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Dia do Consumidor: a data para aumentar as vendas do seu supermercado!

Mulher fazendo compras no dia do consumidor

Já imaginou uma Black Friday no começo do ano? Ela existe e se chama Dia do Consumidor! Essa data, celebrada no dia 15 de março, é uma das mais relevantes para o varejo no primeiro semestre do ano e vem se mostrando cada vez mais buscada pelos consumidores.

Segundo pesquisa de intenção de compra feita pela Social Miner e pela Opinion Box em 2020, o volume de vendas apresentado pela data foi 76,53% maior que a média dos demais dias no primeiro trimestre de 2019. 

Além disso, os consumidores estão mais engajados e em busca das promoções na data. Enquanto o conhecimento 46% do público conhecia a data em 2019, esse número subiu para 64% em 2020. 

Por isso, em 2021, a data tem tudo para ser um sucesso em vendas. Descubra neste artigo como aproveitar ao máximo o período para aumentar seu faturamento.

Dicas para vender mais no Dia do Consumidor

Em primeiro lugar é preciso preparar seu supermercado para as vendas! Pense nas promoções que pode fazer, nos canais de venda que seus clientes podem comprar e começa a divulgar de forma antecipada.

Promoções e descontos

O Dia do Consumidor não precisa ser apenas sobre promoções e descontos, mas elas com certeza são as ações que mais chamam a atenção dos clientes. Converse com seus fornecedores para fazer ações em conjunto com brindes e descontos em produtos levados em grande quantidade, por exemplo.

Canais de venda

Não basta apenas ter promoções e descontos se o formato de compra não for agradável para o cliente, afinal é o dia deles! Por isso, deixe seu supermercado e sua equipe preparados para atender os consumidores de forma rápida e prática. 

Outro passo importante é “decorar” todos os canais de venda em homenagem à data. Na loja física, isso pode ser feito com cores temáticas no espaço, layout com destaque para os produtos em promoção e cartazes divulgando a data.

Já na venda online, seja por aplicativo, site ou marketplace, você também pode deixar seu supermercado tematizado com a data. Crie encartes virtuais voltados para o Dia do Consumidor, banners que levem os clientes direto para as promoções e descontos, e até mesmo categorias de produtos exclusivos para a data.

Divulgação antecipada

Se você conferiu nosso e-book sobre 7 Gatilhos Mentais para aumentar as vendas, você sabe que a antecipação é importante para gerar interesse e expectativas de compra no consumidor.

Comece a anunciar as campanhas e ofertas do Dia do Consumidor ao menos uma semana antes da data. Use os pontos de contato na loja física e as redes sociais para criar um “suspense” com seus clientes e deixar avisos como: “Faltam 5 dias para a Semana do Consumidor”.

Outra forma de garantir o engajamento dos clientes com sua campanha é criar pré-inscrições. Isso pode ser feito com um cadastro, que vai te ajudar a conhecer melhor seu cliente e se comunicar diretamente com ele(a), ou até mesmo com um sorteio: ao comprar um valor mínimo a pessoa concorre a uma premiação no Dia do Consumidor.

Sugestões de campanhas para o Dia do Consumidor

Agora que você já sabe como deixar seu supermercado preparado para vender mais no Dia do Consumidor, confira exemplos de campanhas para você colocar na prática!

Brindes personalizados

A data é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, mas também pode ser uma forma de mostrar para seu cliente como você o valoriza. No Dia do Consumidor, uma maneira de fazer seu cliente se sentir especial é criando brindes exclusivos para quem comprar do seu supermercado durante a data.

Essa ação ajuda a fortalecer sua marca, com algo para fazer os clientes lembrarem da sua loja, além de incentivar a compra. Você pode criar algumas condições como: valor mínimo em compras ou realizar compras pelo e-commerce.

Promoções de combos

As promoções de combos são uma grande oportunidade para fechar parcerias com fornecedores. Ao conseguir comprar produtos da indústria com descontos ou ganhar bônus, você pode incentivar os clientes a levarem um item e ganharem outro.

Por exemplo: ao fazer a compra de no mínimo 1 kg de carne (Maminha) o cliente leva um refrigerante de 1L grátis.

Isso pode ser aplicado para várias categorias de produtos, de acordo com as margens de lucro do seu supermercado e seu relacionamento com os fornecedores! O mais importante aqui é aumentar o ticket médio de compra e dar um benefício ao ser consumidor como recompensa.

Semana do Consumidor

O movimento de compra em volta do dia 15 de março não se limita apenas ao dia em si! Durante toda a semana, os consumidores ficam mais atentos a promoções e já procuram por oportunidades de compra.

Dessa forma, seu supermercado pode lançar a “Semana do Consumidor”, com descontos diferentes que só duram 24 horas, o que aumenta o senso de urgência dos clientes e te dá a oportunidade de aumentar a venda em diferentes setores.

Clube de descontos

Um clube de descontos (também chamado de clube de benefícios) é uma das melhores estratégias para seu supermercado criar um relacionamento de longo prazo com seus consumidores. Ao ter o contato direto do seu cliente, fica mais fácil de comunicar novidades e ofertas, além de entender seu comportamento de consumo.

Por isso, o Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para incentivar o cadastro de novas pessoas ao clube de descontos do seu supermercado. Você pode criar descontos exclusivos para os cadastrados, além de um bônus para aqueles que se cadastrarem na Semana do Consumidor.

O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes do varejo e vem se tornando mais atraente para os clientes ao longo dos anos, especialmente no âmbito da venda online. Aproveite o período para se relacionar com seus consumidores e mostrar que sua marca está sempre atualizada, com novidades, promoções e campanhas exclusivas.

Para mais dicas de como aumentar as vendas do seu supermercado, confira nosso artigo sobre como fazer seu supermercado crescer.