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Dia do consumidor no supermercado online : estratégias para vender mais!

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O Dia do Consumidor, que é comemorado no dia 15 de março, tem se destacado no comércio. Por isso, é considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial, sendo uma excelente oportunidade para supermercados online implementarem estratégias, visando se aproximar dos clientes e melhorar as vendas.

Desde o ano de 2014, a data vem atraindo milhões de consumidores que buscam pelas melhores oportunidades de compra. Para entender melhor porque os supermercados online são impactados por esse evento, continue a leitura deste artigo até o final!

Quanto os supermercados online cresceram no Brasil?

Segundo a AlliN, que é uma plataforma de marketing digital, somente em 2021, os e-commerces faturaram R$6,3 bilhões na primeira quinzena de março. Este resultado representa um aumento de 85% em comparação ao ano de 2020.

No setor de alimentos e bebidas, a Abcomm aponta um crescimento ainda mais surpreendente. Durante a crise sanitária do novo coronavírus, houve um aumento de 270% nos pedidos de supermercado na modalidade delivery.

Porque ter um supermercado online é viável e rentável?

Investir em um supermercado online é uma ótima forma de oferecer um serviço ágil e diferenciado aos clientes. Além disso, é importante para manter a competitividade no mercado, de modo a se diferenciar dos outros concorrentes do setor.

Uma das maneiras de lucrar com o supermercado online é por meio do trade marketing. Esta é uma estratégia responsável por atender melhor à demanda de estabelecimentos comerciais, visando o aumento das vendas.

Como aproveitar da melhor forma o dia do consumidor?

É fundamental entender o que é preciso para atender adequadamente às expectativas e desejos dos consumidores. A experiência de compra do seu cliente é um dos fatores que mais afeta as suas decisões comerciais.

Hoje, as propagandas impressas e televisivas têm menos poder de impactar os consumidores. Em contrapartida, a indicação de terceiros pode ter um grande potencial de aumentar as vendas, visto que influencia na decisão de compra.

Por isso, para obter sucesso neste Dia do Consumidor, as empresas precisam oferecer muito mais que apenas bons preços, descontos ou frete grátis. Acompanhe as dicas abaixo, pois elas ajudarão o estabelecimento a se destacar e sair na frente dos seus concorrentes.

gatilhos mentais para supermercados online

Fazer promoções atrativas no supermercado online

É imprescindível oferecer aos clientes promoções e descontos realmente vantajosos durante a semana do evento. Para isso, você pode escolher produtos que tenham um giro maior no estoque.

Além de descontos, você pode oferecer, por exemplo:

  • kits de produtos;
  • condições de pagamentos especiais;
  • brindes;
  • criação de cupons exclusivos.

Pensar na experiência do cliente

Atualmente, os consumidores têm buscado cada vez mais um atendimento fácil, rápido, personalizado e que resolva problemas eventuais. Por isso, verifique se o setor de atendimento do seu negócio está operando com eficiência. Ele deve estar preparado para atender aos clientes com prontidão e empatia.

Investir em uma boa experiência para os seus clientes pode aumentar suas conversões. Além disso, os consumidores mais fiéis à marca podem indicar o seu supermercado online a outras pessoas.

Oferecer vantagens no frete

O valor da entrega é um ponto relevante para a finalização ou não dos pedidos. Dependendo   do preço de frete, muitos clientes abandonam os carrinhos e a venda é perdida. Por isso, oferecer vantagens nesse sentido pode ser um diferencial que vai destacar seu negócio.

Se não é possível arcar com os custos de oferecer grátis, busque alternativas que viabilizem essa vantagem para o seu cliente, como:

  • pedidos acima de determinado valor;
  • produtos ou categorias específicas;
  • áreas geográficas estratégicas;
  • primeira compra de novos clientes.

Fazer atendimento omnichannel

O omnichannel consiste em integrar todos os canais de atendimento e vendas. Isso é importante para atender às mais diversas necessidades dos consumidores, sejam nos pedidos online ou presenciais.

Meios de pagamento

É crucial oferecer as melhores condições de pagamento, em um ambiente fácil e seguro. Vale destacar também que o checkout deve ser fluido e transparente, para que o cliente realize todo o processo de pagamento no site ou aplicativo do supermercado. Além de mais seguro, isso traz maior confiança ao consumidor, na hora de finalizar a compra.

Fidelização dos clientes

Sua venda não termina com o pagamento. O pós-venda faz com que sua marca se torne parte da rotina dos clientes, e com isso, você pode oferecer, entre outras coisas, benefícios exclusivos e novas oportunidades de compra.

Aproveite o Dia do Consumidor para realizar ações no momento das entregas dos seus produtos e no pós-venda. Isso pode ser feito, por exemplo, com envios rápidos e embalagens exclusivas, bem como cupons e brindes.

Qual a importância do app de supermercado online?

Ao investir em um aplicativo, a empresa passa a consolidar sua presença em um meio além da internet. Isso significa que o consumidor passa a levar a empresa com ele para qualquer lugar, amplificando o relacionamento com a sua marca.

Com o aplicativo de supermercado da Mercadapp, você tem muitas vantagens, a destacar:

  • app personalizado, com recurso e funcionalidades para deixar o visual do aplicativo com a cara do seu negócio;
  • site intuitivo, de fácil acesso e com design responsivo, que se adapta perfeitamente ao dispositivo e oferece uma compra prática ao seu cliente;
  • encarte digital para divulgar seus produtos, diminuir os custos com papel e aumentar a interação e o alcance dos seus encartes;
  • plataforma de gestão para conseguir acompanhar todas as operações do supermercado, com análises completas e em tempo real;
  • app de separação, facilita a separação de produtos com um aplicativo para sua equipe, agilizando a operação e atendendo mais clientes.

Por ser a primeira data importante do calendário comercial, o Dia do Consumidor exige a adoção de estratégias de atração e fidelização de clientes. A Mercadapp tem uma plataforma de e-commerce para supermercados, que auxilia a impulsionar as vendas da sua marca e permitindo a integração com o sistema da loja física.

Dessa forma, é possível promover uma experiência omnichannel, visto que ela é adaptada para todas as necessidades do varejo de alimentos na venda online.

Acesse o nosso site agora mesmo para entender como ajudamos supermercados online a venderem mais por meio do nosso aplicativo!

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