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Digital Trade Marketing: fature ainda mais com seu e-commerce

A aplicação da estratégia de trade marketing, já conhecida por muitos varejos físicos, é uma estratégia B2B entre varejo e indústria, com o objetivo de atender as demandas do shopper no PDV, através de ações de merchandising e as diversas opções que o trade engloba.

No entanto, com o crescimento do canal de vendas online, essa estratégia evoluiu de loja física e passou a ser aplicada também na loja online, tornando- se uma tendência para o segmento. 

Este conteúdo tem o objetivo de explicar o que é o Digital Trade Marketing, assim como a sua aplicação no e-commerce e como é possível aumentar a rentabilidade do seu negócio por meio de estratégias voltadas para o digital.

O que é Digital Trade Marketing?

Antes de falarmos sobre Trade Marketing no canal online, é preciso defini-lo no canal de loja física. Como já foi descrito acima, o Trade Marketing é uma estratégia B2B, da indústria com o varejo, para chamar a atenção dos Shoppers (compradores dos produtos). Algumas ações bem conhecidas são: ponto de gôndola, ponto extra, ações cross selling, ações checkouts, entre outras.

Agora que definimos o Trade Marketing aplicado a loja física, vamos falar da sua aplicação em loja online. Basicamente o conceito é o mesmo, porém as ações mudam por conta da mudança de canal de venda. Logo, o Digital Trade Marketing é a execução de ações da indústria com o varejo, para chamar a atenção do usuário do e-commerce, com o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a sua presença nos canais online.

Como aplicar o Digital Trade Marketing no seu e-commerce?

Vamos seguir uma sequência de 4 passos para gerenciar uma operação de Trade Digital no seu canal de vendas online.

1 – Atribuir responsável 

O primeiro passo está na designação de um profissional ou uma equipe voltada para essa área, onde ele irá tratar de negociações, ativações de campanhas e análises de dados.

2 – Identificar e precificar espaços 

A primeira atividade do responsável será identificar, dentro do seu canal de vendas online, quais são os espaços que podem trazer visibilidade para marcas e produtos, espaços os quais o usuário mais acessa, mais clica e mais compra. Após listar todas as possibilidades, o responsável deve precificar a venda desses espaços para as marcas de acordo com um possível retorno sobre o investimento. Aqui vão algumas dicas de possíveis espaços: Banner, produtos destaque e notificações push.

3 – Negociações e ativações de campanhas

Depois de listados e precificados, os espaços devem ser negociados juntamente com a indústria. O profissional deve elaborar um mídia kit e apresentar as opções para a indústria, no qual ela decidirá quais são os espaços mais interessantes e negociar um pacote. Após fechar a parceria com a indústria, o profissional deverá fazer as ativações das campanhas dentro do canal de vendas online e acompanhar os resultados durante o período da campanha.

4 – Análise de dados

Ao finalizar a campanha, o responsável deve levantar os dados de vendas, cliques, impressões e demais indicadores que considerar relevante em formato de relatório para a indústria. A partir desses dados, deverá apresentar uma análise de retorno sobre o investimento para que a indústria continue investindo e seu e-commerce faturando ainda mais!

Digital Trade Marketing na Mercadapp

Mesmo com a descrição desses passos, sabemos que pode ser difícil realizar esse tipo de operação por dificuldades comerciais (negociações com as indústrias), operacional (realocar ou contratar alguém para operacionalizar) e análise de dados. No entanto, clientes Mercadapp têm a opção de receber essas ativações da indústria por meio de negociações com a Mercadapp e, sem nenhuma preocupação, o dinheiro das negociações cai na sua conta. 

A Mercadapp realiza as negociações, operacionalização e análise de dados de todo o canal de vendas online, facilitando a operação e o lojista recebe o valor negociado com a indústria para cada campanha. Se você é cliente Mercadapp, fale com seu assessor sobre essa possibilidade, se ainda não é, clique no ícone do Whatsapp para falar com um consultor e aumentar as vendas com uma plataforma de e-commerce!

Clique no vídeo abaixo e veja tudo que mudou nos últimos tempos para o setor supermercadista, incluindo a evolução do trade de loja física para o trade de loja online.