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Personalização no e-commerce do supermercado: alcance mais clientes!

Personalização do E-commerce do Supermercado: alcance mais clientes
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O e-commerce do supermercado, também conhecido como e-grocery, cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, houve um aumento de 180% nas compras realizadas em supermercados online, nas categorias alimentos & bebidas e beleza & saúde.

A transformação digital, que integra tecnologia aos outros setores da empresa, atende às diversas necessidades do negócio de forma inteligente e eficiente. Além disso, agrega valor aos clientes e traz excelente retorno financeiro. Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o uso de plataforma de e-commerce no seu supermercado!

Por que investir em uma boa plataforma de e-commerce?

Para que o e-commerce do seu supermercado funcione da melhor maneira, integrando o sistema da loja física com o ERP, sua plataforma precisa apresentar algumas funcionalidades facilitadoras:

  • buscador fácil: a busca por produtos deve ser fácil e rápida, para dar a opção de o cliente buscar diretamente os itens que procura.
  • descrição detalhada: todos os produtos devem ter uma descrição detalhada com fotos reais e de qualidade.
  • lista salva: a plataforma precisa facilitar a recorrência de compra com uma opção de salvar listas de produtos. Esse recurso agiliza a compra e pode fidelizar o cliente.

Uma boa plataforma de e-commerce pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, seja ampliando as vendas, atraindo novos clientes ou colocando sua empresa à frente da concorrência. É possível superar os principais desafios do e-commerce para supermercados com uma plataforma digital adequada. Além disso, podemos citar:

  • maior controle do fluxo de trabalho, por meio da integração dos sistemas de gestão e outros setores;
  • captação de dados sobre os clientes, possibilitando a criação de estratégias mais assertivas;
  • conhecimento das necessidades dos clientes, o que possibilita melhorar o atendimento e a experiência de compra do usuário;
  • otimização e gerenciamento inteligente de pedidos;
  • crescimento escalável do seu negócio;
  • maior segurança para o cliente e seu estabelecimento;
  • aumento das vendas, facilidade de realizar trocas e devoluções e experiência omnichannel completa para o seu cliente.

personalização e-commerce do supermercado

Por que criar campanhas personalizadas?

Campanhas personalizadas tendem a ser muito melhores para o cliente. Afinal, ele recebe notificações de ofertas do que é interessante no momento, permitindo que a comunicação com esse cliente seja positiva. Ou seja, campanhas personalizadas trazem um melhor resultado para o seu negócio, inclusive a médio e longo prazo.

Campanhas direcionadas possuem um alvo certo. Elas podem ser metrificadas e permitem que você meça a taxa de conversão exata, sabendo quantas pessoas que receberam a sua oferta a aproveitaram.

Ao realizar campanhas personalizadas, você fortalece seu relacionamento com o cliente. Ao chamá-lo pelo nome e enviar ações relevantes, ele entende que você se importa com as suas necessidades e te dá preferência na hora de realizar uma nova compra.

Campanhas personalizadas também têm o poder de reativar consumidores inativos. Lembre-se que o custo de conquistar novos compradores é de 5 a 7 vezes mais alto que fidelizar clientes antigos. Enviar ofertas baseadas nas informações de compra para clientes inativos é uma ótima forma de reativar o contato e recuperar o relacionamento com esse consumidor.

Por último, mas não menos importante, ofertas personalizadas possibilitam o aumento do ticket médio dos clientes notificados. Isso ocorre porque compradores cadastrados tendem a gastar mais e inserir uma quantidade maior de itens no carrinho, por confiar no estabelecimento.

Como usar o app para criar campanhas personalizadas?

Chegou uma grande novidade no app da Mercadapp: a funcionalidade de campanhas. Com a ferramenta, o seu supermercado terá um acompanhamento muito mais eficiente do resultado que as ofertas e pushes estão gerando no seu negócio. É possível ter uma visualização mais dinâmica de como sua campanha está atuando, entendendo os disparos ocorridos, público alcançado e qual o retorno financeiro você está tendo com a conversão de clientes.

Esta funcionalidade foi criada com o intuito de potencializar os pontos de contato com o seu cliente. Isso é feito através de comunicações personalizadas com alto poder de conversão.

Por esse motivo, preparamos um passo-a-passo para que você aprenda a usar as campanhas de forma estratégica no seu supermercado online:

  1. Defina as datas mais importantes para o seu segmento supermercadista e, em seguida, monte um cronograma de ações programadas das suas campanhas, como envio de pushes e cupons. É possível encontrar calendários com datas especiais para o varejo supermercadista na internet.
  2. Defina os objetivos das suas campanhas. O que o seu negócio precisa no momento? Atrair novos clientes, aumentar as vendas de determinado produto ou resgatar clientes antigos? Com os objetivos bem definidos, é mais fácil ter uma comunicação de maior eficiência com os usuários.
  3. Defina o orçamento disponível. Caso a campanha esteja ativa para a disponibilização de algum cupom, multiplique a quantidade de clientes a serem atingidos pela ação com o valor estimado do desconto. Assim, o orçamento base para aprovação da estratégia será apresentado.
  4. Após a definição do orçamento e do público, é hora de criar notificações que conversem com o perfil de consumo. Para isso, use e abuse de gatilhos mentais, de modo que o seu cliente se sinta convencido dessa ação que o seu supermercado planejou.

 

Com as campanhas, você consegue programar, de forma automatizada, ações para gerar a conversão daquele cliente que ainda não comprou ou que está há um tempo sem comprar, de forma fácil e rápida.

Quais indicadores devem ser acompanhados?

Acompanhar os indicadores de resultado é tão importante no seu supermercado quanto definir metas. Na prática, se o resultado não for compatível com o esperado, é possível reavaliar as ações e pensar em novas estratégias para alcançar seu público.

Na tela inicial de campanhas do Merconnect – sistema de gerenciamento do seu e-commerce, você consegue acompanhar a quantidade de notificações enviadas, cupons utilizados, pessoas alcançadas, o valor investido e o valor vendido. Analisar essas métricas em conjunto com os seus objetivos definidos possibilita uma tomada de decisão mais acertada e pode alavancar as suas vendas. Veja como fica a visualização:

campanha do e-commerce do supermercado visualização merconnect

Como vimos, campanhas personalizadas estreitam o relacionamento com os clientes e geram mais receita para o e-commerce de supermercado. A Mercadapp pode ser a sua parceira nesse sentido, ajudando na personalização de campanhas e monitoramento de indicadores, visando aumentar as suas vendas e fazer o seu estabelecimento crescer.

Acesse nosso site e venha conhecer as funcionalidades que preparamos para o seu supermercado online.

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