9 de fevereiro de 2021

Estratégias para chegar ao topo do ranking de aplicativos

Por Marketing Mercadapp

“A melhor forma de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele” – Martha Gabriel


Imagine que a Maria está procurando uma forma de economizar tempo fazendo as suas compras e você tem a solução perfeita para ela, mas na hora de procurar um aplicativo que solucione o problema, Maria encontra o seu concorrente e não você. O seu concorrente pode até não dispor de uma solução efetiva, mas ele conseguiu ser encontrado primeiro. O que vai acontecer? Provavelmente, a Maria irá fazer o download do app do concorrente e comprar por lá. Não é isso o que queremos, correto?

Por isso, nós da Mercadapp, que entendemos do assunto e já utilizamos diversas estratégias para otimizar aplicativos, preparamos esse conteúdo para você! 

Vamos te apresentar o ASO, que são técnicas de otimização da loja de aplicativo e te mostrar como é possível criar estratégias de ranqueamento visando ajudar o usuário, que está lá na play store ou app store, a encontrar o seu aplicativo. 

Por onde começar?

2020 foi o ano em que a tecnologia esteve no centro do mundo dos negócios. A quantidade de aplicativos disponíveis aumentou consideravelmente, fazendo com que também crescesse a dificuldade para se diferenciar entre as opções. Sabendo que 63% dos downloads ocorrem por meio de pesquisas dentro da loja do aplicativo e 86% desses downloads são de aplicativos nas 10 primeiras posições, como aumentar as chances de ser encontrado pelo usuário?

Entenda de onde vêm os acessos

Tudo começa com a compreensão de onde estão vindo os acessos, onde estão os seus possíveis usuários. É preciso entender seus comportamentos e chegar a uma compreensão do problema que estão buscando solucionar.

Sabemos que, cada vez mais, cresce a quantidade de pessoas navegando na rede por meio de seus dispositivos móveis. Porém, para quem deseja aumentar a relevância no mundo dos aplicativos, é interessante analisar qual tipo de dispositivo está sendo utilizado. O motivo? Já vamos te explicar, mas antes confere esses dados com a gente:

Fonte: g.s.statcounter.com

Tanto a nível mundial, como a nível Brasil, podemos perceber que os principais acessos vêm de dispositivos android, o que significa que há uma maior propensão dos downloads do aplicativo serem realizados dentro da playstore. 

É importante compreender a diferença entre os dispositivos, pois existem diferenças nas estratégias de acordo com cada loja. A partir das técnicas de ASO, podemos entender como se comporta o algoritmo de cada plataforma e definir quais objetivos são mais relevantes. Vamos explicar o conceito e depois como pode ser aplicado em cada loja.

Como funciona o ASO?

ASO é a sigla para Otimização da Loja de Aplicativos e o fator determinante para quem deseja ficar no topo das pesquisas. Quanto mais estratégias de ASO forem aplicadas no seu aplicativo, maior relevância ele terá, bem como a taxa de downloads também tenderá a crescer.

Temos variáveis importantes a considerar antes de lançar um aplicativo: título, ícone, vídeo, imagens, descrição etc. Cada uma delas é relevante, por isso, todas precisam de muita atenção. 

A palavra-chave, por exemplo, embora não seja um dos principais fatores de tomada de decisão do usuário para realizar o download, é o principal fator para ranquear o seu aplicativo e fazer com que o usuário o encontre.

É preciso fazer um vasto estudo antes de lançar um aplicativo na loja. Estudar a categoria, concorrentes, a comunicação utilizada, as avaliações e as principais palavras-chave. 

Play Store x App Store

Existem algumas diferenças entre a play store e a app store, pois cada loja é capaz de definir as suas variáveis mais importantes para o ranqueamento dos aplicativos. 

Vejamos mais exemplos:

No título da App Store é possível utilizar até 50 caracteres, enquanto que na PlayStore apenas 30.  

Cada loja exige uma resolução específica para imagens: Na Play Store, a resolução exigida para o ícone é de 512px x 512px, enquanto que na App Store é de 1024px x 1024px. 

No que se refere às palavras-chave, a App Store possui um campo invisível de 100 caracteres, sendo o principal fator de classificação.  Já o algoritmo da PlayStore não depende desse campo, pois analisa as palavras-chave utilizadas no título, subtítulo e descrição longa.

A descrição longa não é um fator de classificação na App Store, porém, passa a ser quando o assunto é Play Store. Por isso, é importante manter uma boa densidade de palavras-chave importantes, ajudando o Google a entender do que se trata e classificar o aplicativo. 

Viu como é importante conhecer bem cada loja para conseguir estar nas primeiras posições de pesquisa?

Conheça o território

Antes de definir a sua estratégia, é bom fazer um levantamento dentro de cada loja sobre pontos que serão cruciais para elevar sua posição no ranking das lojas de aplicativos.

Persona

Analisar reviews dentro da categoria que o seu aplicativo pertence, buscando opiniões e comentários dos usuários, os quais podem ser utilizados para identificação da sua persona no App. Conhecendo as características do seu público, você irá conseguir conversar com ele e oferecer melhores soluções para manter um bom relacionamento e engajá-lo.

Concorrentes

Faça um estudo do posicionamento dos seus principais concorrentes, analise a comunicação e as principais palavras-chave utilizadas. Foque em encontrar bons exemplos do que fazer e do que evitar na busca da conquista do seu público.

ASO na prática

Existem dois tipos de técnicas de ASO, as quais devem ser acompanhadas para um melhor desempenho das estratégias de ranqueamento: On Metadata e Off Metadata

On Metadata

Consiste em informações relativas ao aplicativo, as quais temos controle. São elas:

  • Título 

30 caracteres é o ideal, tenha cuidado para não exagerar. Tente utilizar um título e um subtítulo que corresponda a sua palavra-chave mais importante. 

Um exemplo é a AliExpress que insere no título o subtítulo Shopping App, que permite ao aplicativo ser encontrado em buscas mais amplas relacionadas a esse termo.

No caso de supermercados, termos como supermercado, loja online, compre online podem funcionar bem como palavras-chave para subtítulos.

Dica: Você pode pesquisar palavras-chave de forma gratuita utilizando o Google Trends e, caso possua o Google Adwords, dentro da plataforma existe a ferramenta Keyword Planner que também pode ser utilizada para esse objetivo.

  • Descrição

Para criar uma descrição nota 10, é necessário realizar um estudo das melhores keywords com base nas funções do App. Verifique sinônimos que podem descrevê-las, palavras escolhidas por concorrentes da mesma categoria, termos utilizados pelo público para solucionar o problema que o seu App também busca solucionar, insira termos importantes no início do texto e foque na conversão.

Exemplo:          

  • Imagens

Utilize fotos, vídeos, gifs para demonstrar como funciona o App em um comunicação visual agradável. 

Insira todas as imagens, isso faz com que a loja posicione seu App melhor. Na PlayStore você pode adicionar 8 imagens e na AppStore 5.

Ressalte que o App é fácil de usar e possui uma interface simples. Publique screenshots das funções mais importantes e insira pequenos textos explicativos reforçando.

Exemplo:

Menos de 10% das pessoas abrem toda a descrição do aplicativo, contudo, mais de 50% abrem as telas de screenshots. Por isso, não deixe de atualizá-los. Pense nisso!

  • Palavras-chave

Depois do título, o fator mais relevante para o usuário são as palavras-chave.

Procure investir em palavras que possuem grande volume de busca em sua categoria e que são muito relevantes para a solução que seu app se propõe a trazer. Assim, sempre que o usuário realizar uma pesquisa buscando um termo importante da sua categoria, você estará contribuindo para que o seu app seja encontrado, ainda que o usuário não insira o seu título na busca.

  • Ícone

Utilize imagens de alta resolução, pois os usuários terão maior interesse por uma marca que demonstra maior profissionalismo e que está preocupada com a sua experiência. 

Sendo somente ícone ou contendo elementos textuais, busque reforçar a identidade visual no seu negócio para que ela permaneça na mente dos seus clientes.  

  Exemplos:

Off Metadata

São pontos externos, relacionados à percepção dos outros. Confira:

  • Notas e Avaliações

Incentive o cliente a avaliar o seu App e melhore a sua relevância.

Entenda o feedback do cliente e busque não se utilizar tanto das respostas prontas, humanize o seu atendimento e demonstre empatia com as dificuldades encontradas. Isso irá agregar valor ao seu aplicativo e fará com que o seu cliente tenha uma percepção diferenciada em relação a sua marca. 

  • Link Building

Com certeza, este é um dos pontos mais desafiadores, pois depende da reputação que o seu App conseguiu construir. 

Você deve conquistar a confiança de outros parceiros para indicarem o seu aplicativo. Mas de que forma? 

Busque sempre atualizar os seus canais de comunicação com as principais funcionalidades do aplicativo e os seus benefícios, assim como prezar pela melhor experiência de compra dos seus clientes. Dessa forma, poderá conseguir a confiança do público e despertar o interesse em indicar a sua marca.

Exemplo:

E qual o objetivo por trás de todas essas estratégias?

Assim como os sites, aplicativos também possuem indicadores que devem ser acompanhados para que possamos analisar o seu desempenho. Veja o comparativo:

Fonte: buscapé company

Sabendo quais os indicadores conseguimos acompanhar, podemos verificar se as ações executadas estão trazendo resultados positivos. Trouxemos aqui um exemplo de como medir os seus resultados: 

Fonte: RankMyApp

Com base nos indicadores presentes neste funil, é possível comprovar a eficácia das suas ações, bem como ajudar na definição de novos objetivos. 

É muita informação importante, não é mesmo? Para ajudar você a fixar o conteúdo, preparamos um infográfico com um resumo do tema abordado. Lembrando que quem é cliente Mercadapp possui uma assessoria para pensar em estratégias voltadas ao aplicativo e aumentar as vendas! 

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Fontes:

Aquisição e Engajamento de Usuários para Apps – com Juliana Assunção

Aquisição e retenção em mobile – CASE 2017 – com Juliana Assunção

Como aumentar a visibilidade do seu aplicativo na Google Play com ASO