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Como criar uma estratégia de Trade Marketing eficiente para seu supermercado

trade marketing para supermercados
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Podemos considerar o Trade Marketing uma estratégia, visando posicionar melhor os produtos em um PDV. A ideia é chamar a atenção do consumidor, de modo que ele compre com recorrência, garantindo o fluxo de receitas de estabelecimentos como supermercados.

Além da receita, o Trade Marketing tem como benefício estabelecer uma relação sólida entre estabelecimento e cliente. Isso é crucial, pois evita que o consumidor procure o que deseja no concorrente, trazendo diferencial competitivo e aumento da credibilidade do supermercado. Nos tópicos seguintes, vamos detalhar as estratégias de Trade Marketing que podem ser implementadas, visando melhorar as vendas em um estabelecimento. Continue a leitura do nosso artigo até o final!

Recomendar preços e descontos no Trade Marketing

Em geral, o consumidor usa o preço como principal referência na hora de fazer suas compras. Nesse sentido, os profissionais de Trade Marketing devem sempre estar atentos a essa sintonia fina, de modo que a precificação seja vantajosa ao cliente e ao supermercado. 

Em outras palavras, não adianta colocar os preços muito baixos e afetar a margem de lucro, por exemplo. O ideal é promover a melhor experiência de compra possível ao cliente, de modo que a sua percepção de valor sobre um item se torne maior. Descontos também são importantes nesse sentido, sendo uma estratégia bastante explorada no meio online.

Uma simples análise dos concorrentes já traz informações valiosas sobre precificação. Esta é uma prática muito comum no varejo, de modo que as melhores estratégias de um estabelecimento acabam replicadas em outros. Isso envolve não somente a disposição de produtos em um Ponto De Venda, mas também aspectos logísticos, marketing e todo o background operacional que sustenta o Trade Marketing.

Aplicar pesquisas com os consumidores

Se o dono ou gerente está um pouco sem norte sobre como vender mais, pode ser a hora de consultar os consumidores. Todas as percepções coletadas em pesquisas ajudará o supermercado de diversas formas, como na maior agilidade do processo de atendimento. 

Quem atua no Trade Marketing e outras áreas nem sempre tem a percepção precisa do que está deixando a desejar. Por isso é importante aplicar pesquisas com uma certa recorrência, com o cuidado de não ser invasivo ou fazer perguntas que não agregam valor. Se o consumidor fornecer o e-mail ou número de WhatsApp, por exemplo, pode-se usar esses canais para o envio de pesquisas de satisfação, sempre prezando pela objetividade e clareza.

Quanto menos tempo o consumidor levar para responder, maiores as chances dele dar respostas condizentes com as suas percepções acerca do estabelecimento. Caso contrário, suas respostas não serão sinceras, visto que ele somente deseja acabar aquilo o mais rápido possível.

Analisar a performance de vendas

Um bom Trade Marketing deve ser baseado em dados o tempo todo. Em relação às vendas, deve-se estar atento a todos os movimentos de crescimento e decrescimento, visando identificar tendências de consumo. Nesse sentido, é fundamental verificar a performance do supermercado em datas comemorativas, como o natal e a páscoa. 

Saber extrair informação e conhecimento dos dados é indispensável em todos os negócios, não somente supermercados. Imagine que o seu estabelecimento apresentou uma queda acentuada nas vendas nos últimos três meses. Extrair informação e conhecimento consiste justamente em identificar as causas que levaram a esse resultado ruim. Dessa forma, os profissionais de Trade Marketing podem visualizar problemas como:

  • disposição inadequada dos produtos do PDV, deixando-os menos visíveis e atrativos aos clientes;
  • preço elevado;
  • serviço de entrega ineficiente, sendo este aplicado a consumidores que fazem suas compras online e recebem em casa. 

Avaliar as melhores estratégias de marketing

Uma boa estratégia de marketing deve prezar por uma comunicação próxima com o cliente. Isso está diretamente atrelado às informações obtidas em pesquisas de satisfação, visto que as vendas dependem de todo um trabalho envolvendo melhorias e foco no consumidor, além da organização de produtos no PDV. 

Às vezes, o supermercado pode ir além. Isso significa implementar estratégias que nem mesmo o cliente espera, visando fidelizá-lo e consolidar sua relação com o estabelecimento. Por meio de análises preditivas e cruzamento de dados, é possível se antecipar a tendências futuras de consumo, de modo a basear ações de marketing, seja no supermercado físico ou online. 

Fazer análise de mercado para ajudar no trade marketing

Dados externos ao supermercado também podem ser aproveitados no Trade Marketing. Reforçando o que já falamos, analisar concorrentes e identificar tendências de consumo são cruciais para uma estruturação completa da estratégia, inclusive a parte logística.

Sobre esta, ela é indispensável na satisfação e fidelização dos clientes no supermercado. Processos logísticos ágeis de ponta a ponta e um serviço de entrega eficiente trazem diversos ganhos ao estabelecimento, principalmente quando se usa aplicações robustas de gestão e automatização de rotinas. 

Melhorar as campanhas online

No âmbito da internet, boas campanhas são aquelas que chamam a atenção, em meio a um mar de opções na rede. Há uma infinidade de opções a serem exploradas, cabendo à equipe de Trade Marketing saber as que estão gerando mais engajamento nos canais digitais. 

Se o supermercado possui perfis em redes sociais, por exemplo, é fundamental investir em conteúdos relevantes. Soma-se a isso estar atento às interações, pois estas consistem em dados que podem se tornar informação e conhecimento úteis ao estabelecimento. 

Criar um mix de produtos mais atrativo 

Em algumas situações, mesmo a logística bem estruturada e a disposição correta no PDV não são suficientes. Em outras palavras, o problema pode estar no mix de produtos, cabendo aos profissionais de Trade Marketing identificar e solucionar o problema. Isso envolve também a precificação correta, sempre visando a lucratividade e venda recorrente. 

Como vimos, uma boa estratégia de Trade Marketing é capaz de aumentar as vendas do supermercado e a satisfação dos clientes. Nós da Mercadapp podemos ser o seu parceiro, pois a nossa plataforma de e-commerce atende estabelecimentos de diversos tamanhos. Auxiliamos a impulsionar canais de venda online, bem como fazemos a integração com lojas físicas, proporcionando uma excelente experiência digital aos clientes. 

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