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Estratégias para alcançar clientes no seu supermercado durante o São João

São João no Supermercado
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Será que é possível atrair clientes para o seu supermercado durante o período de São João? Bom, quando falamos nessa festa tradicional lembramos das comidas típicas, a quermesse e os festejos com bastante forró.

Ao lembrarmos das comidas típicas dessa data, já conseguimos associar alguns itens básicos para fazê-los, como: milho, amendoim, camarões e o arroz, por exemplo.

Mas, além disso, como sua equipe pode preparar a loja online e a física para atrair mais clientes durante essa data festiva?

Confira no post dicas de ações para sua marca!

Decore a loja física e a online

Uma ação que deve ser considerada básica nessa celebração é a decoração da loja física e a online também.

Que tal investir nas bandeirinhas, na loja física e criar várias barraquinhas com itens típicos do São João? Além de preparar uma playlist que ambiente seus clientes a esse período.

Já na loja online, que tal criar seções exclusivas, decorar sua loja com banners e sinalizar os itens de são joão com etiquetas personalizadas?

Isso chamará bastante atenção do seu cliente e pode inseri-lo ainda mais no ritmo das festas juninas.

Essas ações podem ser perfeitamente negociadas com a indústria, para você dar destaque aos itens delas com a ação de Trade Marketing.

Faça lives temáticas de São João

Você lembra da estratégia de live commerce que já divulgamos por aqui? Pois bem, no ano passado, mesmo com o processo de reabertura gradual do mercado, algumas redes de supermercado utilizaram o formato para fazer festejos de São João.

Redes como Atacadão, Coop e Carrefour, fizeram lives que iam desde shows até ações ensinando receitas com itens comercializados nos supermercados.

Essa é uma forma de explorar um formato diferente de divulgar os itens do seu supermercado, que chega ao cliente de uma forma cômoda e também dá a oportunidade dos clientes comprarem sem sair de casa, por meio do aplicativo do seu supermercado.

Programe ofertas personalizadas

Esse é também o momento de criar ações para aqueles clientes que estão há um tempo sem comprar na sua loja online, por exemplo.

Você tem a alternativa de durante o São João programar pushes e cupons para os Públicos específicos no seu e-commerce, veja no exemplo abaixo:

Públicos para São João

Na ação consideramos o nome do público como “Resgate Junino”, que determina o período em que a ação foi executada. Já no filtro utilizamos como métrica o perfil de clientes que mais compra no supermercado online acima: Mulheres, entre 25 e 34 anos e que de acordo com o comportamento não realiza compras há pelo menos 30 dias. 

Ao direcionar Pushes, utilizamos  a segmentação feita para alcançar o público certo com as mensagens e gerar a conversão desejada de acordo com a melhor oferta ou oportunidade para esse perfil.

A funcionalidade acima foi desenvolvida pela Mercadapp para potencializar as taxas de conversão dos supermercados parceiros, onde possibilita uma maior assertividade nas ações programadas pelos supermercadistas. 

Planeje descontos para retirada na loja

Você já pensou em programar descontos para clientes que decidem retirar o pedido em loja física?
Essa estratégia pode ser muito positiva durante o período junino, pois você faz com que o cliente visite sua loja mesmo que seja para retirar os pedidos da loja online do seu supermercado.

A estratégia visa reduzir os custos que o cliente teria com frete e beneficiaria sua marca em relação a organização das entregas.

Com esse estímulo para a retirada, você poderia oferecer 5% de desconto para os clientes que optarem por esse formato de compra.

A Cobasi oferece para os clientes que compram pelo seu aplicativo e que retiram na loja física um desconto de 5% aos clientes. Essa pode ser uma ação que faça com que além do seu cliente ganhar a vantagem, você integra uma experiência que não deixa de agregar comodidade ao seu cliente.

Você pode disponibilizar um cupom para seu cliente inserir ao final das compras com retirada, com o título: #RETIRADA5%, assim você além de disponibilizar, consegue acompanhar o uso do cupom durante a ação. 

e-book estratégias para loja física e online

Disponibilize pratos típicos do São João

No seu supermercado existe a possibilidade de serem produzidos bolos típicos do São João? Como por exemplo: bolo de batata, pé-de-moleque, bolo de macaxeira e milho?

Essa pode ser uma oportunidade do seu supermercado aumentar a margem de lucro em cima dos produtos destaque desta data sazonal. Além desse fator, essa disponibilização de produtos próprios, pode favorecer o fortalecimento da sua marca para os consumidores.

Já no e-commerce do seu supermercado, você pode disponibilizar uma categoria só com itens que sua marca tem produzido, como por exemplo os bolos. 

Monte combos juninos 

Uma outra ação que deve beneficiar bastante seu supermercado é disponibilizar combos juninos, que tenham comidas típicas do período festivo.

O combo pode ser perfeito para presentear e até mesmo fazer com que seus clientes aproveitem o melhor da data em casa.

Um exemplo que temos é o do Supermercado Pinheiro que disponibilizou em uma das suas ações combos de “caixas surpresa” em seu aplicativo, que remetiam ao período da Black Friday e também durante a Páscoa, com itens relacionados a data e com valores que iam de R$: 50,00 à R$: 100,00.

Assim, os clientes compravam e tinham a surpresa de receber os itens nas suas casas. 

E aí, o que achou das estratégias acima para o seu supermercado se destacar durante o mês junino?

Com a Mercadapp essas e outras ações são constantemente repassadas aos nossos parceiros, por meio de um time especializado levamos dados de consumo e ações que potencializam o crescimento da loja física e online.

 

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