão inerentes ao cargo que qualquer colaborador ocupa, mas no caso da liderança dos supermercados essa situação ocorre tanto pelos colaboradores do seu time, quanto por parte do cliente final.

Portanto: prepare as lideranças para enfrentar e solucionar problemas operacionais e gerenciar conflitos, que em muitos casos ocorrem dentro da própria equipe.

O perfil desse profissional, precisa em muitos casos tomar a frente e resolver essas situações, capacitar seu time para evitar novos problemas e ser firme quando for necessário.

Então, para além é importante que todos do time tenham senso de dono e que não dependam do gestor para resolver problemas. Por isso é importante reuniões constantes de alinhamento, a fim de todos terem clareza sobre os principais problemas que surgem e melhores maneiras de resolvê-los. 

Buscando a excelência

Outro fator importante na formação da liderança dos supermercados é a busca pela excelência. Independente da função que este profissional assume é necessário que haja o comprometimento de sempre entregar o melhor e estar sempre atualizado do que acontece no mercado.

É papel do colaborador que assume a liderança: questionar, trazer novas estratégias para problemas antigos e principalmente buscar a melhoria contínua dos processos, isso fará com que seu time alcance uma alta performance e agregue bons resultados no seu supermercado. 

Quando falamos em buscar excelência assumimos um papel em que sempre há o que melhorar – há o que tornar excelente. A partir disso é fundamental o olhar crítico aos detalhes, tanto no processo quanto ao resultado, garantindo aquela sensação de um “pacote embaladinho” ao final da entrega.

Cobrar resultados

Uma atividade que pode ser bem difícil para muitas pessoas, mas que é rotina do líder: cobrar pessoas de resultados.

Essa atividade por mais que pareça cansativa é muito necessária para que haja avanços nas atividades delegadas, pois é possível que caso tenha algum problema que seu colaborador não está conseguindo desenvolver, é de responsabilidade da liderança capacitar ou realocar uma pessoa para realizar determinada tarefa.

Cobrar resultados é uma das rotinas que mais permeiam a liderança, visto que é esse acompanhamento que auxilia com que os resultados esperados sejam alcançados da maneira correta. 

Delegar e acompanhar é diferente de “largar” e apenas cobrar no final. É necessário que haja uma divisão de trabalhos e processos dentro da equipe que faça sentido para o formato, e que haja um acompanhamento, para que ocorra um resultado que converse com a expectativa inicial proposta pelo líder. Então esse acompanhamento aliado a uma cobrança saudável em relação aos prazos propostos que acontecem de uma maneira consistente é fundamental no cotidiano de um líder. É o velho combinado que não sai caro.

Para te ajudar na rotina, no nosso blog temos um artigo para os profissionais de marketing dos supermercados que pode auxiliar na gestão dos resultados, confira: Marketing para supermercado: tudo que você precisa saber.

Formação é um processo contínuo

É preciso entender, como gestor de supermercado, que o processo de formação é contínuo, tanto de líderes quanto de colaboradores.

Entenda quais são as principais necessidades hoje para implementar uma liderança nas suas lojas e que gargalos precisam ser resolvidos por esses colaboradores.

É necessário nesse processo de formação que também haja uma escuta ativa das demandas e orientações que as lideranças recomendam, pois por mais que você tenha um  nohall  e experiência no mercado é preciso entender que a liderança vem para somar e ajudar sua marca crescer, então permita que essa pessoa faça isto.

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